Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa é destinada aos estudantes do 5º Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
PONTO, VÍRGULA E RETICÊNCIAS
Escrever obedecendo corretamente a pontuação é algo extremamente delicado, pois muitas vezes ao expressar uma ideia é necessário adequar pausas e entonações para que a mensagem seja compreendida de maneira clara e precisa.
Por isso, é essencial entender o papel de cada sinal de pontuação e aplicá-los corretamente, respeitando as regras gramaticais e o contexto da escrita. E para melhor esclarecer este contexto veja quando e como empregamos ponto, vírgula e a reticências:
O ponto final
O ponto final é usado para encerrar uma frase completa, indicando que o pensamento expresso terminou. Ele marca uma pausa maior na leitura, indicando que a ideia foi concluída.
Exemplo:
Ela acabou o trabalho.
O ponto seguido
O termo “ponto seguido” refere-se ao uso do ponto para terminar uma frase e iniciar outra logo em seguida, na mesma linha, sem pular para um novo parágrafo.
Exemplo:
Ela terminou o trabalho. Agora, vai descansar.
A vírgula
A vírgula é um sinal de pontuação usado para indicar uma pausa breve na leitura, separar elementos e organizar as frases, facilitando a compreensão do texto. Sua utilização correta é essencial para a clareza da comunicação. Abaixo estão as principais situações em que se deve usar a vírgula:
1. Separar termos de mesma função em uma lista
2. Separar orações com ou sem conectivos são separadas por vírgula.
3. Isolar expressões explicativas, apostos e vocativos:
4. Marcar elipses de verbos:
5. Para isolar expressões explicativas e corretivas:
Exemplos:
Comprei maçãs, laranjas, bananas e alguns legumes.
Ela estudou a noite toda, revisou os textos, fez anotações.
Ele estava cansado, mas continuou trabalhando.
João, o melhor aluno da turma, recebeu uma medalha.
Pedro gosta de música; Ana, de cinema.
Muitos alunos, ou seja, a maioria, preferem aulas online.
Com relação ao uso da vírgula é válido acrescentar que não se deve usar vírgula entre o sujeito e o verbo, nem entre o verbo e seu complemento, salvo em casos de expressões explicativas, apostos ou vocativos. Atenção especial ao uso demasiado ou desnecessário da vírgula, que pode comprometer a clareza do texto.
Reticências
As reticências são um sinal de pontuação formado por três pontos consecutivos e são usadas para indicar uma interrupção na fala, uma continuidade implícita, ou para criar um efeito de suspense ou dúvida. Veja as principais funções gramaticais das reticências:
Exemplos:
Comprei livros, roupas, sapatos…
Ele abriu a porta e, de repente… tudo ficou escuro.
Não sei se vou… é tão difícil decidir…
As reticências são muito apropriadas quando é necessário evitar palavras ou frases consideradas inadequadas ou indesejáveis, elas podem ser usadas para suavizar uma frase, omitindo palavras ofensivas ou irrelevantes.
Esses sinais de pontuação são essenciais para uma comunicação eficiente, pois guiam o leitor pelo discurso, esclarecem intenções e dão vida ao que é escrito. Usá-los corretamente não só evita mal-entendidos, mas também garante que a mensagem seja transmitida de maneira expressiva, refletindo fielmente o que o autor deseja comunicar.
RESPONDA AS QUESTÕES
QUESTÃO 1
As frases abaixo estão com erros de pontuação. Reescreva-as corretamente, usando o ponto, vírgula ou reticências quando necessário.
a) Ele correu para o trem mas não conseguiu entrar.
b) Ana gosta de chocolate morango baunilha e café.
c) Estava tudo escuro pensei que algo tinha acontecido
d) Maria Claudia proprietária de veículo prata por gentileza compareça ao estacionamento.
e) sempre foram apressados a vantagem é serem educados amáveis e amigos também.
QUESTÃO 2
Crie uma frase para cada situação abaixo, usando o sinal de pontuação solicitado.
a) Frase com vírgula para listar três atividades que você faz no dia a dia.
b) Frase com ponto final para indicar o término de uma ideia.
c) Frase com reticências para sugerir uma interrupção ou suspense.
d) Frase com ponto seguindo dando continuidade para uma ideia.
e) Frase com reticências para omitir um termo indesejável.
QUESTÃO 3
As reticências são utilizadas para
(A) indicar uma citação direta de um autor.
(B) indicar uma pausa para continuidade.
(C) finalizar uma frase afirmativa.
(D) separar duas orações coordenadas.
QUESTÃO 4
A frase abaixo em que o uso da vírgula está correto é
(A) Maria, gosta de viajar, e conhecer novos lugares.
(B) João foi à feira, comprou frutas e voltou para casa.
(C) Ana, que é minha amiga de infância, mora em outra cidade.
(D) Gosto de filmes, de ação, comédia e suspense.
Autoria: | Regina Cácia |
Formação: | Letras – Língua Portuguesa |
Componente Curricular: | Língua Portuguesa |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento: | (EJALP0532) Identificar e compreender, em orações de textos lidos ou de produção própria, verbos de predicação completa e incompleta: intransitivos e transitivos |
Referências: | BECHARA, Evanildo. Moderna Gramática Portuguesa. São Paulo, SP: Companhia Editora Nacional, 1985. 2 ed. CUNHA, Celso. CINTRA, Lindley. Nova gramática do Português Contemporâneo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1985. 2ed. LIMA, Rocha. Gramática Normativa da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: José Olympio Editora, 1986. |