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Matemática – Volume e Capacidade de Blocos Retangulares

Esta proposta de atividade de Matemática com base no DC/GO – Ampliado e é destinada aos estudantes do 8º Ano do Ensino Fundamental – Anos Finais.


Neste texto, exploraremos os conceitos de volume e capacidade aplicados a blocos retangulares, também conhecidos como paralelepípedos. Vamos entender o que são esses conceitos, como calcular o volume de um bloco retangular e a diferença entre volume e capacidade. No final, você encontrará dois problemas para testar seus conhecimentos.

Imagem: canva.com/paralelepípedo

O volume de um objeto tridimensional é a quantidade de espaço que ele ocupa. É como se estivéssemos medindo “o tamanho” de um objeto em três dimensões. 

O volume é medido em unidades cúbicas, como:

  • centímetros cúbicos (cm³),
  • decímetros cúbicos (dm³) ou 
  • metros cúbicos (m³).

A capacidade está relacionada ao volume interno de um recipiente, ou seja, à quantidade de líquido ou material que um recipiente pode conter. 

A capacidade é frequentemente expressa em:

  • litros (L) ou
  • mililitros (mL).

A capacidade de um recipiente é numericamente igual ao volume do espaço que ele ocupa.

Por exemplo:

  • 1 metro cúbico (1m3) tem uma capacidade de 1000 litros.
  • 1 centímetro cúbico (cm³) tem uma capacidade de 1 mililitro (1 mL).
  • 1 decímetro cúbico (dm³) tem a capacidade de 1000 mililitros (1000mL).

Existem 2 blocos retangulares bastante comuns nas construções e nos objetos que manuseamos no nosso dia a dia.

São eles:

  • Paralelepípedo
  • Cubo

O Paralelepípedo é um bloco (sólido geométrico) formado por seis faces retangulares e o seu volume é dado pelo produto das medidas do seu comprimento, da sua largura e da sua altura.

Imagem produzida no canva.com.br

O Cubo é um paralelepípedo especial, onde todas as arestas têm o mesmo comprimento e o seu volume é dado pelo produto de 3 arestas.

Problema 1: Um bloco retangular tem um comprimento de 10 cm, uma largura de 6 cm e uma altura de 8 cm. Qual é o volume desse bloco?

Resolução:

Utilizando a fórmula do volume dada acima e, já substituindo os valores, temos:

  • Volume = 10 cm × 6 cm × 8 cm
  • Volume = 480 cm³

Resposta: O volume do bloco retangular é de 480 centímetros cúbicos.

Problema 2: Uma caixa d’água tem a forma de um bloco retangular com comprimento de 1 metro, largura de 0,5 metros e altura de 0,4 metros. Qual é a capacidade dessa caixa em litros?

Resolução:

Utilizando a mesma fórmula do problema 1 e já substituindo os valores, temos:

Volume = 1 m × 0,5 m × 0,4 m = 0,2 m³.

Sabemos que 1 m³ equivale a 1000 litros.

Então, 0,2 m³ são equivalentes a 0,2 . 1000 = 200 litros.

Resposta: A capacidade da caixa d’água é de 200 litros.

Ficamos por aqui, até o próximo.

QUESTÃO 1

Uma caixa de sapatos tem a forma de um bloco retangular. Sabendo que ela mede 30 cm de comprimento, 20 cm de largura e 15 cm de altura, podemos afirmar que o volume dessa caixa é de

(A) 600 cm³.

(B) 9000 cm³.

(C) 12000 cm³.

(D) 15000 cm³.

QUESTÃO 2

Um aquário tem a forma de um bloco retangular e suas dimensões internas são: 60 cm de comprimento, 40 cm de largura e 50 cm de altura. A capacidade total desse aquário, em litros, é de

(A) 120 litros.

(B) 1200 litros.

(C) 12000 litros.

(D) 120000 litros.

QUESTÃO 3

Uma piscina olímpica tem formato de um paralelepípedo reto-retângulo com as seguintes dimensões: 50 metros de comprimento, 25 metros de largura e 2 metros de profundidade.

A) Calcule o volume de água necessário para encher completamente a piscina em metros cúbicos. 

B) Sabendo que 1 m³ equivale a 1000 litros, quantos litros de água são necessários para encher a piscina?

QUESTÃO 4

Um bloco de gelo tem a forma de um cubo com aresta medindo 20 cm.

A) Qual é o volume do bloco de gelo em centímetros cúbicos? 

B) Se o bloco de gelo derreter completamente, qual será o volume da água obtida? Explique sua resposta.


Aprenda um pouco mais neste vídeo do canal do Prof. Hélio.

Matemática Básica <YouTube>
Autoria:Professor Hélio Roberto da Rocha, Mestre em Matemática
Componente Curricular:Matemática
Habilidades:(EF06MA24) Ler, interpretar, resolver e elaborar problemas que envolvam as grandezas comprimento, massa, tempo, temperatura, área (triângulos e retângulos), capacidade e volume (sólidos formados por blocos retangulares), sem uso de fórmulas, inseridos, sempre que possível, em contextos oriundos de situações reais e/ou relacionadas às outras áreas do conhecimento.
ReferênciasGOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender Sempre. 6° ao 9º ano – Ensino Fundamental; Matemática; Goiânia, 2024. 
GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume II. Ensino Fundamental Anos Finais. CONSED; UNDIME, 2018. 433 p. Disponível em <https://sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais&gt>. Acesso em 23/03/2024.