Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa é destinada aos estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais.
Pronomes possessivos
Como vimos, anteriormente, o relato pessoal é um tipo de texto em que uma pessoa narra uma experiência vivida por ela mesma. Dessa forma, ele é um tipo de texto que pode fazer uso de diferentes tipos de pronomes. Dentre eles os pronomes possessivos.
Você sabe o que são pronomes possessivos?
Os pronomes possessivos são usados para indicar a posse ou a relação de pertencimento entre uma pessoa, um animal ou uma coisa e o que está sendo mencionado. Por exemplo: “meu”, “teu”, “seu”, “nossa”, entre outros. Eles aparecem no relato pessoal para deixar claro de quem é determinado objeto, sentimento ou experiências relatadas.
Podem variar em número (singular ou plural) e em gênero (masculino ou feminino).
Agora, vamos entender melhor como eles funcionam no discurso. Os pronomes possessivos fazem referência às pessoas do discurso, ou seja, eles mudam de acordo com quem está falando. Olhe só os exemplos:
- Primeira pessoa do singular (eu): se eu estou falando de algo que pertence a mim, eu uso meu ou minha. Exemplo: “Eu contei minha história favorita no acampamento.”
- Segunda pessoa do singular (tu): quando me refiro a algo que pertence à pessoa com quem estou conversando, uso teu ou tua. Exemplo: “Este caderno é teu.”
- Terceira pessoa do singular (ele/ela): se estamos falando de algo que pertence a outra pessoa, usamos seu ou sua. Exemplo: “Ela trouxe seu livro preferido para a aula.”
Esses pronomes também podem se referir a várias pessoas ao mesmo tempo:
- Primeira pessoa do plural (nós): para algo que pertence a nós (a mim e a outras pessoas), usamos nosso ou nossa. Exemplo: “Nós adoramos nosso passeio ao parque.”
- Segunda pessoa do plural (vós): se estamos falando de algo que pertence a um grupo de pessoas com quem conversamos, usamos vosso ou vossa. Exemplo: “Vocês já terminaram os vossos deveres de casa?”
- Terceira pessoa do plural (eles/elas): para se referir a algo que pertence a várias outras pessoas, usamos seus ou suas. Exemplo: “Eles trouxeram suas mochilas para a excursão.”
Observe o quadro abaixo que mostra os pronomes possessivos referentes a cada pessoa do discurso:
Leia o relato pessoal a seguir e escolha a melhor opção de resposta:
Questão 1
O relato acima apresenta os seguintes pronomes possessivos
(A) meu, eu e minha.
(B) meu, ele e nossa.
(C) meu, minha e nossa.
(D) meu, ele e seu.
Questão 2
O relato pessoal acima fala sobre
(A) os estudos para a prova de matemática da Ana.
(B) os estudos para a prova de matemática do irmão da Ana .
(C) dormir para depois estudar matemática com o irmão.
(D) levar poucos materiais para fazer a prova de matemática.
Questão 3
Ao final do relata Ana acreditou que seu esforço valeu a pena, pois
(A) mesmo com nota baixa se sentiu feliz.
(B) tirou uma boa nota e se sentiu feliz.
(C) ficou orgulhosa e pode se exibir para os colegas.
(D) ficou orgulhosa e pensou que não precisa estudar mais.
Questão 4
Como você explicaria para um amigo a diferença entre os pronomes “meu”, “seu” e “nosso”?
Questão 5
Pense em uma história famosa que você conhece. Como os personagens usariam pronomes possessivos para falar sobre seus objetos ou pertences? Escreva a parte da história onde o pronome possessivo aparece.
Hora de aprender brincando!
Autoria: | Andrielly Campos |
Formação: | Letras: Português / Inglês e Pedagogia |
Componente Curricular: | Língua Portuguesa |
Habilidades: | (EF35LP06) Recuperar relações entre partes de um texto, identificando substituições lexicais (de substantivos por sinônimos) ou pronominais (uso de pronomes anafóricos – pessoais, possessivos, demonstrativos) que contribuem para a continuidade do texto (Matriz de habilidades essenciais para o Ensino Fundamental Anos Iniciais – 4° Ano – 2024/ 3º bimestre) (EF35LP08) Utilizar, ao produzir um texto, recursos de referenciação (por substituição lexical ou por pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos), vocabulário apropriado ao gênero, recursos de coesão pronominal (pronomes anafóricos) e articuladores de relações de sentido (tempo, causa, oposição, conclusão, comparação), com nível suficiente de informatividade. (Matriz de habilidades essenciais para o Ensino Fundamental Anos Iniciais – 4° Ano – 2024/ 3º bimestre) (EF35LP14) Identificar em textos e usar na produção textual pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos, como recurso coesivo anafórico. (Matriz de habilidades essenciais para o Ensino Fundamental Anos Iniciais – 4° Ano – 2024/ 3º bimestre) |
Referências: | GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume II. Ensino Fundamental Anos Finais. CONSED; UNDIME, 2018. 433 p. Disponível em <https://sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais>>> Acesso em 13/09/2024. PASSOS, Célia; SILVA, Zeneide. Eu gosto mais: língua portuguesa 4º ano. São Paulo:IBEP, 2022. |