You are currently viewing A Curiosidade tá ON –  Os fusos horários.

A Curiosidade tá ON –  Os fusos horários.

O Conexão Escola – “Curiosidade está On”, é um quadro educativo baseado no Documento Curricular para GOIÁS – Ampliado, que busca aprofundar o conhecimento de temas diversos, ampliando o repertório científico, artístico e cultural, com objetivo de possibilitar uma ampliação dos conhecimentos, com vista ao desenvolvimento de aprendizagem e criação de novos projetos, que estimule a comunidade escolar na busca pelo conhecimento.

Os fusos horários.

Canal Conexão Escola – A Curiosidade tá ON – “Os fusos horários”. Disponível em: https://youtu.be/2TZ-XNmEqfg?si=MVoI_zAxpN7ixF6p

Você sabia?

Vocês sabiam que o  horário de verão é uma prática adotada por muitos países ao redor do mundo visando aproveitar melhor a luz natural e economizar energia. A ideia principal é adiantar os relógios em uma hora durante os meses mais quentes do ano, permitindo que as atividades diárias possam ser realizadas com a luz do dia por um período mais longo.

Os principais benefícios do horário de verão são a redução do consumo de energia elétrica e a maximização do uso da luz solar. Com o adiantamento do relógio, as pessoas podem aproveitar mais horas de luz natural no final do dia, reduzindo a necessidade de iluminação artificial. 

O horário de verão também enfrenta alguns desafios e críticas. A mudança de horário pode causar distúrbios no sono e afetar o relógio biológico das pessoas, resultando em problemas de saúde como insônia, fadiga e dificuldade de concentração. Além disso, a economia de energia não é tão significativa em regiões próximas ao Equador, onde a variação na duração do dia ao longo do ano é menor.

A adesão ao horário de verão varia bastante ao redor do mundo. Nos Estados Unidos, por exemplo, quase todos os estados adotam a prática, com exceção do Havaí e do Arizona. Na União Europeia, todos os países membros seguem a mesma regra de adiantamento e atraso dos relógios. No Brasil, o horário de verão foi adotado pela primeira vez em 1931, mas sua aplicação tem sido intermitente ao longo dos anos. Em 2019, o governo brasileiro decidiu suspender a prática, alegando que os benefícios na economia de energia não eram mais tão expressivos.

O horário de verão é uma medida que visa a melhor utilização da luz solar e a economia de energia, com benefícios claros, mas também com desafios que precisam ser considerados. Sua adoção depende de fatores geográficos, econômicos e sociais, e cada país avalia esses aspectos para decidir sobre sua implementação.

Imagem disponível em: https://www.canva.com/photos/MADDAdOEHXc/ > Acesso em 20/09/2024.

PROPOSTA DE ATIVIDADE

Na atividade de hoje, faremos uma tabela de distâncias e fusos horários em relação ao Brasil.

Passo 1 – Faça uma tabela com quatro colunas e 8 linhas, na primeira coluna coloque o Brasil em todas as linhas, na segunda coluna coloque o nome de alguns países a sua escolha, na terceira coluna coloque à distância do Brasil até esse país, na quarta coluna coloque a diferença de fuso horário do Brasil até o país escolhido.

Passo 2 – Com todos os dados preenchidos, apresente a tabela para os seus colegas e explique os motivos de escolher os países que você pesquisou.


Habilidades:Componente: Ciências da Natureza

(EF04CI11-B) Explicar e descrever os movimentos da Terra e sua influencia no cotidiano.
(EF04CI11-C) Relacionar os movimentos cíclicos da Lua e da Terra a períodos de tempo regulares associando o uso desse conhecimento a construção de calendários em diferentes culturas.
(EF02CI07-A) Observar e identificar as mudanças ocorridas na sombra projetada na Terra, em diferentes horários do dia, reconhecendo o movimento aparente do Sol.