You are currently viewing Educação Física: Jogos dos Povos Indígenas

Educação Física: Jogos dos Povos Indígenas

Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 6ª Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

Fonte: “Desenhado por Freepik”

Jogos dos Povos Indígenas 

Os jogos e brincadeiras são práticas corporais que representam os valores, a organização e as características das sociedades que os criaram.

Assim, os jogos típicos da nossa cultura nos ajudam a reconhecer melhor nossa própria sociedade. Da mesma forma que os jogos e brincadeiras de culturas diferentes nos ajudam a conhecer novos valores e modos de vida diferentes da nossa realidade, ampliando nossa visão de mundo e de possibilidade de atuar nele.

Apesar de nossa sociedade ter sido criada através da miscigenação dos povos africanos, indígenas e europeus, nossa cultura é predominantemente voltada para os valores e características típicas dos colonizadores europeus, ficando as culturas afro e indígenas sem o devido reconhecimento de grande parte da população.

Então, conhecer e resgatar jogos e brincadeiras típicos desses povos, africanos e indígenas, é uma oportunidade de valorizar nossa identidade cultural brasileira, e ao mesmo tempo conhecer outros valores e modos de vida.

Os povos indígenas, ou povos originários do Brasil, são na verdade um conjunto enorme de diferentes povos e culturas que viviam nesse território antes do contato europeu e a colonização. Apesar de diferentes culturas e povos indígenas, com línguas, religiões e produções diferentes, esses povos possuem pontos comuns, como por exemplo, a integração com a natureza, as práticas corporais relacionadas a diferentes rituais e a cooperação para realização das atividades.

Dessa forma, os jogos e brincadeiras tradicionais dos povos indígenas traduzem essas características e valores em uma linguagem corporal, criando jogos como o Jogo da Onça e o Jogo Arranca Mandioca.

Jogo da Onça: é um jogo de “tabuleiro” (na verdade os indígenas desenhavam o jogo na areia ou chão e jogavam com pedras ou objetos da natureza), onde 1 peça representa a onça e outras 14 peças que representam os cachorros. A onça deve capturar cada cachorro saltando sobre ele como no jogo de damas. E os cachorros devem, por sua vez, encurralar a onça de tal forma que essa não consiga mais se movimentar.

Arranca Mandioca: é um jogo de força e resistência, onde um grupo em fila, onde o primeiro se segura em um tronco e os outros vão segurando um na cintura dos outros, formando a “mandioca”. E um outro participante que puxa cada pessoa presa à outra, arrancando cada uma das mandiocas.

Questão 1

Os povos originários do Brasil são

(A) os primeiros europeus que descobriram o Brasil.

(B) os africanos trazidos à força para o Brasil.

(C) os primeiros colonizadores do Brasil.

(D) diferentes povos indígenas que viviam no Brasil.

Questão 2

Apesar de existirem diferentes povos indígenas originários do Brasil, alguns pontos podem ser considerados comuns para todos eles, como

(A) a língua, a religião e a produção de objetos e utensílios domésticos. 

(B) a pintura corporal, os rituais e a religião, principalmente, o cristianismo.

(C) o artesanato, as técnicas de caça, coleta de frutos e plantações.

(D) a integração com a natureza e a cooperação para realizar as atividades.

Questão 3

Por que é importante conhecer e resgatar jogos e brincadeiras de culturas diferentes?

Questão 4

Quais são as principais diferenças entre os jogos típicos da nossa sociedade e os jogos tradicionais dos povos indígenas?

AutoriaLuciano Alves de Oliveira
FormaçãoEducação Física
Componente curricularEducação Física
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento(EJAEF0601) Reconhecer, valorizar e vivenciar os jogos cooperativos.
(EJAEF0607) Relacionar os jogos aos aspectos econômicos, políticos, sociais, éticos entre outros, problematizando os preconceitos e modismos.
ReferênciasBRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
Coletivo de autores. Metodologia do Ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez. 1992
Goiânia. Documento Curricular Eja – 2023. Educação Física. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023
Goiânia. Documento Curricular Para a Rede Municipal de Educação de Goiânia – EJA. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023
Goiânia. Organização Pedagógica da EJA – 2023. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2022
https://pt.wikipedia.org/wiki/Jogo_da_on%C3%A7a