Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 5ª Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
Tetris
Mesmo que você não goste muito de jogos eletrônicos, é bem provável que você já tenha jogado uma partida de tetris. Aquele jogo muito comum nos celulares onde figuras formadas por 4 (tetra) cubos caem do alto da tela e você precisa encaixá-las antes que a pilha de peças chegue até a parte superior da tela.
Cada vez que uma linha é totalmente preenchida pelos cubos, aquela linha desaparece, assim, ao encaixar corretamente as peças o jogador evita que a pilha de peças chegue até o alto da tela.
O Tetris é reconhecido como um dos 10 jogos eletrônicos mais importantes da história, isso por conta dos milhões de dólares que o rendeu com venda dos direitos para consoles, mais os downloads para celular e outros dispositivos.
Mas, você sabe como esse jogo foi criado e o que possibilitou o inacreditável crescimento do número de praticantes desde sua criação?
O Tetris é uma forma de quebra-cabeça criado por Alexey Pajitnov em 1985 na União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) em plena guerra fria com os Estados Unidos da América (EUA).
Após criar o jogo, Pajitnov passou por um turbilhão de problemas, devido ao sistema comunista em que vivia, e por uma grande batalha judicial até que conseguiu vender os direitos do jogo para uma empresa americana.
Em 1991 Pajitnov conseguiu migrar para os EUA onde, finalmente, pode criar sua própria empresa de tecnologia.
Seu jogo é até hoje um dos mais baixados em lojas virtuais para aplicativos, foi lançado por diversos consoles (videogames), só em 2011 foram feitas cerca de 200 milhões de cópias, o que gerou uma receita de bilhões de dólares.
A prática de jogos como o Tetris podem estimular o desenvolvimento de habilidades motoras e cognitivas, como a coordenação e o raciocínio lógico.
Sua prática se tornou tão comum que atualmente existem até mesmo competições com altos prêmios em dinheiro aos melhores jogadores. Sendo que em dezembro de 2023 um garoto norte-americano de 13 anos conseguiu, pela primeira vez na história, zerar o jogo. Antes, esse feito só havia sido realizado por inteligência artificial.
Questão 1
O jogo Tetris tem como objetivo encaixar peças que caem do alto da tela antes que as mesmas fiquem empilhadas até o teto. O nome Tetris veio do formato das peças, que são formadas por
(A) 5 cubos.
(B) 2 cubos.
(C) 3 cubos.
(D) 4 cubos.
Questão 2
O Tetris é um jogo eletrônico que pode ser considerado como um jogo
(A) quebra-cabeça.
(B) de adivinhação.
(C) de sorte.
(D) combate.
Questão 3
O Tetris foi criado em 1985 na antiga União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) em plena guerra fria. O que foi a guerra fria?
Questão 4
Descreva como é o jogo Tetris e qual o objetivo das jogadas?
Autoria | Luciano Alves de Oliveira |
Formação | Educação Física |
Componente curricular | Educação Física |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | (EJAEF0506) Problematizar as transformações nas características dos jogos em função dos avanços das tecnologias. (EJAEF0507) Problematizar os aspectos positivos e negativos da prática dos jogos eletrônicos. |
Referências | BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Coletivo de autores. Metodologia do Ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez. 1992 Goiânia. Documento Curricular Eja – 2023. Educação Física. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023 Goiânia. Documento Curricular Para a Rede Municipal de Educação de Goiânia – EJA. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023 Goiânia. Organização Pedagógica da EJA – 2023. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2022 https://pt.wikipedia.org/wiki/Tetris https://ge.globo.com/esports/noticia/2024/01/04/quem-e-garoto-de-13-anos-que-zerou-tetris-pela-1a-vez-na-historia.ghtml |