Esta proposta de atividade de História tem como base o DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais.
Contando Histórias
OLÁ ESTUDANTE!
VEJA AS IMAGENS:
O QUE VOCÊ ENTENDE SOBRE FONTE HISTÓRICA?
FONTES HISTÓRICAS SÃO MATERIAIS QUE FORNECEM INFORMAÇÕES SOBRE O PASSADO, NOS CONTAM HISTÓRIAS.
ELAS SÃO USADAS PELOS HISTORIADORES PARA DESCOBRIR COMO AS PESSOAS VIVIAM E O QUE ACONTECEU ANTES DE NÓS.
AS FONTES HISTÓRICAS PODEM SER:
FONTES VISUAIS: IMAGENS E VÍDEOS QUE MOSTRAM COMO ERA NO PASSADO. INFORMAM COMO AS PESSOAS VIVIAM, COMO ERAM SUAS ROUPAS, SUAS CASAS E SUAS CIDADES.
EXEMPLO: UMA FOTOGRAFIA ANTIGA DA CIDADE OU UM MAPA DESENHADO HÁ MUITOS ANOS, PINTURAS, DESENHOS E FILMES.
FONTES ESCRITAS: TEXTOS QUE FORAM ESCRITOS POR PESSOAS NO PASSADO. INFORMAM SOBRE HISTÓRIAS, PENSAMENTOS E INFORMAÇÕES SOBRE O QUE ACONTECEU NO PASSADO.
EXEMPLO: UMA CARTA ESCRITA POR UMA PESSOA FAMOSA, UM DIÁRIO DE UM ESTUDANTE, UM JORNAL ANTIGO, BILHETES, CONVITES, AGENDAS, CADERNOS, LIVROS, REVISTAS, DOCUMENTOS OFICIAIS E OUTROS TEXTOS.
FONTES ORAIS: RELATOS FALADOS OU CANTADOS QUE FORAM PASSADOS DE PESSOA PARA PESSOA. MANTÊM VIVAS AS TRADIÇÕES, HISTÓRIAS E MEMÓRIAS QUE NÃO FORAM ESCRITAS.
EXEMPLO: UMA MÚSICA TRADICIONAL QUE CONTA UMA HISTÓRIA, UMA ENTREVISTA COM UMA PESSOA MAIS VELHA FALANDO SOBRE SUA INFÂNCIA, LENDAS, CANTIGAS, FILMES, DOCUMENTÁRIOS, DEPOIMENTOS, ENTRE OUTROS.
FONTES MATERIAIS: OBJETOS USADOS PELAS PESSOAS NO PASSADO. INFORMAM COMO AS PESSOAS VIVIAM, TRABALHAVAM E SE VESTIAM.
EXEMPLO: UMA FERRAMENTA ANTIGA USADA PARA AGRICULTURA, ROUPAS DE UMA ÉPOCA PASSADA, UTENSÍLIOS, E OBJETOS EM GERAL.
AS FONTES HISTÓRICAS GUARDAM AS MEMÓRIAS DAS PESSOAS E DAS COMUNIDADES, PRESERVAM A HERANÇA CULTURAL DE UM POVO E MANTÉM VIVA A IDENTIDADE DE UMA SOCIEDADE.
ATIVIDADES
QUESTÃO 1
FAÇA A LEITURA DO POEMA:
A) QUAL O ASSUNTO PRINCIPAL DO POEMA? PINTE O QUADRADINHO CORRESPONDENTE:
B) EXPLIQUE O QUE SÃO FONTES HISTÓRICAS:
C) POR QUE É IMPORTANTE ESTUDAR FONTES HISTÓRICAS?
QUESTÃO 2
AS FONTES HISTÓRICAS PODEM SER VISUAIS, ESCRITAS, ORAIS E MATERIAIS. ORGANIZE CADA EXEMPLO NO LUGAR CORRETO:
- VISUAIS
- ESCRITAS
- ORAIS
- MATERIAIS
QUESTÃO 3
OS HISTORIADORES USAM FONTES VISUAIS COM O OBJETIVO DE
(A) APENAS PARA DECORAR SEUS ESCRITÓRIOS.
(B) PARA ENTENDER MELHOR COMO ERA NO PASSADO.
(C) PARA SUBSTITUIR FONTES ESCRITAS
(D) PARA PREVER EVENTOS FUTUROS
QUESTÃO 4
AS FONTES HISTÓRICAS NOS AJUDAM A
(A) IGNORAR O PASSADO POIS A ATUALIDADE É MAIS IMPORTANTE.
(B) ENTENDER MELHOR A VIDA E OS EVENTOS DO PASSADO.
(C) SUBSTITUIR A HISTÓRIA COM INFORMAÇÕES MAIS IMPORTANTES.
(D) REJEITAR, ABANDONAR TRADIÇÕES E CULTURAS ANTIGAS.
Autoria: | Gabriele Leandro Dias |
Formação: | Pedagogia/ Psicologia |
Componente Curricular: | História |
Habilidades: | (EF02HI09-A) Identificar objetos e documentos pessoais que remetam à própria experiência no âmbito da família e/ou da comunidade. (EF02HI09-C) Discutir as razões pelas quais alguns objetos são preservados e outros são descartados. |
Referências: | 2020. Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: https://cee.go.gov.br Pintangá Mais História. (Coleção do 2º ao 5º ano). São Paulo: Moderna, 2021. |