Esta proposta de atividade de GEOGRAFIA é destinada aos estudantes do 4º período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
Revolução Verde: O trabalho no campo
As atividades desenvolvidas no meio rural são fundamentais para garantir a produção de alimentos, combustíveis e diversos outros produtos. Sendo assim, o trabalho no campo é uma atividade muito importante que envolve dedicação, esforço físico, conexão com a terra e domínio de técnicas e tecnologias que auxiliam no processo produtivo.
Ao longo do tempo as atividades no campo foram recebendo apoio de equipamentos tecnológicos que reduziram expressivamente a mão de obra no meio rural. O trabalho de preparação do solo, o plantio, o acompanhamento da safra e a colheita eram realizados manualmente por diversas pessoas. Porém, o trabalho braçal foi substituído pelas máquinas em decorrência da mecanização do campo impulsionada pela Revolução Verde.
A Revolução Verde foi um conjunto de inovações tecnológicas e científicas ocorridas entre as décadas de 1940 e 1970, que transformou profundamente a agricultura em várias partes do mundo, especialmente nos países em desenvolvimento. O principal objetivo dessa revolução era aumentar a produtividade agrícola para combater a fome e a insegurança alimentar, que eram problemas críticos em muitas regiões e tornou-se uma grande preocupação dos líderes mundiais no pós-guerra.
O movimento da Revolução Verde foi liderado pelo cientista Norman Borlaug, conhecido, por alguns, como “pai da Revolução Verde”. Ele desenvolveu novas variedades de sementes de alto rendimento, resistentes a doenças, e que também respondiam melhor ao uso de fertilizantes químicos e irrigação.
A Revolução Verde trouxe consigo a introdução de novas práticas agrícolas, incluindo o uso intensivo de fertilizantes, pesticidas, irrigação em larga escala, e o desenvolvimento de sementes híbridas e variedades geneticamente modificadas. A adoção dessas tecnologias permitiu um aumento significativo na produção de alimentos, contribuindo para a diminuição da fome em muitos países, particularmente na Ásia e na América Latina.
A mecanização da agricultura durante a Revolução Verde, resultou no deslocamento de trabalhadores rurais e no aumento da urbanização. Em alguns casos, a Revolução Verde beneficiou mais os grandes proprietários de terra e corporações agroindustriais, em detrimento dos pequenos produtores por conta do aumento da concentração de terras.
Ainda que a Revolução Verde não tenha como objetivo mecanizar a produção pecuarista, as vantagens vivenciadas pela agricultura impulsionam todo o agronegócio. Possibilitando a produção de maquinários e técnicas mais eficientes para o manejo de animais, na produção de proteínas e outros insumos, o que também trouxe mudanças profundas no trabalho do campo.
QUESTÃO 1
Observe as imagens que apresentam o processo de preparação do solo para o plantio, a imagem B representa características do trabalho no campo oriundo da
(A) Revolução Russa.
(B) Revolução Verde.
(C) Revolução Americana.
(D) Revolução Campesina.
QUESTÃO 2
Considerando o contexto da Revolução Verde, podemos destacar que a revolução trouxe para o campo a
(A) adoção de práticas de agricultura sustentável em todo processo produtivo.
(B) mecanização do campo e a introdução do uso intensivo de fertilizantes e pesticidas.
(C) substituição completa da agricultura tradicional por agricultura mecanizada.
(D) eliminação do uso de irrigação em culturas agrícolas.
QUESTÃO 3
Apesar dos avanços proporcionados pela Revolução Verde, quais foram as principais críticas e impactos negativos, tanto ambientais quanto sociais, decorrentes de sua implementação em larga escala?
QUESTÃO 4
O trabalho no campo passou por alterações significativas com advento das máquinas agrícolas, que substituíram o trabalho braçal pela força da mecanização. Conforme o contexto da Revolução Verde, descreva quais alterações a Revolução Verde trouxe para a produção agrícola.
Autoria: | Ailton Silva |
Formação: | Geografia |
Componente Curricular | Geografia |
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento | (EJAGE0410) Analisar as mudanças dos tipos de trabalho e desenvolvimento tecnológico na agropecuária, na indústria, no comércio e nos serviços em diferentes escalas |
Referências | LAZZARI, F. M; SOUZA, A. S. Revolução Verde: Impactos sobre os conhecimentos tradicionais. Disponível em: <coral.ufsm.br/congressodireito/anais/2017/4-3.pdf>. Acesso em: 02, set. 2024. OCTAVIANO, C. Muito além da tecnologia: os impactos da Revolução Verde. Disponível em:<comciencia.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-76542010000600006&lng=pt>. Acesso em: 02, set. 2024. |