You are currently viewing EDUCAÇÃO FÍSICA – JOGO DE TABULEIRO BORBOLETA

EDUCAÇÃO FÍSICA – JOGO DE TABULEIRO BORBOLETA

ESTA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA INTEGRADA COM HISTÓRIA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO SEGUNDO PERÍODO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA.

Fonte: Canva

JOGO DE TABULEIRO BORBOLETA

BORBOLETA É UM JOGO DE TABULEIRO ORIGINÁRIO DE MOÇAMBIQUE, UM PAÍS LOCALIZADO NO SUDESTE DA ÁFRICA, CUJA CAPITAL É MAPUTO. MOÇAMBIQUE É RICO EM RECURSOS NATURAIS, COMO PETRÓLEO, GÁS NATURAL, CARVÃO, OURO E OUTROS MINERAIS, E SUA ECONOMIA SE BASEIA PRINCIPALMENTE NA AGRICULTURA. O PORTUGUÊS É A ÚNICA LÍNGUA OFICIAL DO PAÍS, E A RELIGIÃO PREDOMINANTE É O CRISTIANISMO, EMBORA HAJA TAMBÉM SEGUIDORES DE CRENÇAS TRADICIONAIS E DO ISLAMISMO.

O NOME “BORBOLETA” É INSPIRADO NO FORMATO DO TABULEIRO, QUE SE ASSEMELHA ÀS ASAS DESSE INSETO. O JOGO É SIMPLES E DE FÁCIL ACESSO, NECESSITANDO APENAS DE UM TABULEIRO E 18 PEÇAS, DIVIDIDAS IGUALMENTE ENTRE OS DOIS JOGADORES. O OBJETIVO É CAPTURAR TODAS AS PEÇAS DO ADVERSÁRIO, MOVIMENTANDO-SE EM QUALQUER DIREÇÃO PELO TABULEIRO E PULANDO SOBRE AS PEÇAS OPONENTES. PARA QUE O SALTO SEJA VÁLIDO, DEVE HAVER UMA CASA VAZIA LOGO APÓS A PEÇA ADVERSÁRIA. ALÉM DISSO, OS MOVIMENTOS SÓ PODEM SER REALIZADOS DE UMA CASA PARA OUTRA.

ALÉM DE SER UMA ATIVIDADE DE LAZER, O JOGO BORBOLETA PROMOVE O DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO LÓGICO, DA CONCENTRAÇÃO E DA CRIAÇÃO DE ESTRATÉGIAS.

QUESTÃO 1

O OBJETIVO DO JOGO DE TABULEIRO BORBOLETA É

(A) MANTER TODAS AS PEÇAS NO TABULEIRO.

(B) CONTROLAR O CENTRO DO TABULEIRO.

(C) CAPTURAR TODAS AS PEÇAS DO ADVERSÁRIO.

(D) FORMAR LINHA COM PEÇAS NA DIAGONAL.

    QUESTÃO 2

    SOBRE OS BENEFÍCIOS DE JOGAR O JOGO BORBOLETA, ASSINALE (V) PARA AS ALTERNATIVAS VERDADEIRAS E (F) PARA AS FALSAS:

    ( ) PROMOVE O DESENVOLVIMENTO DE ESTRATÉGIAS.

    ( ) AUMENTA A FORÇA E HIPERTROFIA MUSCULAR.

    ( ) FORTALECE A INTERAÇÃO E LAÇOS SOCIAIS.

    ( ) FAVORECE MOBILIDADE ARTICULAR E ALONGAMENTO.

    QUESTÃO 3

    LEIA O TEXTO:

    GOIÂNIA, ASSIM COMO OUTRAS CIDADES, TÊM ÁREAS PÚBLICAS E PRIVADAS. OS ESPAÇOS PÚBLICOS, QUE SÃO ADMINISTRADOS PELO GOVERNO E PERTENCEM A TODOS, INCLUEM PRAÇAS E PARQUES. ESSES LUGARES OFERECEM VÁRIAS ÁREAS PARA O LAZER. NORMALMENTE, HÁ MESAS E BANCOS DISPONÍVEIS, OU AS PESSOAS PODEM USAR A GRAMA, ESTENDENDO UM PANO PARA JOGAR  DIVERSOS JOGOS, COMO O JOGO DE TABULEIRO BORBOLETA.

    BASEADO NO TEXTO, PODEMOS AFIRMAR QUE

    (A) GOIÂNIA É A ÚNICA CIDADE QUE NÃO POSSUI ÁREAS PÚBLICAS.

    (B) OS PARQUES DE GOIÂNIA SÃO TODOS DE PROPRIEDADE PRIVADA.

    (C) É PERMITIDO JOGAR JOGOS DE TABULEIRO EM PARQUES DE GOIÂNIA.

    (D) EM GOIÂNIA, AS ÁREAS PÚBLICAS NÃO OFERECEM OPÇÕES DE LAZER.

    QUESTÃO 4

    IDENTIFIQUE QUAL IMAGEM MOSTRA UMA SITUAÇÃO DE JOGO EM QUE O JOGADOR VERDE PODE FAZER DUAS CAPTURAS CONSECUTIVAS NA MESMA JOGADA:


    AutorJordana Ferreira
    FormaçãoEducação Física
    Componentes CurricularesEducação Física e História
    Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento(EJAEF0206) Vivenciar os variados jogos de tabuleiros nos aspectos histórico-culturais, regras, normas e objetivos.
    (EJAEF0202) Vivenciar os jogos como manifestação lúdica na perspectiva do lazer. 
    (EJAHI0215) Reconhecer e diferenciar os espaços públicos e privados, suas funções, estruturas e organizações.
    ReferênciasSAMPAIO, Antonio Luiz. Jogo africano para trabalhar geometria e interdisciplinaridade para uma aprendizagem significativa. Disponível em: TRABALHO_EV127_MD1_SA13_ID12777_12092019203122.pdf (editorarealize.com.br). Acesso 16 de setembro de 2024.
    ROSA, Eduarda Gabriela da Silva. Uma abordagem sobre ângulos por meio do jogo africano borboleta. Disponível em: TCC Final Eduarda.pdf (ifgoiano.edu.br). Acesso 16 de setembro de 2024.
    SOUZA, Andréia Cristina Fidélis de. Jogos Africanos e o currículo da matemática: Uma questão de Ensino. 2016. 116 f. Dissertação (Mestrado PROFMAT)- Universidade Estadual Paulista – Júlio de Mesquita Filho, São José do Rio Preto, São Paulo.