Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa é destinada aos estudantes do 6º Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
A CARTA DE RECLAMAÇÃO
A carta de reclamação, antes de ser um gênero textual, é um documento formal usado para expressar insatisfação ou descontentamento com um produto, serviço ou situação. Seu objetivo principal é comunicar um problema e solicitar uma solução adequada. Através deste gênero o autor exige seus direitos, podendo ser em momentos de compra ou prestação de serviço. Este gênero textual normalmente inclui detalhes sobre a natureza da reclamação, como o que deu errado, quando ocorreu e como isso afetou o consumidor.
As características principais de uma carta de reclamação:
– Formalidade
Faz uso de uma linguagem objetiva e educada. Apresenta uma estrutura que siga uma padronização estética, incluindo cabeçalho, saudação, corpo, conclusão e despedida.
– Clareza
Descrição do problema de forma detalhada e precisa, incluindo informações como datas, horários, locais, números de pedidos, e nomes de pessoas envolvidas.
– Contato
Indicar informações de contato, com dados completos (telefone, e-mail, endereço) para facilitar a comunicação.
– Cortesia
Apontar um agradecimento a atenção e disponibilidade do destinatário em resolver a questão. Finalização com uma despedida formal, com o uso dos advérbios “atenciosamente” ou “cordialmente”.
Como escrever uma carta de reclamação?
Para escrever uma carta de reclamação eficaz, é importante seguir um formato estruturado e manter um tom formal e respeitoso. Aqui está um guia para ajudar você a elaborar uma carta de reclamação:
1. Cabeçalho
Inclua suas informações de contato no topo da carta. Se for uma carta física, coloque essas informações no cabeçalho. Aponte o local, data de forma concisa e verdadeira.
2. Saudação
Acrescente no início da carta uma saudação cordial, como “Prezado(a) senhor(a)e o respectivo nome” ou “Caro(a) Senhor(a) e o respectivo nome da empresa” para quem destina-se a reclamação.
3. Introdução
Apresente-se e explique brevemente o motivo da sua carta. Deixe claro o seu nome, bem como seu sobrenome também e de forma bastante objetiva aponte a motivação de sua referida carta.
4. Corpo da Carta
Descreva o problema detalhadamente. Inclua todas as informações relevantes, como datas, horários, interações com o atendimento ao cliente, prejuízos relativos ao ocorrido. Explique como o problema afetou você ou outras partes envolvidas. Deixe evidente o que você espera que seja feito para resolver o problema.
5. Conclusão
Agradeça a atenção e forneça suas informações de contato novamente, para facilitar o retorno ou mesmo feedback da empresa solicitada. Finalize com o emprego de um advérbio formal como por exemplo “respeitosamente” e assine devidamente.
Uma carta de reclamação pode ser de natureza comercial ou prestação de um serviço. Porém ao fazer uma carta de reclamação clara, objetiva e formal, você fará dois grandes exercícios: um de prática escrita e outro de cidadania.
RESPONDA AS QUESTÕES
QUESTÃO 1
Reflita sobre a importância do gênero carta de reclamação e indique qual a sua finalidade nas relações comerciais?
QUESTÃO 2
Através deste gênero carta de reclamação o autor exige seus direitos, podendo ser em momentos de compra ou prestação de serviço. Este gênero textual precisa incluir detalhes sobre a natureza da reclamação. Mencione quais são esses detalhes.
QUESTÃO 3
Para escrever uma carta de reclamação eficaz, é importante seguir um formato estruturado e manter um tom formal e respeitoso. Quais os elementos que compõem uma carta de reclamação?
QUESTÃO 4
É uma característica da carta de reclamação
(A) apresentar uma estrutura que siga uma padronização literária.
(B) descrever o problema de forma concisa.
(C) faz uso de uma linguagem objetiva e educada.
(D) não indicar informações de contato.
QUESTÃO 5
A inclusão de todas as informações relevantes, como datas, horários, interações com o atendimento ao cliente, prejuízos relativos ao ocorrido. São assuntos que pertencem
(A) ao cabeçalho.
(B) à saudação.
(C) à introdução.
(D) ao corpo da carta.
Autoria: | Regina Cácia |
Formação: | Letras – Língua Portuguesa |
Componente Curricular: | Língua Portuguesa |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento: | (EJALP0648) Revisar, editar e publicar textos de diferentes gêneros textual/discursivos, levando em conta a situação comunicativa (interlocutores, finalidade ou propósito, circulação, linguagem, organização, estrutura, tema do texto, suporte e contexto de circulação) |
Referências: | BAKHTIN, Mikhail. Estética da Criação Verbal. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1979. CEREJA, William Roberto; MAGALHÃES, Thereza Cochar; CLETO, Ciley. Interpretação de textos: construindo competências e habilidades em leitura: ensino médio. Referências bibliográficas:2ª ed. São Paulo: Atual, 2012. FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Miniaurélio século XXI Escolar: O minidicionário da língua portuguesa. 4. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001. MARCUSCHI, L. A. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: DIONÍSIO, A. P.; MACHADO, A. R.; BEZERRA, M. A. (Orgs.). Gêneros textuais & ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2002. |