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Matemática – As razões trigonométricas

Esta proposta de atividade de MATEMÁTICA é destinada aos estudante do 6º Período da Educação de Jovens e Adultos–EJA

A trigonometria é fundamental na matemática e suas razões trigonométricas, como seno, cosseno e tangente, são ferramentas essenciais para resolver problemas práticos. Neste texto vamos definir essas razões, explorar suas aplicações em diversas áreas e resolver um problema usando esses conceitos.

Imagem: canva.com/trigonometria.

Razões trigonométricas são formas de relacionar os ângulos de um triângulo com os comprimentos de seus lados. No caso de um triângulo retângulo, temos três razões principais: 

  • Seno (sen)
  • Cosseno (cos) 
  • Tangente (tan) 

Elas ajudam a calcular distâncias e alturas de objetos que não podemos medir diretamente

O seno de um ângulo em um triângulo retângulo é a razão entre a medida do cateto oposto ao ângulo e a medida da hipotenusa.

O cosseno de um ângulo é a razão entre entre a medida do cateto adjacente ao ângulo e a medida da hipotenusa.

A tangente de um ângulo é a razão entre a medida do cateto oposto ao ângulo e a medida do cateto adjacente.

Resumindo

Considerando o triângulo retângulo abaixo, temos:

Imagem do autor produzida no Geogebra

Para o ângulo B, o cateto oposto é o b e o adjacente é o c.

Para o ângulo C, o cateto oposto é o c e o adjacente é o b.

  • Na Arquitetura e Construção: Os arquitetos usam seno, cosseno e tangente para calcular alturas, distâncias e ângulos em projetos de edifícios e outras estruturas.
  • Engenharia Civil: Engenheiros civis aplicam trigonometria para projetar estradas, pontes e túneis, calculando inclinações e comprimentos de rampas e viadutos.

Um problema de aplicação para finalizar

Altura de uma Árvore

Uma pessoa está olhando para o topo de uma árvore a uma distância de 30 metros de sua base. Se o ângulo de elevação ao topo da árvore é de 30°, qual é a altura da árvore?

Graficamente teremos:

Imagem: canva.com/árvore

Observe que 30m é o cateto adjacente do ângulo de 30° e a medida da altura é o cateto oposto. A razão que relaciona esses dois valores é a tangente. Aplicando a tangente do ângulo de 30° (que é aproximadamente 0,58) e considerando a altura da árvore como h, teremos:

Portanto, a altura da árvore é igual a 17,4 metros.

Ficamos por aqui, até o próximo.

Atividade

QUESTÃO 01

A razão entre o cateto oposto e o cateto adjacente em um triângulo retângulo é conhecida como

(A) cosseno.

(B) seno.

(C) tangente.

(D) secante.

QUESTÃO 02

O seno de um ângulo em um triângulo retângulo é definido como a razão entre

(A) o cateto adjacente e a hipotenusa.

(B) o cateto oposto e a hipotenusa.

(C) os catetos.

(D) a hipotenusa e o cateto oposto.

QUESTÃO 03

Uma escada de 5 metros está encostada em uma parede, formando um ângulo de 60° com o chão. Use o cosseno de 60° (aproximadamente 0,5) para calcular a altura que a escada alcança na parede. Faça um desenho para representar a situação.

QUESTÃO 04

Maria está observando um avião que está diretamente acima de um ponto a 200 metros de distância dela. Se o ângulo de elevação ao avião é de 60°, use a tangente de 60° (aproximadamente 1,73) para calcular a altura do avião em relação ao solo.

AutoriaProfessor Hélio Roberto da Rocha, Mestre em matemática
Componente curricularMatemática
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento(EJAMA0621) Identificar e diferenciar as razões trigonométricas fundamentais para resolver situações-problema.
ReferênciasSOUZA, Joamir Roberto de: Matemática realidade & tecnologia: 6º ao 9º ano: ensino fundamental: anos finais /Joamir Roberto de Souza. – 1. ed. – São Paulo: FTD, 2018.
GIOVANNI JÚNIOR, José Ruy – A conquista da matemática: 6º ao 9° ano: ensino fundamental: anos finais / José Ruy Giovanni Júnior, Benedicto Castrucci. — 4. ed. — São Paulo: FTD, 2018.
GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender Sempre. 6º ao 9º ano – Ensino Fundamental; Matemática; Goiânia, 2024.