You are currently viewing Educação física – Regras básicas da Dama
Giant Checkers game

Educação física – Regras básicas da Dama

Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 6º ANO do Ensino Fundamental – Anos Finais.

Imagem disponível em: https://media-private.canva.com/AvzpA/MAD6IeAvzpA/1/s.jpg?X-Amz-Algorithm=AWS4-HMAC-SHA256&X-Amz-Credential=AKIAJWF6QO3UH4PAAJ6Q%2F20240924%2Fus-east-1%2Fs3%2Faws4_request&X-Amz-Date=20240924T011637Z&X-Amz-Expires=75798&X-Amz-Signature=accea917a233dc8c216b313adeccddf4e0ab4fa563749d0843463e03d94ca2f2&X-Amz-SignedHeaders=host%3Bx-amz-expected-bucket-owner&response-expires=Tue%2C%2024%20Sep%202024%2022%3A19%3A55%20GMT. Acesso: 23 de Setembro de 2024.

COMO JOGAR DAMA?

As regras básicas do jogo de damas podem variar dependendo do país, mas vou apresentar aqui as regras comuns no Brasil:

Tabuleiro: O jogo é disputado em um tabuleiro de 64 casas (8×8), alternadas entre escuras e claras. As peças só ocupam as casas escuras.

Peças: Cada jogador começa com 12 peças, dispostas nas três primeiras fileiras de casas escuras. Um jogador utiliza peças claras e outras peças escuras.

Objetivo: O objetivo é capturar todas as peças do adversário ou bloquear seus movimentos.

Movimento das Peças: As peças comuns (“pedras”) movem-se diagonalmente para a frente, ocupando casas vazias.

CAPTURA

  • Se uma peça do oponente estiver adjacente e a casa seguinte estiver vazia, a peça pode ser capturada saltando sobre ela. A captura é obrigatória.
  • Caso seja possível capturar mais de uma peça em sequência, o jogador deve o máximo de capturas possíveis em realizar um único turno.

PROMOÇÃO 

  • Quando uma peça comum alcança a última fileira do tabuleiro do adversário, ela é promovida a “dama”. 
  • A dama pode se mover para frente e para trás, sempre em linhas diagonais, e capturar a mesma forma que uma peça comum.

FIM DO JOGO 

  • O jogo termina quando um dos jogadores não possui mais peças ou não pode mais realizar movimentos.

Essas são as regras mais básicas, permitindo que você jogue uma partida padrão de damas.


QUESTÃO 01

O tabuleiro do jogo de damas tem 64 casas, cuja peças só podem ocupar as casas 

(A) escuras. 

(B) claras. 

(C) inferiores. 

(D) superiores.

QUESTÃO 02

O número de peças com que cada jogador começa no jogo de damas corresponde   

(A) a 08 peças. 

(B) a 10 peças.

(C) a 12 peças.

(D) a 14 peças.

QUESTÃO 03

Responda:

a) Como as peças se movem no jogo de damas e quais as diferenças entre o movimento de uma peça comum e de uma dama? 

b) O que acontece quando um jogador não consegue mais realizar movimentos no jogo de damas. Como isso influencia o resultado da partida?

QUESTÃO 04

Responda:

a) No jogo de damas, existe a possibilidade de capturar várias peças em um único turno. Explique como essa regra funciona e por que ela pode ser vantajosa.

b) A captura no jogo de damas é obrigatória. Qual é o impacto dessa regra no andamento do jogo e como ela pode influenciar a estratégia dos jogadores?

AutoriaElaine Faria de Oliveira
FormaçãoEducação Física
Componentes CurricularesEducação Física
Objetivos de Aprendizagem e DesenvolvimentoGO-EF06EF23) Identificar, apropriar e analisar características histórico-culturais, valores, normas, regras, objetivos e fundamentos presentes em diferentes tipos de jogos de salão.
ReferênciasDC-GO Ampliado – Base  Nacional  Comum  Curricular  (BNCC)  da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, 2017.

Práticas corporais: educação física: 6º ao 9º anos: manual do professor/ Suraya Cristina Darido. et AL 1 ed. – São Paulo:: Moderna, 2018

FTD sistema de ensino: educação física – ensino fundamental: anos finais 6º ano – 1.ed. – São Paulo: FTD, 2020.

Se liga na educação física: 6º ano: manual do professor.- São Paulo: Moderna,2022.

CARNEIRO, Sena: iniciação ao jogo das damas. 5ª ed. Presença. 176 pág, 2001.