You are currently viewing EDUCAÇÃO FÍSICA – JOGO DE TABULEIRO TRILHA

EDUCAÇÃO FÍSICA – JOGO DE TABULEIRO TRILHA

ESTA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA INTEGRADA COM LÍNGUA PORTUGUESA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO PRIMEIRO PERÍODO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA.

Fonte: Canva

JOGO DE TABULEIRO TRILHA

O JOGO TRILHA É DISPUTADO ENTRE DOIS PARTICIPANTES, CADA UM COM 9 PEÇAS, TOTALIZANDO 18 PEÇAS NO JOGO, E UTILIZANDO UM TABULEIRO. O OBJETIVO É CAPTURAR MAIS PEÇAS DO OPONENTE DO QUE PERDER AS SUAS.

A PARTIDA COMEÇA COM TODAS AS PEÇAS FORA DO TABULEIRO, E OS JOGADORES ALTERNAM SUAS JOGADAS, COLOCANDO UMA PEÇA POR VEZ NAS INTERSEÇÕES MARCADAS. SEMPRE QUE UM JOGADOR ALINHAR TRÊS DE SUAS PEÇAS EM UMA LINHA HORIZONTAL OU VERTICAL, FORMANDO UMA TRILHA, ELE PODE REMOVER UMA PEÇA DO ADVERSÁRIO. QUANDO UM JOGADOR FICA COM APENAS TRÊS PEÇAS, ELE PODE MOVÊ-LAS PARA QUALQUER PONTO DO TABULEIRO. O VENCEDOR É AQUELE QUE CAPTURAR MAIS PEÇAS DO OPONENTE.

QUESTÃO 1

TRILHA É UM JOGO DE TABULEIRO. SEU OBJETIVO PRINCIPAL É

(A) CAPTURAR O MÁXIMO DE PEÇAS DO ADVERSÁRIO.

(B) FORMAR MAIS TRILHAS QUE O ADVERSÁRIO.

(C) MOVIMENTAR AS PEÇAS SEMPRE EM DIAGONAL.

(D) COMPLETAR O TABULEIRO COM TODAS AS PEÇAS.

QUESTÃO 2

O NOME TRILHA PODE SER TROCADO POR SINÔNIMOS SEM ALTERAR A ESSÊNCIA DO JOGO. UM EXEMPLO SERIA JOGO DO

(A) INTELIGENTE.

(B) PERCURSO.

(C) ATRASADO.

(D) ENROLADO.

QUESTÃO 3

BASEADO NAS REGRAS DO JOGO TRILHA, EM QUAL DAS SITUAÇÕES ABAIXO O JOGADOR AZUL PODE REMOVER UMA PEÇA DO ADVERSÁRIO?

QUESTÃO 4

DE ACORDO COM AS REGRAS DO JOGO TRILHA, QUAL DAS SITUAÇÕES ABAIXO INDICA QUE A PARTIDA CHEGOU AO FIM?

QUESTÃO 5

SEGUNDO AS REGRAS DO JOGO TRILHA, QUAL DAS SITUAÇÕES ABAIXO DETERMINA QUE O JOGADOR AZUL PODE “VOAR”, OU SEJA, MOVER SUAS PEÇAS LIVREMENTE PARA QUALQUER POSIÇÃO DO TABULEIRO?


AutorJordana Ferreira
FormaçãoEducação Física
Componentes CurricularesEducação Física e Língua Portuguesa
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento(EJAEF0106) Reconhecer e experimentar os variados jogos de tabuleiros nos aspectos histórico-culturais, regras, normas e objetivos.
(EJALP0168) Entender nas palavras a aproximação e oposição de significados de forma contextualizada.
ReferênciasBRITO, Jaqueline do Nascimento. Ressignificando o jogo de “trilha” para usar como estratégia de estudo. Disponível em:  TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID12452_TB2405_27112022213831.pdf (editorarealize.com.br). Acesso em 13 de setembro de 2024.