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Matemática – Medidas de Área de Figuras Geométricas

Esta proposta de atividade de MATEMÁTICA é destinada aos estudantes do 5º período da Educação de Jovens e Adultos – EJA

Neste texto, vamos explorar o cálculo de áreas dos quadriláteros e triângulos. Abordaremos inicialmente o conceito de área e suas unidades de medida, e, em seguida, passaremos às fórmulas e exemplos práticos para o cálculo da área desses polígonos.

Imagem produzida no canva.com/quadriláteros 

A área é uma medida da extensão de uma superfície. Quando falamos da área de uma figura plana, estamos nos referindo à quantidade de espaço contido dentro de seus limites. Essa quantidade é expressa em unidades quadradas, como metros quadrados (m²), centímetros quadrados (cm²) ou quilômetros quadrados (km²), dependendo do contexto e da dimensão da figura que estamos analisando. 

  • Retângulo: sua área é dada pela multiplicação da base (comprimento) pela altura (largura).

Imagem do Autor produzida no Geogebra

  • Quadrado: é um caso especial do retângulo onde todos os lados têm o mesmo comprimento. A fórmula da área de um quadrado é a multiplicação de um lado por ele mesmo.

Imagem do Autor produzida no Geogebra

  • Paralelogramo: semelhante ao retângulo, mas com lados opostos inclinados. A área é calculada pela multiplicação da base pela altura perpendicular à base.

Imagem do Autor produzida no Geogebra

  • Trapézio, sua área é calculada pela média aritmética das bases multiplicada pela altura.

Imagem do Autor produzida no Geogebra

  • Triângulos sua a área é dada pela metade do produto entre as medidas da sua base e da sua altura.

Imagem do Autor produzida no Geogebra

OBS

  • A base pode ser qualquer um dos lados do triângulo, e a altura é a distância perpendicular entre essa base e o vértice oposto.
  • Independentemente do tipo de triângulo (equilátero, isósceles ou escaleno), a fórmula para o cálculo da área permanece a mesma.

João deseja pintar a parede retangular de seu quarto. A parede tem 4 metros de comprimento e 2,5 metros de altura. Para calcular a quantidade de tinta necessária, ele precisa descobrir a área total da parede. Sabendo que litro de tinta cobre 5 metros quadrados, quantos litros de tinta João precisará comprar para pintar a parede?

Resolução:

Cálculo da área da parede (retângulo)

Área=4  × 2,5 m2

Cálculo da quantidade de tinta

Foi informado que cada litro de tinta cobre 10 metros quadrados, logo João irá precisar de 10 : 5 = 2 litros de tinta.

Resposta: João irá precisar de 2 litros de tinta para pintar toda a parede.

Conclusão

Entender como calcular a área de quadriláteros e triângulos é essencial para resolver problemas práticos do dia a dia, como calcular o espaço necessário para cobrir uma superfície ou planejar a utilização de áreas em projetos. 

Ficamos por aqui, até o próximo.

Atividade

QUESTÃO 01

A sala de aula de João tem formato quadrado e cada lado mede 6 metros. A área total da sala é de

(A) 12 metros quadrados.

(B) 24 metros quadrados.

(C) 36 metros quadrados.

(D) 48 metros quadrados.

QUESTÃO 02

Um retângulo tem área de 32 cm² e um dos lados mede 8 cm. O outro lado desse retângulo mede

(A) 24 cm.

(B) 16 cm.

(C) 4 cm.

(D) 8 cm.

QUESTÃO 03

Um pedreiro precisa revestir o chão de uma cozinha que tem formato retangular. A cozinha mede 4 metros de comprimento e 3 metros de largura. Cada cerâmica quadrada que ele vai usar tem lado de 20 centímetros.

A) Qual é a área total da cozinha em metros quadrados?

B) Quantas cerâmicas serão necessárias para revestir toda a cozinha?

QUESTÃO 04

Um construtor precisa pintar uma parede da sala que tem formato retangular. A parede mede 3 metros de altura e 5 metros de largura. Cada lata de tinta cobre 8 metros quadrados.

A) Qual é a área da parede a ser pintada?

B) Quantas latas de tinta serão necessárias para pintar toda a parede?

Assista ao vídeo para aprender um pouco mais sobre Cálculos de Áreas

Canal do Prof Hélio <YouTube>
AutoriaProfessor Hélio Roberto da Rocha, Mestre em Matemática.
Componente CurricularMatemática
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento(EJAMA0524) Resolver e elaborar situações-problema que envolvam medidas de área de figuras geométricas, utilizando expressões de cálculo de área.
ReferênciasSOUZA, Joamir Roberto de: Matemática realidade & tecnologia: 6º ao 9º ano: ensino fundamental: anos finais / Joamir Roberto de Souza. – 1. ed. – São Paulo: FTD, 2018.
GIOVANNI JÚNIOR, José Ruy – A conquista da matemática: 6º ao 9º ano: ensino fundamental: anos finais / José Ruy Giovanni Júnior, Benedicto Castrucci. — 4. ed. — São Paulo: FTD, 2018.
GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender Sempre. 6º ao 9° ano – Ensino Fundamental; Matemática; Goiânia, 2024.