Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa é destinada aos estudantes do 5º Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
TÍTULO, TEMA E ASSUNTO
O título, o tema e o assunto de um texto são elementos fundamentais que colaboram para a eficácia da comunicação escrita. Cada um deles desempenha um papel específico na construção do texto, e sua correta definição e uso são essenciais para transmitir a mensagem desejada de forma clara. Veja agora a definição e a importância de cada um deles:
Título
O título é a “porta de entrada” para o texto. Um título bem elaborado desperta o interesse do leitor desde o primeiro contato. Sendo criativo, um título é facilmente lembrado, o que pode ser fundamental em ambientes onde o leitor é bombardeado com informações (como na internet, páginas de jornais e revistas).
Tema
O tema é a ideia central que guia todo o texto. É a base sobre a qual o conteúdo é desenvolvido, representando o conceito ou a mensagem principal que o autor deseja comunicar. Escolher um tema claro e relevante é essencial para garantir que o texto tenha um propósito definido e coeso. Sendo bem escolhido, um tema permite que o autor explore ideias de maneira aprofundada, oferecendo ao leitor uma compreensão mais rica e completa.
Assunto
O assunto é a manifestação concreta do tema dentro do texto. Ele define os tópicos específicos que serão abordados e como o tema será desenvolvido na prática. Enquanto o tema é mais abstrato e geral, o assunto é detalhado e direcionado, determinando o caminho que a discussão ou narrativa seguirá. Definir o assunto com precisão ajuda a organizar o texto, tornando-o mais fácil de seguir e entender.
Em síntese a combinação de um título atraente, um tema claro e um assunto bem definido resulta em um texto coeso, interessante e eficaz na comunicação de ideias. Eles são, portanto, peças-chave na construção de qualquer texto de qualidade.
RESPONDA AS QUESTÕES
QUESTÃO 1
Leia o trecho abaixo e responda às perguntas.
“A tecnologia está cada vez mais presente em nossas vidas, transformando a maneira como nos comunicamos, trabalhamos e até mesmo como nos relacionamos com as outras pessoas. Com o avanço dos smartphones e redes sociais, as interações humanas estão se tornando mais virtuais do que físicas, levantando questões sobre os impactos dessa mudança na sociedade.”
a) Qual seria um título adequado para este texto?
b) Qual é o tema central do texto?
c) Qual é o assunto específico abordado no texto?
QUESTÃO 2
Leia os títulos a seguir e identifique o tema e o que o texto poderia abordar.
a) Título: “A ascensão das energias renováveis”
Tema:
b) Título: “Os desafios da educação no século XXI”
Tema:
c) Título: “O poder das redes sociais na formação da opinião pública”
Tema:
QUESTÃO 3
Leia o fragmento abaixo:
“O uso excessivo de plástico tem causado graves danos ao meio ambiente. Estima-se que bilhões de toneladas de plástico estejam poluindo os oceanos, colocando em risco a vida marinha e a saúde humana.” O título mais adequado é
(A) “A Revolução dos Plásticos.”
(B) “O Impacto do Plástico no Meio Ambiente.”
(C) “A Vida nos Oceanos.”
(D) “A Saúde Humana em Perigo.”
QUESTÃO 4
Um artigo que explora o assunto: a inteligência artificial pode transformar o futuro do trabalho, criando oportunidades, mas também substituindo muitos empregos. Apresenta como tema
(A) a tecnologia e a sociedade.
(B) a inteligência artificial.
(C) o mercado de trabalho.
(D) a formação de profissionais.
QUESTÃO 5
O título é a parte mais atraente de um texto, ele serve para chamar a atenção do leitor e oferecer uma ideia inicial. Por essa razão um bom título deve ser
(A) misterioso
(B) determinante
(C) aleatório
(D) informativo
Autoria: | Regina Cácia |
Formação: | Letras – Língua Portuguesa |
Componente Curricular: | Língua Portuguesa |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento: | (EJALP0527) Reconhecer e analisar os critérios de organização interna dos textos (do geral para o específico, do específico para o geral e outros, como por exemplo, tema/assunto) |
Referências: | BECHARA, ALMEIDA, João de. A categoria modalidade. Ponta Grossa: Uniletras, 1988. MATEUS, Maria Helena Mira; BRITO, Ana Maria; DUARTE, Inês Silva; FARIA, Isabel Hub. Gramática da língua portuguesa. Coimbra: Almedina, 1983. NEVES, M. H. M. Funcionalismo e descrição do português. Veredas: Revista de Estudos Linguísticos, Juiz de Fora, 1998. |