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Matemática – Os Paralelogramos

Esta proposta de atividade de Matemática é destinada aos estudantes do 4º Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

Muitas coisas ao nosso redor têm formatos bem interessantes. Neste texto vamos abordar uma figura geométrica denominada de paralelogramo. Você vai descobrir o que é um paralelogramo, quais são os seus tipos e onde a gente pode encontrá-lo no nosso dia a dia!

Imagem Produzida no canva.com/paralelogramo 

Um paralelogramo é uma figura plana que tem quatro lados, onde os lados opostos (lados que ficam de frente um para o outro) precisam ser paralelos e iguais, ou seja, os lados que ficam de frente um para o outro nunca se cruzam e têm o mesmo tamanho.

Exemplos

Imagem produzida no canva.com

Existem alguns tipos especiais de paralelogramos:

  • Quadrado: paralelogramo que em todos os lados são iguais e todos os ângulos são retos (90º).
  • Retângulo: paralelogramo que tem os lados opostos iguais e todos os ângulos são retos (90º). Difere do quadrado por não ter todos os lados iguais.
  • Losango: paralelogramo que tem todos os todos os lados e ângulos opostos iguais, mas os ângulos podem não ser retos.
  • Paralelogramo Comum: Lados opostos são iguais e paralelos, mas os ângulos não precisam ser retos e os lados adjacentes não precisam ser iguais.

Imagens:

Imagem produzida no geogebra

Os paralelogramos estão em quase toda parte. As janelas, as portas, os livros, as caixas de sapatos, têm formas que se parecem com paralelogramos ou são feitos de várias partes que são paralelogramos.

Imagem produzida no canva.com

Ao estudar os paralelogramos, a gente desenvolve a nossa capacidade de observar o mundo ao nosso redor com mais atenção. Além disso, a geometria, que estuda as formas, é muito importante para várias profissões, como a arquitetura, a engenharia e o design. Eles são figuras geométricas muito interessantes e presentes em diversas situações do nosso dia a dia. Ao entender as suas características e os seus diferentes tipos, a gente amplia os nossos conhecimentos sobre o mundo que nos cerca.

Ficamos por aqui, até o próximo.

Atividade

QUESTÃO 01

Um losango é um paralelogramo que possui

(A) todos os lados congruentes.

(B) apenas dois lados congruentes.

(C) todos os ângulos retos.

(D) apenas um par de lados paralelos.

QUESTÃO 02

Em um paralelogramo, os ângulos opostos são

(A) agudos.

(B) obtusos.

(C) congruentes.

(D) complementares.

QUESTÃO 03

O telhado de uma casa tem formato de um paralelogramo. Sabemos que um dos ângulos internos mede 110°.

A) Qual a medida do ângulo oposto a esse ângulo? Justifique sua resposta.

B) Se os lados opostos do telhado medem 8 metros e 6 metros, podemos afirmar que todos os lados do telhado têm a mesma medida? Por quê?

QUESTÃO 04

Um quadro está pendurado em uma parede de forma que a moldura forma um paralelogramo.

A) Os lados opostos da moldura são paralelos e congruentes? Por quê?

B) Se traçarmos as diagonais da moldura, elas se cruzarão formando ângulos retos? Justifique sua resposta.


AutoriaProfessor Hélio Roberto da Rocha, Mestre em matemática
Componente curricularMatemática
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento(EJAMA0426) Identificar características dos quadriláteros, classificá-los em relação a lados e a ângulos e reconhecer a inclusão e a intersecção de classes entre eles.
ReferênciasSOUZA, Joamir Roberto de: Matemática realidade & tecnologia: 6º ao 9º ano: ensino fundamental: anos finais /Joamir Roberto de Souza. – 1. ed. – São Paulo: FTD, 2018.
GIOVANNI JÚNIOR, José Ruy – A conquista da matemática: 6º ao 9° ano: ensino fundamental: anos finais / José Ruy Giovanni Júnior, Benedicto Castrucci. — 4. ed. — São Paulo: FTD, 2018.
GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender Sempre. 6º ao 9° ano – Ensino Fundamental; Matemática; Goiânia,2024.