Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 4ª Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
22 Modalidades do Paradesporto Olímpico
Os esportes surgiram como forma de valorizar a capacidade de superação do ser humano, que através do treino diário e de uma competição justa atinge a vitória com honras ao mérito.
Mas, no início, as pessoas com algum tipo de deficiência física ou intelectual não tinham oportunidades de praticar esportes, assim como não encontravam lugar no mercado de trabalho, especialmente nas indústrias.
Era como se essas pessoas não pudessem mostrar seu valor e sua capacidade de superação como os atletas faziam a todo momento em nome de toda a humanidade.
Somente muito tempo depois, com o fim da II Guerra Mundial (setembro de 1945), devido ao grande número de ex combatentes feridos nos conflitos que se tornaram amputados ou paralíticos, que cientistas, médicos e outros profissionais começaram a desenvolver com mais ênfase tratamentos que levassem essas pessoas à reabilitação, readaptação e inclusão social.
Foi nesse contexto histórico que os esportes começaram a ser adaptados para atender às necessidades das pessoas com algum tipo de deficiência física ou mental, e que hoje é reconhecido como o paradesporto.
Com o surgimento do paradesporto essas pessoas podem, por mais essa via, novamente mostrar sua capacidade de superação e buscar a vitória com honras ao mérito, e não apenas no esporte, mas principalmente como exemplo para a vida cotidiana e no trabalho.
Atualmente, muitas modalidades paradesportivas se tornaram integrantes das Paralimpíadas, evento que ocorre a cada 4 anos logo após as olimpíadas, que são:
(1) Atletismo, (2) badminton, (3) basquete em cadeiras de roda, (4) bocha, (5) canoagem, (6) ciclismo, (7) equestre, (8) esgrima, (9) futebol de cegos, (10) goalball, (11) halterofilismo, (12) judô, (13) natação, (14) remo, (15) rugby, (16) taekwondo, (17) tênis, (18) tênis de mesa, (19) tiro com arco, (20) tiro esportivo, (21) triatlo e (22) vôlei sentado.
Questão 1
Podemos afirmar que os esportes surgiram também como forma de
(A) desvalorizar os treinos e as vitórias em competições justas.
(B) incentivar a violência como forma de conseguir novas vitórias.
(C) valorizar o sedentarismo e a falta de aptidão física dos atletas.
(D) valorizar a capacidade de superação humana nas competições.
Questão 2
O paradesporto são práticas esportivas
(A) com as mesmas regras e dinâmicas dos outros esportes.
(B) destinada somente às pessoas com deficiência física.
(C) destinada somente às pessoas com deficiência intelectual.
(D) adaptadas para atender todas as pessoas com qualquer tipo de deficiência.
Questão 3
Como surgiram as modalidades paradesportivas?
Questão 4
Qual a importância social do paradesporto e Paralimpíadas?
Autoria | Luciano Alves de Oliveira |
Formação | Educação Física |
Componente curricular | Educação Física |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | (EJAEF0408) Compreender e analisar as características histórico-culturais, valores, normas, regras, objetivos e fundamentos presentes nas diferentes modalidades esportivas. (EJAEF0411) Relacionar e problematizar o esporte nos aspectos sociais, econômicos e políticos no contexto atual. |
Referências | BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Coletivo de autores. Metodologia do Ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez. 1992 Goiânia. Documento Curricular Eja – 2023. Educação Física. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023 Goiânia. Documento Curricular Para a Rede Municipal de Educação de Goiânia – EJA. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023 Goiânia. Organização Pedagógica da EJA – 2023. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2022 |