Esta proposta de atividade de GEOGRAFIA é destinada aos estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental anos iniciais.
A Globalização e a Desigualdade
A globalização é um processo que envolve a intensificação das relações econômicas, culturais e políticas entre os países, promovendo uma maior integração do mundo. No entanto, esse processo não ocorre de maneira homogênea e traz consigo uma série de desigualdades sociais que se manifestam de diferentes formas em diversas partes do planeta. A compreensão dessas desigualdades é essencial para entender os desafios enfrentados na busca por um desenvolvimento mais justo e equitativo.
Segundo o Geografo Milton Santos, a globalização pode ser dividida em duas faces: a globalização como fábula e a globalização como perversidade. A primeira se refere à narrativa otimista e dominante que enxerga a globalização como uma força positiva, capaz de gerar progresso e desenvolvimento para todos. Contudo, essa visão mascara as profundas desigualdades que se acentuam com a globalização.
A globalização como perversidade, por outro lado, expõe as realidades enfrentadas pela maioria da população mundial, que não tem acesso aos benefícios prometidos pela globalização. Países em desenvolvimento e regiões periféricas muitas vezes enfrentam uma inserção subordinada no mercado global, reforçando sua dependência e vulnerabilidade econômica. As políticas neoliberais, que acompanham a globalização, promovem frequentemente a flexibilização das relações de trabalho, resultando na precarização e exploração da força de trabalho em várias partes do mundo.
Mapa da insegurança alimentar de 2018-2020
Fonte: Atlas Geográfico Escolar do IBGE. Disponível em: <https://atlasescolar.ibge.gov.br/mundo/3011-indicadores-sociais/seguranca-alimentar.html>. Acesso em 27 de ago. de 2024.
Essa desigualdade também se manifesta na distribuição desigual de riquezas, acesso aos alimentos e oportunidades. Enquanto grandes corporações transnacionais se beneficiam da livre circulação de capitais e da exploração de recursos naturais, as populações locais enfrentam frequentemente o desemprego, a marginalização e a falta de acesso a serviços básicos e alimentação de qualidade. Essa dinâmica contribui para o aumento das disparidades entre o Norte e o Sul globais, entre países ricos e pobres.
O processo de globalização, apesar de suas promessas de integração e desenvolvimento, tem gerado profundas desigualdades sociais em escala global. Entender essas desigualdades é fundamental para buscar alternativas que mitiguem os impactos negativos desse fenômeno e promover um desenvolvimento mais justo e equilibrado. Milton Santos nos alerta para a necessidade de repensar a globalização, de modo a construir um mundo onde as oportunidades e os benefícios sejam mais equitativamente distribuídos.
RESPONDA ÀS QUESTÕES
QUESTÃO 01
Dialogue com os seus amigos e familiares sobre como eles percebem e vivenciam o mundo globalizado, a partir das respostas deles, produza um texto sobre como eles percebem essa vivência em um mundo globalizado.
QUESTÃO 02
Faça um texto explicando os motivos da globalização ser desigual entre os países.
QUESTÃO 03
Países em desenvolvimento e regiões periféricas muitas vezes enfrentam uma inserção subordinada no mercado global, reforçando sua dependência e vulnerabilidade econômica. As políticas neoliberais, que acompanham a globalização, promovem frequentemente a flexibilização das relações de trabalho, resultando na
(A) produtividade qualitativa e alta valorização do profissional.
(B) valorização do profissional e desenvolvimento socioeconômico.
(C) enriquecimento do trabalhador e divisão igualitária de lucros.
(D) precarização do trabalho e exploração massiva da força de trabalho.
QUESTÃO 04
Grande parte das populações do globo, não acessam plenamente a globalização, isso expõe as realidades enfrentadas pela maioria da população mundial, que não tem acesso aos benefícios prometidos pela globalização. A maioria da população que não acessa plenamente a globalização está
(A) localizada no hemisfério norte.
(B) localizada no hemisfério sul.
(C) localizada no Brasil.
(D) Localizada nos Estados Unidos.
Autoria: | Prof. Me.: Gabriel Ramos Paiva |
Formação: | Licenciatura em Geografia; Bacharelado em Geografia; Licenciatura em Pedagogia; Mestre em Geografia pelo IESA-UFG. |
Componente Curricular: | Geografia |
DCGO – AMPLIADO (1º corte) Habilidades: | (EF09GE05-B) Analisar fatos e situações para compreender o processo histórico da globalização, como a integração econômica, política e cultural, bem como os seus aspectos excludentes e promotores de desigualdades sociais mundiais. |
Matriz de habilidades essenciais: | Analisar o processo histórico, econômico, político e cultural da globalização. Analisar os aspectos excludentes que promovem desigualdades sociais e mundiais. |
Referências: | SANTOS, Milton. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. Editora Record, 6 ed, Rio de Janeiro, 2001. Disponível em: <https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/6539553/mod_resource/content/1/8.%20Milton%20Santos%20-%20Por%20uma%20outra%20globaliza%C3%A7%C3%A3o-Record%20%282001%29.pdf>. Acesso em 27 de ago. de 2024. SILVA, Marconi Gomes da. Globalização e Desigualdade. R. B. ESTUDOS URBANOS E REGIONAIS, V.4, N.1/2, 2002. Disponível em: <https://rbeur.anpur.org.br/rbeur/article/download/80/64/128>. Acesso em 27 de ago. de 2024. |