Esta proposta de atividade de Arte/Dança é destinada aos estudantes do 4º Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
Imagem 1: Imagem criada por IA. Disponível em: https://www.midjourney.com/home Acesso em 09, set. 2024.
A DANÇA E AS ARTES VISUAIS
DEFINIÇÃO E CONTEXTUALIZAÇÃO
A dança e as artes visuais são formas expressivas que envolvem o movimento, o espaço e a narrativa visual, mas abordam esses elementos de maneiras diferentes. A dança usa o corpo como principal ferramenta de comunicação e expressão, enquanto as artes visuais, por meio de pintura, escultura, fotografia, etc., constroem imagens estáticas ou dinâmicas que dialogam com o espectador.
Ao longo da história, diversos artistas e coreógrafos têm explorado a integração entre essas duas formas de arte, como o trabalho de Pina Bausch e Merce Cunningham, que criaram cenários com características de instalações visuais.
ELEMENTOS CONSTITUTIVOS DA DANÇA E DAS ARTES VISUAIS
ELEMENTOS DA DANÇA
Movimento: O movimento é o principal meio de expressão na dança, envolvendo deslocamento, gestos, saltos, giros e ritmo.
Espaço: A relação do corpo com o espaço cênico. A ocupação do espaço, as linhas e formas que o corpo cria em movimento.
Tempo: Relação com a música ou sons, envolvendo velocidade e ritmo dos movimentos.
Corpo: O corpo como suporte da expressão artística, sua anatomia e capacidades.
Imagem 2: Disponível em: https://flic.kr/p/U6mtdJ VIVADANÇA Festival Internacional. Acesso em 09, set. 2024.
ELEMENTOS DAS ARTES VISUAIS
Linha e Forma: Elementos visuais que dão estrutura à composição em uma obra de arte, como na pintura ou escultura.
Cor: Utilizada para criar emoções, sensações e climas visuais.
Textura: A qualidade das superfícies, que pode ser real (em esculturas) ou sugerida (em pinturas).
Composição Espacial: A organização dos elementos visuais no espaço de uma obra.
Imagem 3: Imagem criada por IA. Disponível em: https://chatgpt.com/ Acesso em 09, set. 2024.
PROCESSOS DE CRIAÇÃO E COMPOSIÇÃO NA DANÇA E NAS ARTES VISUAIS
PROCESSO CRIATIVO EM DANÇA
Exploração Corporal: Experimentação com o corpo e movimento.
Improvisação: Técnica de descobrir novas formas de movimentação.
Estruturação Coreográfica: Organização dos movimentos em uma sequência com sentido.
Interpretação e Expressão: Dar vida e significado aos movimentos, conectando emoções e intenções.
PROCESSO CRIATIVO EM ARTES VISUAIS
Inspiração e Referência: O uso de imagens, ambientes ou conceitos para gerar ideias.
Estudo de Composição: Planejamento das formas, cores e texturas em uma obra.
Execução Técnica: Uso de ferramentas e materiais para criar a obra.
Estética e Intenção: Comunicação de uma mensagem ou emoção através de elementos visuais.
EXPLORAÇÃO PRÁTICA DA INTEGRAÇÃO
Atividade: Corpo como Forma e Movimento
Escolha uma obra de arte visual (uma pintura ou escultura) que te inspire a criar uma sequência de movimentos.
Faça uma análise da obra de arte e tente traduzi-la em movimento, captando suas linhas, formas e intenções.
Responda a essas questões:
Quais formas e linhas estão presentes na obra e como isso pode ser transferido para o movimento corporal?
Como podemos usar o espaço da dança para refletir a organização espacial da obra de arte visual?
Como a paleta de cores da obra pode influenciar as emoções e qualidades do movimento?
EXPERIÊNCIA ARTÍSTICA
A dança e as artes visuais são linguagens poderosas que, quando integradas, podem criar novas dimensões de percepção e experiência artística. Ao experimentar a transposição de elementos visuais para o movimento e vice-versa, os alunos não apenas desenvolvem uma compreensão mais profunda de cada disciplina, mas também enriquecem sua capacidade criativa e expressiva.
QUESTÃO 1
Quais são os elementos constitutivos da dança?
QUESTÃO 2
Quais são os elementos constitutivos das artes visuais?
QUESTÃO 3
O principal meio de expressão na dança, envolvendo deslocamento, gestos, saltos, giros e ritmo é
( A ) o espaço.
( B ) o movimento.
( C ) o tempo.
( D ) o corpo.
QUESTÃO 4
Os elementos visuais que dão estrutura à composição em uma obra de arte, como na pintura ou escultura são
( A ) a forma e a textura.
( B ) a composição espacial e a linha.
( C ) a linha e a forma.
( D ) a cor e a textura.
Autoria: | Eurim Pablo |
Formação: | Educação Física e Mestre em Performances Culturais |
Componente Curricular: | Arte/Dança |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento: | (EJAAD0411) Desenvolver processos de criação e composição em dança, explorando a integração entre as linguagens artísticas e seus elementos constitutivos e processuais, utilizando materiais e recursos convencionais, alternativos e/ou digitais |
Referências: | BARBOSA, Ana Mae. A imagem no ensino da arte. São Paulo: Perspectiva, 1991. _________. Interterritorialidade na Arte/Educação e na Arte. IN: AMARAL, Lilian; & BARBOSA, Ana Mae (orgs.). Interterritorialidade: mídias, contextos e educação. São Paulo: Editora Senac São Paulo: Edições SESC SP, 2008. _________. & CUNHA, Fernanda Pereira. A abordagem triangular no ensino das artes visuais e culturas visuais. São Paulo: Cortez, 2010. PINHO, Eurim Pablo Borges, PERFORMANCES DA DANÇA-EDUCAÇÃO: AUTONOMIA E AUTOGOVERNANÇA, Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Goiás – UFG. 2015. |