Oieee, joinha? Você já parou para pensar que os seus gostos, o que você come, veste e até aquilo que você entende ser certo ou errado foi aprendido? É isso mesmo! Mas quem te ensinou a fazer as coisas que você faz? Pois bem, identificar a origem de alguns dos costumes brasileiros é o tema de hoje.
O povo brasileiro é formado a partir de vários povos (principalmente os povos africanos, indígenas, europeus, dentre outros). Na aula passada, você percebeu como a cultura indígena influenciou na formação dos hábitos brasileiros: os costumes, a culinária, a influência na linguagem, entre outras coisas. Mas como a influência de diferentes povos interfere na sua vida, nos seus hábitos e costumes?
Para descobrir como isso acontece na prática, pesquise com sua família e responda em seu caderno:
- Qual a origem da sua família? Eles vieram de outra cidade, estado ou país?
- A sua família sempre morou em Goiânia? Onde nasceram seus avós? E os pais deles?
- Quais tradições foram passadas de geração para geração em sua família? Pode ser uma comida típica, um chá para curar um resfriado, uma comemoração e até mesmo uma oração ou reza.
- Como era a alimentação dos seus pais e avós no passado? Como eles se vestiam?
Agora que você conhece um pouco das tradições e costumes da sua família, que tal ilustrar as diferenças que você percebeu entre a sua geração e da geração da família dos seus pais ou avós?
Para saber mais:
https://www.dicionarioinformal.com.br/diferenca-entre/hábito/costume/
https://www.sohistoria.com.br/ef1/quemsou/p3.php
https://brasilescola.uol.com.br/sociologia/cultura-brasileira.htm
Ensino Fundamental – Ciclo da Infância – D e E – Experiências e Curiosidades
OBJETO DE CONHECIMENTO: Território e diversidade cultural: Diversidade étnico-cultural e identidade | HABILIDADES:EF04GE01-B) Identificar, em seus lugares de vivencia e em suas histórias familiares e/ou da comunidade, elementos de distintas culturas: indígenas, afro-brasileiras, de outras regiões do país, latino-americanas, europeias, asiáticas.(EF04GE01-C) Reconhecer e valorizar o que é próprio de cada uma delas e sua contribuição para a formação da cultura local, goiana, regional e brasileira. |