Esta proposta de atividade de Arte/Dança é destinada aos estudantes do 6º Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
BUMBA MEU BOI
O Bumba meu Boi é uma celebração popular com raízes profundas nas regiões Norte e Nordeste do Brasil, originando-se no rico folclore do país. Reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO, essa festividade representa uma rica tapeçaria de tradições e narrativas.
Imagem 2: Disponível em: https://flic.kr/p/48MWN Acesso em: 26, ago. 2024.
HISTÓRIA
Sua história remonta ao século XVIII, na região Nordeste, época em que o gado desfrutava de grande importância na economia local. O boi, ao longo da história, acumulou diferentes significados simbólicos, contribuindo para sua centralidade no folclore regional.
A FESTA, O FOLCLORE
Imagem 3: Disponível em: https://flic.kr/p/48MWP Acesso em: 26, ago. 2024.
Imagem 4: Disponível em: https://flic.kr/p/48HVY Acesso em: 26, ago. 2024.
FESTIVIDADES INSPIRADAS NO “AUTO DO BOI”
Mãe Catirina e Pai Francisco são personagens centrais de uma história que se passa em uma fazenda no sertão. Catirina, estando grávida, desenvolve um forte desejo de comer a língua do boi mais bonito pertencente ao dono da fazenda. Para satisfazer o desejo de sua esposa, Pai Francisco decide roubar o boi preferido do fazendeiro, o mata e extrai sua língua para que Catirina possa consumi-la.
O vaqueiro, ao descobrir o roubo e a morte do boi, imediatamente informou ao seu patrão. Enfurecido com a perda de seu animal, o dono das terras jura vingança e parte em busca do casal responsável pelo ato. No desfecho da história, os personagens conseguem ressuscitar o boi, o que resulta em gratidão por parte do fazendeiro, que decide celebrar o acontecimento com uma festa em reconhecimento ao retorno do animal.
Nomes do Bumba Meu Boi em diferentes estados.
Bumba meu boi é o nome adotado no Maranhão, estado em que a festa é parte fundamental da cultura de seu povo.
Boi-bumbá: Amazonas, Amapá, Pará, Rondônia e Roraima. Festa em junho, assim como o bumba meu boi.
Boi de reis: Ceará, no Natal.
Boi de São João: Ceará, na Festa Junina.
Boi-calemba: Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte.
Boizinho: Rio de Janeiro e São Paulo, no Carnaval.
Boi de jacá: São Paulo.
Boi-pintadinho: Rio de Janeiro.
Boi de mamão: Santa Catarina e Paraná, no Natal.
EXEMPLO: BOI CAPRICHOSO – AMAZONAS
Imagem 5: Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Boi-caprichoso-1.jpg Acesso em: 26, ago. 2024.
PERSONAGENS
Durante a festa, diversos personagens desempenham papéis-chave: os brincantes, que compõem o público participante, o Boi, figura central do enredo, o Casal (Pai Francisco e Mãe Catirina), e outros personagens como o Dono da fazenda, vaqueiros, indígenas, caboclos e músicos que contribuem para a atmosfera festiva com diferentes ritmos e estilos musicais.
QUESTÃO 1
Reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO, o que é o “Bumba meu boi”?
QUESTÃO 2
Qual é a história por trás do folclore do “Bumba meu boi”?
QUESTÃO 3
O Bumba meu boi recebe diferentes nomes, dependendo da região do país, no Amazonas, Amapá, Pará, Rondônia e Roraima a Festa acontece em junho e recebe também o nome de
( A ) Boi caprichoso.
( B ) Boi de Parintins.
( C ) Boi de Reis.
( D ) Boi-bumbá.
QUESTÃO 4
Durante a festa, diversos personagens desempenham papéis-chave: os brincantes, que compõem o público participante, o Boi, figura central do enredo, o Casal (Pai Francisco e Mãe Catirina), e outros personagens que contribuem para a atmosfera festiva com diferentes ritmos e estilos musicais. São eles:
( A ) o Dono da fazenda, vaqueiros, indígenas, caboclos e músicos.
( B ) o Dono da fazenda, saci, Yara, caboclos e músicos.
( C ) o Dono da fazenda, vaqueiros, indígenas, saci e Yara.
( D ) o Dono da fazenda, curupira, boto, caboclos e músicos.
Autoria: | Eurim Pablo |
Formação: | Educação Física e Mestre em Performances Culturais |
Componente Curricular: | Arte/Dança |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento: | (EJAAD0605) Evidenciar e compreender como o patrimônio cultural, material e imaterial, de culturas diversas, em especial da brasileira, constituem acervo da história de diferentes povos, lugares, sujeitos, sentidos e contextos |
Referências: | ALVARENGA, Oneida (org.). ANDRADE, Mário de. Danças Dramáticas do Brasil. 2ª Ed. Belo Horizonte: Editora Itatiaia: Brasília: INL, Fundação Nacional Pró-Memória. 1982. AZEVEDO NETO, Américo. Bumba-meu-boi no Maranhão. 2ª ed. São Luís: Alumar, 1997. 140p. LIMA, Carlos de. Bumba-meu-boi do Maranhão. Boletim da Comissão Maranhense de Folclore. São Luís, n. 3, p. 5, ago., 1995. REIS, José Ribamar Sousa dos. Aspectos Históricos In: Bumba-meu-boi, o maior espetáculo popular do Maranhão. 3ª ed. aum. São Luís, 2001. Parte 1. p. 24-34. VIANA, Raimundo Nonato Assunção. O bumba-meu boi como fenômeno estético. Natal: UFRN, 2006. Tese de Doutorado em Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. 180p. |