Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 5ª Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
Jogos
Os jogos são práticas lúdicas que ajudam a desenvolver várias habilidades cognitivas e motoras de forma prazerosa, sendo que muitos deles existem a milhares de anos a ainda são praticados em muitos lugares e por pessoas de todas as idades.
Atualmente, o avanço da tecnologia levou ao surgimento dos jogos eletrônicos que são aqueles onde interagimos através de um aparelho eletrônico como celular, tablet, computador ou videogame.
Os jogos eletrônicos têm como características a possibilidade de jogar online ou offline, a utilização de recursos multimídia, a disponibilidade de diferentes graus de dificuldade, tutoriais ensinando como jogar, premiação, coleta e coleção de itens para “melhorar” seu jogador, etc.
Um dos jogos mais baixados para celular e consequentemente mais praticados no mundo todo é o LOL – League of Legends (Liga dos Lendários), um jogo do estilo MOBA – multiplayer online battle arena (arena de batalha online multijogadores), criado pela empresa Riot Games, que também organiza competições de LOL com prêmios em dinheiro.
Em resumo, o jogo é praticado por 2 equipes adversárias compostas por 5 jogadores que controlam personagens diferentes conforme as funções do jogo ( lutadores, magos, assassinos, atiradores, suporte ou caçadores). A equipe deve agir de forma cooperativa para vencer o jogo, o que acontece quando uma das equipes consegue dominar a base adversária, que é chamada de NEXUS.
Para chegar até o Nexus os 5 jogadores tomam caminhos diferentes (Rotas superior, média, inferior e selva) conforme suas funções. Ao longo das rotas e na selva, os jogadores devem eliminar adversários, coletar ouro e adquirir itens específicos, além de destruírem torres inimigas.
A prática de LOL, além de recreativa, também ajuda no desenvolvimento de habilidades cognitivas como o pensamento estratégico, a concentração e combate ao estresse.
Questão 1
Os jogos são práticas lúdicas que ajudam a desenvolver
(A) somente os músculos e ossos.
(B) emoções negativas.
(C) habilidades cognitivas e motoras.
(D) não desenvolvem nada.
Questão 2
Os jogos eletrônicos surgiram
(A) ainda na pré-história.
(B) na idade média.
(C) devido ao avanço da tecnologia.
(D) não sabemos ao certo quando.
Questão 3
Quais aspectos positivos podemos citar com relação à prática de jogos eletrônicos?
Questão 4
Quais profissões fazem parte do mercado de trabalho dos jogos eletrônicos?
Autoria | Luciano Alves de Oliveira |
Formação | Educação Física |
Componente curricular | Educação Física |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | (EJAEF0506) Problematizar as transformações nas características dos jogos em função dos avanços das tecnologias. (EJAEF0507) Problematizar os aspectos positivos e negativos da prática dos jogos eletrônicos. |
Referências | BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Coletivo de autores. Metodologia do Ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez. 1992 Goiânia. Documento Curricular Eja – 2023. Educação Física. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023 Goiânia. Documento Curricular Para a Rede Municipal de Educação de Goiânia – EJA. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023 Goiânia. Organização Pedagógica da EJA – 2023. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2022 Confederação Brasileira de Judô. https://cbj.com.br/pt/ |