Esta proposta de atividade de MATEMÁTICA é destinada aos estudantes do 5º período da Educação de Jovens e Adultos – EJA
Introdução
Neste texto, vamos explorar o conceito de sistemas de equações do 1º grau. Você aprenderá o que são, como identificá-los, quais são seus elementos e como resolvê-los utilizando dois métodos comuns. Ao final, serão apresentados alguns problemas simples para fixar o conteúdo.
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Definição de Sistemas de Equações do 1º Grau
Um sistema de equações do 1º grau é um conjunto de duas ou mais equações lineares com duas ou mais incógnitas. Essas equações representam situações em que duas ou mais variáveis estão relacionadas entre si. A solução de um sistema é o conjunto de valores que satisfazem todas as equações do sistema simultaneamente.
Elementos de um Sistema de Equações
- Equações: as expressões algébricas separadas por uma igualdade.
- Incógnitas: as variáveis que queremos encontrar o valor.
- Coeficientes: os números que multiplicam as incógnitas.
- Termos independentes: os números que não acompanham as incógnitas.
Exemplo:
Neste sistema, as equações são 2x+y=5 e x-3y=1, as incógnitas são x e y, os coeficientes são 2, 1, 1 e -3, e os termos independentes são 5 e 1.
Como resolver um Sistema de Equações?
Existem diversos métodos para resolver sistemas de equações do 1º grau. Dois dos mais comuns são:
Método da Substituição:
- Isolamos uma das incógnitas em uma das equações.
- Substituímos a expressão encontrada na outra equação.
- Resolvemos a equação resultante para encontrar o valor de uma das incógnitas.
- Substituímos o valor encontrado na equação inicial para encontrar o valor da outra incógnita.
Método da Adição:
- Multiplicamos as equações por números convenientes para que os coeficientes de uma das incógnitas se anulem quando as equações forem somadas ou subtraídas.
- Somamos ou subtraímos as equações para eliminar uma das incógnitas.
- Resolvemos a equação resultante para encontrar o valor de uma das incógnitas.
- Substituímos o valor encontrado em uma das equações iniciais para encontrar o valor da outra incógnita.
Problemas Resolvidos
Problema 1
A soma de dois números é 20. A diferença entre eles é 4. Quais são esses números?
Solução:
Considerando x e y os dois números desconhecidos, podemos escrever o sistema:
Resolvendo pelo método da adição:
Somando as equações, eliminamos a incógnita y e determinamos a incógnita x:
Substituindo x por 12 na equação (1), determinamos o valor de y
Resposta:
Os números são 12 e 8.
Problema 2
Um pai tem o triplo da idade de seu filho. Daqui a 5 anos, a soma de suas idades será 50 anos. Quais são as idades atuais do pai e do filho?
Solução:
Considerando p a idade do pai e f a idade do filho, podemos escrever o sistema:
Resolvendo o sistema pelo método da substituição:
Substituindo p por 3f na equação (2):
Substituindo f por 10 na equação (1):
Resposta:
O pai tem 30 anos e o filho tem 10 anos.
Conclusão
Os sistemas de equações do 1º grau são ferramentas poderosas para resolver problemas de diversas áreas e com a prática, você se tornará cada vez mais habilidoso na resolução desses sistemas.
Ficamos por aqui, até o próximo.
Atividade
QUESTÃO 01
Em uma granja, há galinhas e coelhos. Ao todo, são 20 cabeças e 56 pés. A quantidade de galinhas nessa granja é
(A) 8.
(B) 10.
(C) 12.
(D) 14.
QUESTÃO 02
Um pai tem o triplo da idade de seu filho. Daqui a 5 anos, a soma de suas idades será 50 anos. A idade atual do filho é
(A) 8 anos.
(B) 9 anos.
(C) 10 anos.
(D) 11 anos.
QUESTÃO 03
Para a festa de aniversário de Pedro, sua mãe comprou pizzas e refrigerantes. Sabendo que cada pizza custou R$30,00 e cada refrigerante R$3,00, e que foram gastos R$180,00 no total. Além disso, a quantidade de refrigerantes comprados foi o dobro da quantidade de pizzas.
A) Monte um sistema de equações que represente essa situação, considerando x como a quantidade de pizzas e y como a quantidade de refrigerantes.
B) Resolva o sistema e determine quantas pizzas e refrigerantes foram comprados.
QUESTÃO 04
Uma loja de celulares vende dois modelos de smartphones: o modelo A e o modelo B. Em um determinado dia, foram vendidos 50 celulares no total, gerando uma receita de R$45.000,00. Sabendo que o modelo A custa R$ 1.000,00 e o modelo B custa R$900,00,
A) Escreva um sistema de equações que represente a situação, considerando x como a quantidade de celulares do modelo A vendidos e y como a quantidade de celulares do modelo B vendidos.
B) Resolva o sistema e determine quantos celulares de cada modelo foram vendidos.
SAIBA MAIS
Assista ao vídeo para aprender um pouco mais sobre Sistemas de Equações do 1º grau.
Autoria | Professor Hélio Roberto da Rocha, Mestre em Matemática. |
Componente Curricular | Matemática |
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento | (EJAMA0512) Interpretar e resolver situações-problema que necessitam ser representados por sistemas de equações de 1o grau com duas incógnitas, diferenciando e utilizando os métodos na resolução. |
Referências | SOUZA, Joamir Roberto de: Matemática realidade & tecnologia: 6º ao 9º ano: ensino fundamental: anos finais / Joamir Roberto de Souza. – 1. ed. – São Paulo: FTD, 2018. GIOVANNI JÚNIOR, José Ruy – A conquista da matemática: 6º ao 9º ano: ensino fundamental: anos finais / José Ruy Giovanni Júnior, Benedicto Castrucci. — 4. ed. — São Paulo: FTD, 2018. GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender Sempre. 6º ao 9° ano – Ensino Fundamental; Matemática; Goiânia, 2024. |