ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DA NATUREZA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.
Água: um bem precioso
A água é vida, em cada gota,
No copo que bebemos, tão pura e fresquinha,
No banho quentinho que nos abraça,
É ela que nos limpa e traz alegria.
Nos campos verdes, faz a planta crescer,
No solo fértil, ajuda a flor nascer,
No rio que corre, leva o barco a deslizar,
E na cozinha, faz o alimento cozinhar.
Nas manhãs, desperta o dia com frescor,
No calor, nos refresca com seu amor,
Ela é fonte de vida, de paz e de união,
Sem ela, não há vida, não há canção.
A água é preciosa, devemos respeitar,
Cada gota que cai, precisamos valorizar.
Ela é amiga, sempre a ajudar,
Cuidar da água é cuidar do nosso lar.
OBSERVE A SEGUINTE IMAGEM PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES:
QUESTÃO 1
O poema “água: um bem precioso”, sugere que a água é
(A) importante, mas facilmente substituível.
(B) uma fonte de vida, paz e união.
(C) apenas útil para o consumo humano.
(D) irrelevante no contexto ambiental.
QUESTÃO 2
A água contribui para o crescimento das plantas
(A) fornecendo calor e luz.
(B) limpando o ar ao redor.
(C) irrigando o solo fértil.
(D) protegendo as plantas dos predadores.
QUESTÃO 3
Na sua opinião, qual é a mensagem principal que a autora deseja transmitir sobre a importância da água?
QUESTÃO 4
Liste quatro utilidades da água realizadas por você e sua família.
Autoria: | Prof.ª Danielle Assis Borges Fantini |
Formação: | Graduanda em: Nutrição. Graduada em: Pedagogia e Jornalismo. Pós-graduada em: – MBA em Gestão das Tecnologias da Informação e da Comunicação – Educação – Docência Universitária – Psicopedagogia Institucional e Clínica – Neuropedagogia Aplicada à Educação |
Componente Curricular: | CIÊNCIAS DA NATUREZA |
Habilidade (s): | (EF03CI07-B) Identificar características da Terra, como seu formato esférico, a presença de água, solo, dentre outras. |
Referência (s): | ÁGUA. Brasil Escola, UOL, 2024. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/geografia/agua.htm>. Acesso em: 03, set. 2024. APRENDER JUNTOS CIÊNCIAS, 3º ano: ensino fundamental. Organizadora SM Educação. 7ª ed. São Paulo: Edições SM, 2021. LICO, Maria Aparecida e SOARES, TRIVELLATO, José. Aquarela, Ciências – 3º ano. Ensino Fundamental. São Paulo: Kit’s Editora, 2021. PESSOA, Karina e FAVALLI, Leonel. Novo Pitanguá Ciências. 3º Ano. Ensino Fundamental Anos Iniciais. Editora Moderna. 1 ed. São Paulo: Moderna, 2021. |
Documento norteador: | DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO (DC-GO AMPLIADO) |