You are currently viewing Geografia – O uso do solo na América do Sul e no Continente Africano

Geografia – O uso do solo na América do Sul e no Continente Africano

Esta proposta de atividade de GEOGRAFIA é destinada aos estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental anos iniciais.

O uso do solo na América do Sul e no Continente Africano

Já no continente africano, a agricultura é predominantemente de subsistência, especialmente na África Subsaariana, onde pequenos agricultores cultivam alimentos básicos para consumo próprio, como milho, sorgo e mandioca. A produtividade agrícola tende a ser menor devido ao uso limitado de tecnologias avançadas e à dependência das condições climáticas, como as chuvas. No entanto, algumas regiões, como a África Ocidental, produzem culturas voltadas para a exportação, como cacau e café, contribuindo para a economia local, mas também enfrentando desafios relacionados à sustentabilidade e à conservação do solo.

Pecuária 

A pecuária é uma atividade central em ambas as regiões, mas as práticas diferem. Na América do Sul, especialmente no Brasil, Argentina e Uruguai, a pecuária bovina é realizada em grandes propriedades, muitas vezes utilizando pastagens naturais ou áreas desmatadas. Essa atividade é uma das principais causas do desmatamento na Amazônia, mas também é um pilar econômico importante, com grande parte da produção destinada à exportação.

RESPONDA ÀS QUESTÕES

QUESTÃO 01

Faça uma pesquisa e produza um texto sobre como o Brasil implementa o desenvolvimento de técnicas agrícolas no continente africano.

QUESTÃO 02

Faça um texto explicando como essas ações de desenvolvimento da agricultura do Brasil na África, podem minimizar o problema da fome nos países parceiros.

QUESTÃO 03

QUESTÃO 04


Autoria:Prof. Me.: Gabriel Ramos Paiva
Formação:Licenciatura em Geografia;
Bacharelado em Geografia;
Licenciatura em Pedagogia;
Mestre em Geografia pelo IESA-UFG.
Componente Curricular:Geografia
DCGO – AMPLIADO (1º corte) Habilidades:(EF08GE19) Interpretar cartogramas, mapas esquemáticos (croquis) e anamorfoses geográficas com informações geográficas acerca da África e América.
Matriz de habilidades essenciais:Analisar cartogramas, mapas esquemáticos (croquis) e anamorfoses geográficas com informações geográficas acerca da África e América.
Referências:LAUREANO, Julia Gabriela Valverde; JUNIOR, Lindberg Nascimento. TERRITÓRIO E TERRITORIALIZAÇÃO NO CONTINENTE AFRICANO. Pesquisar, Florianópolis, v. 7, n. 13, Ed. especial: SELIGeo, p. 41-56, jun. 2020. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/pesquisar/article/download/74855/43656/263904>. Acesso em 08 de ago. de 2024.

MANZATTO, Celso Vainer. Uso agrícola dos solos brasileiros. Celso Vainer Manzatto; Elias de Freitas Junior; José Roberto Rodrigues Peres (ed.). – Rio de Janeiro: Embrapa Solos, 2002. Disponível em: <https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/146673/1/Cap9-Tatiana.pdf>. Acesso em 08 de ago. de 2024.