Esta proposta de atividade de GEOGRAFIA é destinada aos estudantes do 4º período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
Setores da economia
Os setores da economia representam as diferentes áreas de atividade econômica que agrupam os processos de produção, transformação e consumo de bens e serviços em uma sociedade. Esses setores são tradicionalmente classificados em três principais categorias: primário, secundário e terciário.
O setor primário concentra as atividades extrativistas, que podem ser classificadas em extrativismo vegetal, animal ou mineral. Esse setor é responsável pela extração dos recursos naturais, que geralmente apresentam pouco valor agregado.
No setor secundário ocorre o beneficiamento dos recursos extraídos pelo setor primário. Conhecido como o setor da transformação por abrigar indústrias e a construção civil, é responsável pela produção de bens de produção e bens de consumo duráveis e não duráveis.
O setor terciário é o setor da prestação de serviços, este setor engloba todas as atividades que envolvem a prestação de serviços à população e às empresas. Inclui comércio, transporte, educação, saúde, entretenimento, finanças, turismo, dentre outros.
Além desses três setores tradicionais, alguns economistas e analistas identificam um quarto setor, que é o setor quaternário. Este inclui atividades relacionadas à pesquisa, desenvolvimento, tecnologia da informação e inovação, refletindo a crescente importância do conhecimento e da informação na economia moderna.
Em países desenvolvidos a população economicamente ativa, geralmente, está empregada no setor terciário. Já em nações em desenvolvimento a maior parte da população está trabalhando no setor primário.
No estado de Goiás, de acordo com IMB (Instituto Mauro Borges), em 2019, o setor primário representou 11,4% do PIB (Produto Interno Bruto) goiano, o secundário 21,2% e o terciário 67,4%. Ainda que o setor primário tenha a menor participação direta na composição do PIB ele é muito importante para o estado, uma vez que o agronegócio perpassa pelos demais setores da economia.
Em resumo, os setores da economia são uma forma de organizar e entender as diferentes atividades econômicas, desde a extração de recursos naturais até a prestação de serviços avançados, refletindo a complexidade e a interdependência das atividades que sustentam a vida econômica de uma sociedade.
QUESTÃO 1
Imagine uma cidade onde a maior parte da população trabalha em indústrias que transformam matérias-primas em produtos acabados, como fábricas de automóveis e empresas de alimentos processados. Nessa cidade a maior parte da população está empregada
(A) no Setor Primário.
(B) no Setor Secundário.
(C) no Setor Terciário.
(D) no Setor Quaternário.
QUESTÃO 2
Explique como a transição de uma economia baseada no setor primário para uma economia com ênfase nos setores terciário e quaternário pode impactar o desenvolvimento social e econômico de um país.
QUESTÃO 3
Podemos determinar o nível de desenvolvimento econômico de um país de acordo com o setor da economia onde a maior parte da sua população está empregada. Geralmente, nos países em desenvolvimentos a maior parte da população ativa está trabalhando(A) no Setor Primário.
(B) no Setor Secundário.
(C) no Setor Terciário.
(D) no Setor Quaternário.
QUESTÃO 4
Dentre os setores da economia descreva quais são as atividades econômicas presentes no setor primário.
Componente Curricular | Geografia |
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento | (EJAGE0409) Identificar os setores de atividades econômicas. |
Referências | ALMEIDA, A. N. ; SILVA, J. C. G. L. ; ANGELO, H. . Importância dos setores primário, secundário e terciário para o desenvolvimento sustentável. Disponível em:<https://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdr/article/view/874>. Acesso em: 13, ago. 24. IMB. Sobre Goiás. Disponível em:<https://goias.gov.br/imb/sobre-goias/>. Acesso em: 12, ago. 24. ZANOBIA, L. Na contramão de outros setores da economia, a indústria não sai do lugar. Disponível em:<https://veja.abril.com.br/economia/na-contramao-de-outros-setores-da-economia-a-industria-nao-sai-do-lugarhttps://veja.abril.com.br/economia/na-contramao-de-outros-setores-da-economia-a-industria-nao-sai-do-lugar>. Acesso em: 12, ago. 24. WWF. As mudanças climáticas. Diponível em:<https://www.wwf.org.br/natureza_brasileira/reducao_de_impactos2/clima/mudancas_climaticas2/#:~:text=As%20mudanças%20climáticas%20podem%20ter,ser%20consequência%20das%20atividades%20humanas.>. Acesso em: 24, jun. 2024. |