O Conexão Escola – “Curiosidade está On”, é um quadro educativo baseado no Documento Curricular para GOIÁS – Ampliado, que busca aprofundar o conhecimento de temas diversos, ampliando o repertório científico, artístico e cultural, com objetivo de possibilitar uma ampliação dos conhecimentos, com vista ao desenvolvimento de aprendizagem e criação de novos projetos, que estimule a comunidade escolar na busca pelo conhecimento.
Os povos tradicionais na América e na África.
Você sabia?
Vocês sabiam que o maior império do continente americano antes da chegada dos europeus foi o Império Inca? Este vasto império, que floresceu na região andina da América do Sul, abrangia partes dos atuais Peru, Equador, Bolívia, Chile, Colômbia e Argentina. Seu apogeu ocorreu no século XV, sob a liderança de governantes como Pachacuti Inca Yupanqui e seu filho, Tupac Inca Yupanqui.
O Império Inca começou como um pequeno reino no Vale de Cusco, localizado no atual Peru. A partir do século XIII, os incas começaram a expandir seu território. A verdadeira expansão imperial começou com Pachacuti, que transformou Cusco em um centro administrativo, político e militar, e iniciou uma série de conquistas que expandiram o império significativamente.
O império era altamente organizado, com uma administração centralizada e uma complexa estrutura de governo. O Sapa Inca, ou imperador, era considerado divino e exercia autoridade absoluta. O império estava dividido em quatro regiões principais, cada uma governada por um oficial de alto escalão. A administração eficiente e a infraestrutura desenvolvida permitiram o controle de vastos territórios e populações diversificadas.
Um dos maiores feitos dos incas foi a criação de um extenso sistema de estradas, conhecido como Qhapaq Ñan, que se estendia por mais de 40.000 quilômetros. Essas estradas facilitavam o movimento de exércitos, mercadorias e informações através do império.
O Império Inca caiu nas mãos dos conquistadores espanhóis liderados por Francisco Pizarro em 1533. A captura e execução de Atahualpa, o último Sapa Inca, marcou o fim do império. No entanto, o legado dos incas perdura até hoje. Suas técnicas agrícolas, obras arquitetônicas e contribuições culturais continuam a influenciar a vida nos Andes.
PROPOSTA DE ATIVIDADE
Na atividade de hoje, o professor fará uma introdução sobre as civilizações pré-colombianas, destacando os povos maias, astecas e incas. Mostrará no mapa onde estavam localizadas essas civilizações e discutirá brevemente suas características principais.
Passo 1 – Os estudantes serão divididos em grupos e cada um focando em um aspecto das civilizações pré-colombianas.
Passo 2 – O primeiro grupo fará uma leitura de um mito ou lenda de uma civilização pré-colombiana. Os estudantes discutirão em grupo a mensagem ou lição da história e depois criarão uma pequena dramatização ou uma história em quadrinhos baseada na lenda.
Passo 3 – O segundo grupo fará a criação de réplicas de artefatos, como máscaras, joias ou esculturas de argila, inspiradas na arte pré-colombiana. O professor mostrará exemplos e explicará o significado cultural.
Passo 4 – O terceiro grupo fará uma busca pela cultura musical tradicional dos povos pré-colombianos e fará uma apresentação presencial, ou uma apresentação em vídeo.
Passo 5 – O quarto grupo apresentará as vestimentas típicas desses povos e mostrará os vários tipos de roupas e adereços, dos povos tradicionais pré-colombianos.
Passo 6 – Ao término da apresentação dos grupos, todos debaterão sobre como essas culturas influenciaram os países de hoje.
Habilidades: | Componente: Geografia (EF08GE06-A) Analisar a atuação das organizações mundiais nos continentes americano e africano, reconhecendo a influência cultural e econômica dessas ações nesses continentes, identificando em seus lugares de vivência, marcas desses processos. |
Habilidades: | Componente: História (EF06HI08) Identificar os espaços territoriais ocupados e os aportes culturais, científicos, sociais e econômicos dos astecas, maias e incas e dos povos indígenas de diversas regiões brasileiras. (GO-EF07HI03-C) Localizar as civilizações ameríndias, Incas, Maias, Astecas, antes da chegada dos europeus, comparando-os com povos e sociedades europeias, quanto ao sistema monetário e de escrita, forma de marcação do tempo, comércio, circulação de produtos e mercadorias. (GO-EF07HI08-A) Compreender as formas de organização das sociedades pré-colombianas, Maias, Incas e Astecas, no tempo da conquista e suas formas de luta e resistência ao domínio espanhol, com destaque para os sistemas religiosos já existentes nas Américas antes da chegada dos europeus. (GO-EF07HI14-A) Compreender as especificidades das trocas materiais e simbólicas, internas e externas realizadas por povos africanos antes da colonização que envolvia aldeões, grandes reinos e povos árabes. |