Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa é destinada aos estudantes do 4º Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
O CONTO POPULAR
O conto popular, também conhecido como conto folclórico, é uma narrativa curta transmitida oralmente de geração em geração dentro de uma cultura específica. Ele faz parte da cultura de um povo e é caracterizado por sua origem anônima e sua transmissão é feita pela tradição oral ao invés de uma autoria individual. Este gênero textual aborda uma variedade de temas universais, como amor, coragem, traição, justiça, amizade, entre outros. Em qualidade narrativa, o conto popular frequentemente apresenta personagens singelos, como pessoas humildes ligada ao campo, animais típicos, vilões desastrados, além de explorar elementos mágicos e fantásticos. As características principais de um conto popular:
-Transmissão oral: os contos populares são transmitidos oralmente de geração em geração, muitas vezes sem uma forma escrita definida.
– Simplicidade estrutural: geralmente as narrativas populares têm uma estrutura simples e direta, com poucos personagens e uma trama linear. Isso facilita a transmissão oral e a compreensão do público.
– Universalidade dos temas: os contos populares abordam temas universais, como amor, coragem, traição, justiça, amizade, entre outros.
– Elementos mágicos e fantásticos: muitos contos populares apresentam elementos mágicos, como encantamentos, transformações e objetos mágicos.
– Personagens corriqueiras: os personagens dos contos populares frequentemente representam arquétipos reconhecíveis, como pessoas de vida simples e animais falantes.
– Moralidade e ensinamentos: os contos populares frequentemente têm uma função educativa ou moralizante. Eles transmitem valores culturais, ensinam lições de vida.
– Variações regionais: devido à sua transmissão oral e à diversidade cultural, os contos populares podem variar em detalhes de uma região para outra.
Alguns contos populares são celebres e respeitados pela tradição oral, conheça alguns títulos brasileiros:
A raposa e o tucano
Malazarte cozinhando sem fogo
De como Malazarte entrou no céu
A cumbuca de ouro e os marimbondos
O macaco e o coelho
O sapo com medo de água
A onça e o bode
O menino e o padre
Para escrever um conto popular não é preciso ser um autor renomado, basta combinar criatividade, imaginação e acima de tudo conhecer temas universais que possam abordar valores humanos, afinal a tradição oral tem como primazia o registro de boas ações que podem gerar novos aprendizados e reflexões.
Por ser uma narrativa de efeito benevolente, o conto popular é uma forma de expressão criativa que transcende fronteiras e conecta pessoas de diferentes origens e tradições. Ao longo do tempo, muitos contos populares foram registrados por escrito e adaptados em diversas mídias, garantindo sua continuidade e relevância para as gerações futuras.
RESPONDA AS QUESTÕES
QUESTÃO 1
O conto popular, também conhecido como conto folclórico, é uma narrativa curta e sua transmissão ocorre de que maneira?
QUESTÃO 2
Este gênero textual aborda uma variedade de temas universais, cite alguns destes temas.
QUESTÃO 3
Devido à sua transmissão oral e à diversidade cultural, os contos populares podem variar
(A) em narrativa de uma região para outra.
(B) em detalhes de uma região para outra.
(C) em narrador de uma região para outra.
(D) em enredo de uma região para outra.
QUESTÃO 4
Para escrever um conto popular não é preciso ser um autor renomado, basta combinar criatividade, imaginação e acima de tudo conhecer
(A) temas universais que possam abordar valores humanos.
(B) temas geradores que possam abordar valores morais.
(C) temas científicos que possam abordar valores sociais.
(D) temas literários que possam abordar valores culturais.
Autoria: | Regina Cácia |
Formação: | Letras – Língua Portuguesa |
Componente Curricular: | Língua Portuguesa |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento: | (EJALP0434) Planejar a escrita de diferentes gêneros textuais/discursivos |
Referências: | BENTES DA SILVA, A. C. A arte de narrar: da constituição das estórias e dos saberes dos narradores da Amazônia paraense. 2000. CASCUDO, L. da C. Literatura oral no Brasil. São Paulo: Edusp, 1984. GANCHO, C. V. Como analisar narrativas. São Paulo: Ática, 1991. GOTLIB, N. B. Teoria do conto. São Paulo: Ática, 1985. |