Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 3º ANO do Ensino Fundamental – Anos Iniciais.
Esportes de Invasão: Uma Aventura em Equipe
Você sabia que os esportes podem ser divididos em diferentes tipos? Isso mesmo! Cada esporte tem seu jeito de ser jogado e objetivos diferentes. Alguns esportes são de marca, onde a gente tenta ser o mais rápido ou saltar mais longe, como no atletismo. Outros são de precisão, onde precisamos acertar um alvo, como no tiro com arco. Hoje, vamos falar sobre um tipo muito divertido: os esportes de invasão!
Nos esportes de invasão, a brincadeira é invadir o espaço do time adversário para marcar pontos. É como se você e seu time tivessem que conquistar o “território” do outro time, e, para isso, precisam trabalhar juntos! Temos como exemplo: futebol, handebol, basquete, futsal, rugby, frisbee, futebol americano, polo aquático, hóquei.
No futebol, o objetivo é levar a bola até o gol do adversário. Para isso, você precisa driblar, correr e passar a bola para seus colegas de time, enquanto o outro time tenta roubar a bola. É um verdadeiro jogo de estratégia e trabalho em equipe!
No basquete, a ideia é parecida, mas, em vez de chutar a bola no gol, você deve arremessar a bola na cesta do time adversário. E, claro, o outro time está tentando impedir! É um jogo rápido, cheio de saltos e muita habilidade com a bola.
No polo aquático, assim como no futebol ou no basquete, o objetivo principal é invadir o espaço do time adversário para marcar pontos, mas é jogado dentro da água. Cada time tem sete jogadores: seis na linha e um goleiro. Como o jogo é na água, além de habilidade com a bola, os jogadores precisam nadar muito rápido e ser bem resistentes. É como uma combinação de natação e futebol – tudo ao mesmo tempo!
Esses esportes são ótimos para aprender a jogar em equipe, se movimentar bastante e, claro, se divertir muito! Que tal chamar os amigos para uma partida?
ATIVIDADE
QUESTÃO 1
Por que é importante trabalhar em equipe em esportes de invasão como o futebol ou o basquete? Explique como a cooperação entre os jogadores pode ajudar a ganhar o jogo.
QUESTÃO 2
Imagine que você está organizando um torneio de basquete na sua escola. Quais são algumas das regras que você acha que são essenciais para garantir que o jogo seja justo e divertido para todos os participantes?
QUESTÃO 3
Para marcar pontos no basquete, você deve
(A) correr até a linha de gol e fazer um passe.
(B) arremessar a bola na cesta do time adversário.
(C) nadar até o gol adversário e chutar a bola.
(D) passar a bola para o goleiro do seu time.
QUESTÃO 4
O principal objetivo de um esporte de invasão como o futebol é
(A) manter a posse da bola o maior tempo possível.
(B) levar a bola até o gol adversário e marcar gols.
(C) saltar o mais alto possível e longe que conseguir.
(D) passar a bola para o maior número de colegas de time.
Saiba mais
Assista ao vídeo e entenda um pouco mais sobre os esportes de invasão.
Autoria | Livia Analy Rezende Amancio |
Formação | Educação física |
Componente Curricular: | Educação física |
Habilidades: | (GO-EF03EF05) Vivenciar e fruir algumas modalidades de esportes e paradesporto de marca, precisão, invasão, campo e taco, rede/parede, identificando seus elementos comuns e criando estratégias individuais e coletivas básicas para sua execução, prezando pelo trabalho coletivo e pelo protagonismo. |
Referências | Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, 2017. DC-GO Ampliado 2018/2019. Marisa Martins Sanchez .Buriti mais – Educação física (3º a 5º anos). P- 40. Ed. Moderna. 1ª ed. São Paulo. 2021. |