Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 6ª Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
Jogos Cooperativos e os Valores Sociais
Os jogos cooperativos são práticas lúdicas e também pedagógicas, pois através dessas práticas podemos nos divertir, desestressar, fazer amizades e ao mesmo tempo refletir sobre valores e comportamentos presentes na nossa sociedade e no nosso modo de vida.
As principais características dos jogos cooperativos são o trabalho coletivo, a superação de desafios independente da performance, as ações e movimentos livres de técnicas e regras inflexíveis.
Os objetivos pedagógicos que se pretende atingir com a prática de jogos cooperativos é a percepção da realidade e releitura do mundo. Nesse sentido, os jogos cooperativos podem ser considerados ideais, por um lado, para se perceber e refletir sobre os valores dominantes na nossa sociedade, no trabalho e no nosso modo de vida. Reconhecer a importância desses valores, mas também reconhecer as contradições e os pontos negativos.
Por outro lado, através da prática de jogos cooperativos, podemos refletir sobre outros modos de vida, outras realidades e valores diferentes, que muitas vezes são antagônicos aos valores defendidos pela sociedade.
Nossa sociedade e o mundo do trabalho é marcado por valores como a concorrência e a competição (muitas vezes exacerbada), por regras que parecem inflexíveis e técnicas de produção que visam a máxima produtividade com o mínimo de gastos.
O trabalho é geralmente marcado pela cobrança de resultados, de metas e por mais produtividade. Vivemos, então, em uma sociedade que supervaloriza somente as conquistas e as vitórias, buscadas muitas vezes a qualquer custo e sem se importar com a ética, a moral ou os outros.
Mas, com a prática de jogos cooperativos podemos perceber e refletir sobre valores como a cooperação, a não-competição, a liberdade e a individualidade, o prazer e o lazer, assim como, a valorização do todo o processo e não apenas dos resultados finais.
Questão 1
Alguns dos principais valores sociais que levaram ao grande desenvolvimento da sociedade na qual vivemos foram
(A) concorrência, desistência e desânimo.
(B) técnicas de produção e o preconceito.
(C) valorização das derrotas e o uso da violência
(D) concorrência e as técnicas de produção.
Questão 2
Os jogos cooperativos trabalham valores que muitas vezes são antagônicos aos valores mais difundidos da nossa sociedade. São valores trabalhados pelos jogos cooperativos
(A) a competição exacerbada.
(B) a vitória a qualquer custo.
(C) o desrespeito aos adversários.
(D) o trabalho coletivo e a individualidade.
Questão 3
O progresso é fruto também da competição entre empresas e produtos, assim como das técnicas que aumentam a produtividade. Mas, além desses aspectos positivos, que aspectos negativos a competição e a implantação de técnicas de produção podem gerar na nossa vida?
Questão 4
A produtividade e a concorrência são muito valorizadas na nossa sociedade. Mas, como a cooperação e a não-competição podem ser positivas para o desenvolvimento da nossa sociedade?
Autoria: | Luciano Alves de Oliveira |
Formação: | Educação Física |
Componente curricular: | Educação Física |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento: | (EJAEF0601) Reconhecer, valorizar e vivenciar os jogos cooperativos. (EJAEF0607) Relacionar os jogos aos aspectos econômicos, políticos, sociais, éticos entre outros, problematizando os preconceitos e modismos. |
Referências | BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Coletivo de autores. Metodologia do Ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez. 1992 Goiânia. Documento Curricular Eja – 2023. Educação Física. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023 Goiânia. Documento Curricular Para a Rede Municipal de Educação de Goiânia – EJA. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023 Goiânia. Organização Pedagógica da EJA – 2023. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2022 |