Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 6ª ANO do Ensino fundamental – Anos finais.
As regras básicas do xadrez são relativamente simples, mas o jogo em si envolve bastante estratégia. Aqui estão as principais regras:
TABULEIRO E PEÇAS
- O tabuleiro tem 64 casas (08×08), alternando entre claras e escuras.
- Cada jogador começa com 16 peças: 01 rei, 01 rainha, 02 torres, 02 bispos, 02 cavalos e 08 peões.
- As peças de um jogador ficam nas duas primeiras fileiras do tabuleiro, com os peões na segunda fila e as peças principais na primeira fila.
- A rainha sempre começa em sua própria cor (branca na casa branca, preta na casa preta).
MOVIMENTO DAS PEÇAS
- REI: Move-se uma casa em qualquer direção (horizontal, vertical ou diagonal).
- RAINHA: Move-se qualquer número de casas em linha reta, tanto na horizontal, vertical quanto diagonal.
- TORRE: Move-se qualquer número de casas na horizontal ou vertical.
- BISPO: Move-se qualquer número de casas na diagonal.
- CAVALO: Move-se em “L” (duas casas em uma direção e uma casa perpendicular). O cavalo é a única peça que pode pular sobre outras peças.
- PEÃO: Move-se uma casa à frente (ou duas casas no primeiro movimento). Captura movendo-se uma casa na diagonal.
CAPTURAS
- As peças capturam-se para a casa ocupada pela peça adversária, exceto o peão, que captura na diagonal.
XEQUE E XEQUE-MATE
- Xeque: O rei está em xeque quando está sob ataque direto. O jogador deve sair do xeque no próximo movimento.
- Xeque-Mate: O jogo termina quando o rei está em xeque e não pode sair dessa posição. Isso é chamado de xeque-mate.
ROQUE
- O roque é um movimento especial envolvendo o rei e uma das torres. O rei move-se duas casas em direção à torre, e a torre salta por cima do rei para a casa ao lado dele. Pode ser feito se:
- Nenhuma das peças (rei ou torre) foi movida antes.
- O rei não está em xeque e nenhuma casa que ele atravessa está sob ataque.
PROMOÇÃO DO PEÃO
- Quando um peão alcança o lado oposto do tabuleiro, ele pode ser promovido a qualquer peça (geralmente uma rainha).
EN PASSANT
- Se um peão se mover duas casas em seu primeiro movimento e parar ao lado de um peão adversário, o adversário pode capturá-lo como se ele tivesse se movido apenas uma casa. Isso só pode ser feito imediatamente após o movimento de duas casas.
EMPATE
- Um empate pode ocorrer em várias situações:
- Rei afogado: O jogador cuja vez é de mover não pode fazer um movimento legal, e seu rei não está em xeque.
- Insuficiência de material: Nenhum dos jogadores tem material suficiente para dar xeque-mate (por exemplo, apenas reis no tabuleiro).
- Acordo mútuo: Ambos os jogadores concordam em empatar.
- Repetição: Se a mesma posição se repetir três vezes, o jogo pode ser empatado.
QUESTÃO 01
O movimento especial em que o rei e a torre se movimentam ao mesmo tempo corresponde
(A) a captura.
(B) ao roque.
(C) ao xeque.
(D) ao empate.
QUESTÃO 02
Quando um peão chega ao final do tabuleiro, ele pode ser promovido a
(A) cavalo.
(B) rei.
(C) torre.
(D) rainha.
QUESTÃO 03
Responda:
a) Em que consiste o movimento de “en passant” e quais são as condições para que ele aconteça?
b) Quais são as principais diferenças entre o movimento do cavalo e o movimento das outras peças?
QUESTÃO 04
Responda:
a) O que é xeque-mate e quais são as condições necessárias para que ele aconteça?
b) Quais são as situações em que o jogo de xadrez pode terminar em empate? Dê exemplos.
Autoria | Elaine Faria de Oliveira. |
Formação | Licenciatura em Educação física. |
Componente Curricular | Educação Física |
Habilidade | (GO-EF07EF26) Vivenciar diversos jogos de salão apropriando de fundamentos técnicos – táticos, e compreendendo suas organizações sociais. |
Referências | DC-GO Ampliado – Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, 2017. FTD sistema de ensino: educação física – ensino fundamental: anos finais 6º ano – 1.ed. – São Paulo: FTD, 2020. Práticas corporais: educação física: 6º ao 9º anos: manual do professor/ Suraya Cristina Darido. et AL 1 ed. – São Paulo:: Moderna, 2018. Se liga na educação física: 6º ano: manual do professor.- São Paulo: Moderna,2022. Silva, Geni Ester Boschetti da O jogo de xadrez: possibilidades pedagógicas para práticas interdisciplinares / Geni Ester Boschetti da Silva, Anderson Martins Corrêa – Ponta Grossa – PR: Atena, 2021. |