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Arte/Artes Visuais – Pintura: Da Renascença ao Contemporâneo

Esta proposta de atividade de ARTE/ARTES VISUAIS é destinada aos estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental.

Pintura: Da Renascença ao Contemporâneo

A pintura é uma das formas de expressão mais antigas e significativas da humanidade, atravessando séculos de evolução e transformações. Ao longo da história, artistas utilizaram a pintura não apenas como uma forma de retratar o mundo ao seu redor, mas também como um meio de expressar ideias, emoções e visões de mundo.

Disponível em https://www.flickr.com/photos/chericbaker/7181581743/in/photolist-bWBu3T-dMHc65-6o1DNz-z8m8E-z8me5-dehcSb-z8m2Y-z8kXF-z8mk4-7D1cwh-r9TeRz-M9cM-BsmDXY-4hCMfU-HWpZz-2bgkXY-i48rV-7iSp2H-CW2fW-43sFzk-6WW2gB-i48rT-3hUkEK-3hYLjd-wTfhGg-3hUnJH-2odLdhU-2ga9uKN-2n7VJV9-2n5oAwH-2n4iYqP-2mNYGz2-2oEtEXi-2n5otvy-2n4bNup-2n1e9wX-2n2tGBA-2n5v9GJ-2n3vSeE-2n5uJtr-2ny85dy-2mZiF6V-9FQWPG-2n2GwLm-2n9evY4-9sruwY-2nymGZT-2n4XKM8-9FN2H2-2n5v6sn Acesso em 10, set. 2024.

Abaixo, exploraremos as obras mais relevantes da história da arte, suas influências e como essas referências se relacionam com a pintura contemporânea e a criação autoral.

A Pintura Clássica e Renascentista

Renascença, entre os séculos XIV e XVII, foi um período de grande desenvolvimento artístico na Europa, com obras de Leonardo da Vinci, Michelangelo e Rafael que destacaram a representação idealizada do corpo humano e o uso de perspectiva.

Disponível em https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Madona_de_Alba.jpg Acesso em 10, set. 2024.

As pinturas renascentistas, ricas em proporção, detalhamento e temas filosóficos, continuam a influenciar a arte contemporânea, inspirando artistas pela técnica sofisticada e pela profundidade emocional em suas criações.

O Barroco e a Expressividade Dramática

No século XVII, o Barroco trouxe uma abordagem dramática à pintura com Caravaggio e Rembrandt. Caravaggio inovou com o uso do claro-escuro em obras como “A Vocação de São Mateus”.

Disponível em https://commons.wikimedia.org/wiki/File:0_%27La_Vocation_de_saint_Matthieu%27_de_Le_Caravage_-_fr2.JPG Acesso em 10, set. 2024.

Enquanto Rembrandt, em “A Ronda Noturna”, capturou a complexidade humana através de retratos emocionais.

Disponível em https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Amsterdam_-_Rijksmuseum_1885_-_The_Gallery_of_Honour_%281st_Floor%29_-_De_Nachtwacht_-_The_Night_Watch_1642_by_Rembrandt_van_Rijn.jpg#/media/File:La_ronda_de_noche,_por_Rembrandt_van_Rijn.jpg Acesso em 10, set. 2024.

Essa expressividade do Barroco continua na arte contemporânea, influenciando artistas que usam luz e sombra para explorar temas sociais e psicológicos de forma intensa e introspectiva.

O Impressionismo e a Libertação da Técnica

No final do século XIX, o Impressionismo, liderado por artistas como Claude Monet e Édouard Manet, desafiou as normas acadêmicas ao focar na luz, cor e atmosfera momentânea, como em “Impressão, Nascer do Sol” de Monet.

Disponível em https://www.flickr.com/photos/dalbera/48848904288 Acesso em 10, set. 2024.

Com pinceladas soltas e uma paleta vibrante, o movimento abriu caminho para a experimentação e influenciou correntes como o Expressionismo e o Fauvismo, ampliando a liberdade criativa dos artistas contemporâneos na exploração inovadora de cor e forma.

O Surrealismo e a Exploração do Inconsciente

No século XX, artistas como Salvador Dalí e René Magritte exploraram o inconsciente na pintura, criando obras que desafiam a realidade com cenas oníricas e desconcertantes.

Disponível em https://www.flickr.com/photos/endofwords/22233552545 Acesso em 10, set. 2024.

O Surrealismo abriu espaço para a investigação dos sonhos e do imaginário, influenciando a arte contemporânea, onde o surreal se mistura ao cotidiano e artistas traduzem suas emoções e visões internas em criações autorais.

A Pintura Contemporânea e a Criação Autoral

A pintura contemporânea explora múltiplas direções, mesclando influências históricas com questões atuais. Artistas como Gerhard Richter e Cecily Brown combinam abstração e figuração, enquanto Jean-Michel Basquiat mistura cultura de rua com referências sociais.

Disponível em https://www.flickr.com/photos/rocor/34366630840 Acesso em 10, set. 2024.

A criação autoral é marcada pela liberdade de expressão e pela integração de diferentes épocas, permitindo que artistas desenvolvam uma linguagem única e pessoal. Essa evolução reflete um contínuo diálogo entre passado e presente, mantendo a pintura como um espelho da alma humana e um poderoso meio de comunicação visual e criativa.


QUESTÃO 1

A pintura é uma das formas de expressão mais antigas e significativas da humanidade, atravessando séculos de evolução e transformações. O principal papel da pintura ao longo da história é

(A) retratar fielmente paisagens e figuras históricas.

(B) representar exclusivamente cenas religiosas e mitológicas.

(C) expressar ideias, emoções e visões de mundo dos artistas.

(D) seguir estritamente as convenções acadêmicas e técnicas tradicionais.

QUESTÃO 2

A Renascença, entre os séculos XIV e XVII, foi um período de grande desenvolvimento artístico na Europa, com obras de Leonardo da Vinci, Michelangelo e Rafael. A principal característica da pintura renascentista foi

(A) o uso de cores vibrantes e pinceladas soltas.

(B) a representação do corpo humano e da perspectiva.

(C) a exploração de temas oníricos e surrealistas.

(D) a combinação de abstração e cultura de rua.

QUESTÃO 3

Qual característica define a pintura contemporânea?

QUESTÃO 4

Como a pintura contemporânea se destaca em relação aos movimentos anteriores?


AutoriaVeruska Bettiol
FormaçãoArtes Visuais
Componente CurricularArte/Artes Visuais
Habilidade(GO-EF08AR01) Pesquisar, apreciar e analisar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, em obras de artistas goianos, brasileiros e estrangeiros, de diferentes épocas e em diferentes matrizes estéticas e culturais, de modo a ampliar a experiência com diferentes contextos e práticas artístico-visuais, bem como cultivar a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar, de interpretar e ampliar o seu repertório imagético.
Referências ARGAN, Giulo Carlo; FAGGIOLO, Maurizio. Guia da história da arte. Lisboa: Estampa, 1992.
BAZIN, Germain. História da arte. Da pré-história aos nossos dias. Lisboa: Martins Fontes, 1976.
GOMBRICH, E.H. A história da arte. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1993.