Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 5º ANO do Ensino Fundamental – Anos Iniciais.
Classificando os esportes
Vamos aprender um pouco sobre jogos e esportes e como eles podem ser divididos em diferentes tipos. Cada tipo de jogo ou esporte tem suas próprias regras e maneiras de jogar, o que torna cada um deles único e divertido!
Um jogo é uma atividade divertida que fazemos para brincar e nos divertir. Ele pode ser jogado com regras flexíveis, e o mais importante é aproveitar o momento. Já o esporte é parecido com o jogo, mas tem regras mais sérias, organizadas por federações e confederações e, muitas vezes, as pessoas treinam bastante para competir. No esporte, os jogadores precisam seguir as regras para ganhar, e isso exige muita dedicação.
Os esportes podem ser divididos em diferentes tipos. Nos esportes de marca, por exemplo, o objetivo é fazer o melhor tempo ou a melhor pontuação. Um exemplo é o atletismo, onde os atletas correm para ver quem é o mais rápido.
Já nos esportes de precisão, o importante é acertar o alvo ou ser o mais preciso possível. Um bom exemplo é o tiro com arco, onde os jogadores precisam acertar o centro do alvo.
Nos esportes de invasão, como o futebol e o basquete, o objetivo é invadir o espaço do time adversário para marcar pontos, seja fazendo gols ou cestas.
Em esportes de campo e taco, como o beisebol e o críquete, os jogadores usam um taco para bater na bola e tentar correr pelas bases ou marcar pontos no campo.
Por fim, nos esportes de rede e parede, como o vôlei e o tênis, os jogadores envolvem jogar uma bola ou outro objeto por cima de uma rede ou contra uma parede, tentando mandar a bola para o outro lado sem deixá-la cair.
Hoje em dia, os esportes podem ser jogados de várias maneiras. Algumas pessoas jogam esportes como uma profissão, treinando muito e participando de competições para serem os melhores do mundo. Outras jogam por diversão, em atividades comunitárias ou de lazer, onde o objetivo principal é se divertir e fazer novos amigos, sem a pressão de ganhar.
Agora que você já sabe mais sobre os diferentes tipos de esportes, pode escolher o seu favorito e se divertir jogando!
ATIVIDADE
QUESTÃO 1
Se você fosse escolher um esporte de invasão para jogar com seus amigos, qual escolheria e por quê?
QUESTÃO 2
Imagine que você está jogando futebol, qual estratégia você usaria para ajudar seu time a marcar um gol?
QUESTÃO 3
O principal objetivo dos esportes de invasão é
(A) fazer o maior número de passes.
(B) conquistar o espaço do adversário para marcar pontos.
(C) evitar tocar na bola.
(D) driblar os jogadores do próprio time.
QUESTÃO 4
O que os jogadores, tanto de futebol quanto de basquete precisam
(A) evitar chutar a bola.
(B) proteger o gol do adversário.
(C) trabalhar juntos para atacar e defender.
(D) correr sem direção no campo.
QUESTÃO 5
Se você pudesse inventar um novo esporte de invasão, como ele seria e qual nome teria?
Saiba mais
Assista aos vídeos e aprenda um pouco mais…
Autoria | Livia Analy Rezende Amancio |
Formação | Educação física |
Componente Curricular: | Educação física |
Habilidades: | (GO-EF04EF05) Vivenciar e fruir diferentes modalidades e características histórico-culturais presentes nos esportes e paradesporto de marca, precisão, invasão, campo e taco, rede/parede, bem como seus valores, regras e significados, prezando pelo trabalho coletivo, pelo protagonismo. (EF35EF06) Diferenciar os conceitos de jogo e esporte de marca, precisão, invasão, campo e taco, rede e parede, identificando as características que os constituem na contemporaneidade e suas manifestações (profissional e comunitária/lazer). |
Referências | Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, 2017. DC-GO Ampliado 2018/2019. Marisa Martins Sanchez .Buriti mais – Educação física (3º a 5º anos). P- 40. Ed. Moderna. 1ª ed. São Paulo. 2021. |