ESTA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA INTEGRADA COM GEOGRAFIA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO SEGUNDO PERÍODO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA.
PARALIMPÍADAS
AS PARALIMPÍADAS SÃO UM EVENTO ESPORTIVO GLOBAL, COM EDIÇÕES DE VERÃO E INVERNO, QUE REÚNE ATLETAS COM DEFICIÊNCIAS FÍSICAS, VISUAIS E COGNITIVAS. ASSIM COMO AS OLIMPÍADAS, ELAS OCORREM A CADA QUATRO ANOS NO MESMO PAÍS-SEDE. ATUALMENTE, AS PARALIMPÍADAS DE VERÃO INCLUEM 22 MODALIDADES ESPORTIVAS, ENQUANTO AS DE INVERNO CONTAM COM 6 MODALIDADES.
PARA CADA MODALIDADE, O COMITÊ PARALÍMPICO INTERNACIONAL DEFINE CRITÉRIOS RIGOROSOS PARA GARANTIR A MÁXIMA JUSTIÇA NAS COMPETIÇÕES. DESSA FORMA, OS ATLETAS SÃO DIVIDIDOS EM DIFERENTES CLASSES, QUE REFLETEM O NÍVEL DE FUNCIONALIDADE DE CADA UM.
O SÍMBOLO DAS PARALIMPÍADAS, CONHECIDO COMO “AGITOS”, POSSUI TRÊS CORES: VERMELHO, AZUL E VERDE, QUE SÃO AS MAIS COMUNS EM BANDEIRAS NACIONAIS AO REDOR DO MUNDO. ESSES TRÊS ELEMENTOS REPRESENTAM AS TRÊS DIMENSÕES DO SER HUMANO: MENTE, CORPO E ESPÍRITO, E O NOME “AGITOS” SIGNIFICA “EU ME MOVO”, SIMBOLIZANDO O DINAMISMO DOS ATLETAS PARALÍMPICOS.
AS PARALIMPÍADAS TÊM UM PAPEL ESSENCIAL NA TRANSFORMAÇÃO DAS PERCEPÇÕES SOCIAIS SOBRE AS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA, DESTACANDO SUAS HABILIDADES E CONQUISTAS. ALÉM DE SEREM UM EVENTO ESPORTIVO DE ALTO NÍVEL, PROMOVEM A INCLUSÃO, A ACESSIBILIDADE E O RESPEITO ÀS DIFERENÇAS, INSPIRANDO MILHÕES DE PESSOAS AO REDOR DO MUNDO.
QUESTÃO 1
PARALIMPÍADAS É UM EVENTO ESPORTIVO DESTINADO A ATLETAS
(A) SURDOS E COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA.
(B) EXCLUSIVAMENTE DA AMÉRICA LATINA.
(C) COM DEFICIÊNCIA FÍSICA, VISUAL E INTELECTUAL.
(D) COM BAIXO DESEMPENHO NAS OLIMPÍADAS.
QUESTÃO 2
VOCÊ CONSIDERA QUE AS PARALIMPÍADAS TÊM UM PAPEL RELEVANTE NA SOCIEDADE? EXPLIQUE SEU PONTO DE VISTA.
QUESTÃO 3
UM DOS BENEFÍCIOS SOCIAIS DAS PARALIMPÍADAS É A
(A) INVISIBILIDADE.
(B) DISCRIMINAÇÃO.
(C) REPRESENTATIVIDADE.
(D) SEGREGAÇÃO.
QUESTÃO 4
OS SÍMBOLOS DE ACESSIBILIDADE TÊM UMA FUNÇÃO CRUCIAL TANTO NAS PARALIMPÍADAS QUANTO NO DIA A DIA, INDICANDO LOCAIS, SERVIÇOS E RECURSOS ADAPTADOS PARA ATENDER ÀS NECESSIDADES DE PESSOAS COM DIVERSOS TIPOS DE DEFICIÊNCIA. RELACIONE CADA SÍMBOLO ABAIXO COM O SIGNIFICADO CORRESPONDENTE:
Autor | Jordana Ferreira |
Formação | Educação Física |
Componentes Curriculares | Educação Física e Geografia |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | (EJAEF0212) Refletir sobre o fenômeno esportivo nos aspectos sociais, políticos e econômicos. (EJAEF0213) Refletir e dialogar sobre as questões de gênero, preconceitos e violência, inclusão/exclusão presentes nos esportes. (EJAGE0211) Reconhecer os símbolos de uso cotidiano (acessibilidade, inclusão, trânsito e outros) como tipos de legendas. |
Referências | HILGEMBERG, Tatiane. Jogos Paralimpícos: história, mídia e estudos críticos da deficiência. COMITÊ PARALIMPÍCO INTERNACIONAL. Disponível em: Perguntas frequentes sobre classificação IPC (paralympic.org). Acesso em 27 de agosto de 2024. |