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Língua Portuguesa – Trava-língua

Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa é destinada aos estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais.

TRAVA-LÍNGUA

UM TRAVA-LÍNGUA É UMA FRASE OU SEQUÊNCIA DE PALAVRAS PROJETADA PARA SER DIFÍCIL DE PRONUNCIAR CORRETAMENTE, ESPECIALMENTE QUANDO DITA RAPIDAMENTE. NORMALMENTE, OS TRAVA-LÍNGUAS CONTÊM SONS REPETIDOS, COMBINAÇÕES DE FONEMAS QUE TORNAM A ARTICULAÇÃO COMPLICADA, O QUE LEVA A ERROS DE PRONÚNCIA OU TROCA DE SÍLABAS.

PODE SER CONSIDERADO UM JOGO DE PALAVRAS QUE FAZ PARTE DA CULTURA POPULAR. TRAVA-LÍNGUAS SÃO PARTE DA TRADIÇÃO ORAL DE MUITAS CULTURAS AO REDOR DO MUNDO, TÊM SIDO USADOS HÁ SÉCULOS COMO FORMA DE ENTRETENIMENTO.  

OS TRAVA-LÍNGUAS SÃO PASSADOS DE GERAÇÃO EM GERAÇÃO, O QUE FAZ DELES NÃO APENAS UMA FORMA DE DIVERSÃO, MAS TAMBÉM UM MEIO DE PRESERVAR A LÍNGUA E OS DIALETOS LOCAIS.

VEJAM A SEGUIR ALGUNS EXEMPLOS DE TRAVA-LÍNGUA:

Imagens disponíveis em: https://alfabetizacao.mec.gov.br/images/conta-pra-mim/livros/versao_digital/trava_lingua_versao_digital.pdf > Acesso em 29/08/2024.

LEIA O TRAVA-LÍNGUA A SEGUIR.

QUESTÃO 1

O TRAVA-LÍNGUA É SOBRE A

(A) ARIRANHA.

(B) ARARA.

(C) ARANHA.  

(D) ARRAIA.

QUESTÃO 2

O TRAVA-LÍNGUA É UMA IMPORTANTE FERRAMENTA PARA A APRENDIZAGEM, POIS AUXILIA NA 

(A) REPETIÇÃO DESNECESSÁRIA DE PALAVRA.

(B) MEMORIZAÇÃO E CONCENTRAÇÃO DAS CRIANÇAS.

(C) FALA RÁPIDA E ERRADA DAS CRIANÇAS.

(D) COMPLICAÇÃO DA FALA DAS CRIANÇAS.

QUESTÃO 3

COMO VOCÊ ACHA QUE OS TRAVA-LÍNGUAS PODEM AJUDAR VOCÊ A MELHORAR A FORMA COMO FALA E LÊ?

QUESTÃO 4

POR QUE VOCÊ ACHA QUE OS TRAVA-LÍNGUAS SÃO USADOS EM DIFERENTES CULTURAS AO REDOR DO MUNDO? O QUE ISSO NOS DIZ SOBRE A LINGUAGEM?

QUESTÃO 5

AGORA É A SUA VEZ! VOCÊ CONSEGUE INVENTAR UM TRAVA-LÍNGUAS?

HORA DE APRENDER BRINCANDO!

Disponível em: https://wordwall.net/pt/resource/2891937

Autoria:Andrielly Campos
Formação:Letras: Português / Inglês e Pedagogia
Componente Curricular:Língua Portuguesa
Habilidades:(EF12LP07) Identificar e (re)produzir em cantigas, quadras, parlendas e canções, entre outros, rimas aliterações, assonâncias, o ritmo da fala relacionado ao ritmo e à melodia das músicas e seus efeitos de sentido. 
(EF12LP07-A) Reconhecer recursos linguísticos e discursivos que constituem os gêneros previstos, de modo que seja possível reproduzi-los em atividades de escrita e reescrita, assim como de cria-los em atividades de produção de textos. 
(EF02LP26) Ler e compreender com autonomia, textos literários, de gêneros variados, desenvolvendo o gosto pela leitura.
Referências: GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume II. Ensino Fundamental Anos Finais. CONSED; UNDIME, 2018. 433 p. Disponível em <https://sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais&gt&gt;> Acesso em 29/08/2024.

CENTENO, Maria Regina Giesen; MANCINI, Lidiane Conceição Monferino. Akpalô: língua portuguesa 2º ano. São Paulo: Editora do Brasil, 2021. Disponível em: https://issuu.com/editoradobrasil/docs/objeto_2_akpalo_portugues_2_ano_pnld_2023. Acesso em: 29 ago. 2024.

Trava-línguas [recurso eletrônico] / organizado por Ministério da Educação – MEC ; coordenado por Secretaria de Alfabetização – Sealf. – Brasília, DF : MEC/Sealf, 2020. 16 p. : il. ; PDF ; 15,2 MB. – (Coleção Conta pra Mim)