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Educação física – Combate aos preconceitos e estereótipos presentes no contexto das lutas esportivas

Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 7º ANO do Ensino Fundamental – Anos Finais.

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As lutas esportivas, que englobam modalidades como Judô, Jiu-jitsu, Aikido, Boxe, karatê, Taekwondo, Capoeira, Muay thai, são práticas milenares que promovem não apenas a saúde física, mas também a disciplina, o respeito e o autoconhecimento.

No entanto, essas modalidades frequentemente enfrentam preconceitos e estereótipos que podem desvalorizar sua importância e afastar potenciais praticantes. Combater esses preconceitos é essencial para promover uma cultura de inclusão e valorização dessas atividades.

EDUCAÇÃO E SENSIBILIZAÇÃO

É fundamental promover campanhas de conscientização que expliquem os verdadeiros valores das lutas esportivas.

Utilizar mídias sociais, palestras em escolas e eventos comunitários, desenvolver e distribuir materiais educativos (vídeos, folhetos, postagens em redes sociais) que expliquem os princípios das lutas esportivas, como a disciplina, o respeito e a ética, pode ajudar a desmistificar os estereótipos e mostrar os benefícios dessas práticas.

EXEMPLOS POSITIVOS E REPRESENTATIVIDADE

Destacar histórias de atletas bem-sucedidos e diversificados pode inspirar e quebrar preconceitos.

Mostrar campeões e campeãs de diferentes origens, gêneros e idades pode ajudar a desafiar os estereótipos existentes.

INCLUSÃO E DIVERSIDADE NAS ACADEMIAS

As academias e centros de treinamento devem ser ambientes inclusivos, acolhendo praticantes de todas as idades, gêneros e origens.

Desenvolver aulas específicas, políticas explícitas de não discriminação e programas específicos para incentivar a participação de grupos sub-representados como mulheres, crianças, idosos e pessoas com deficiência podem fazer uma grande diferença para promover a equidade e o bem-estar de todos os participantes. Essas iniciativas contribuem para a criação de um ambiente mais diversificado, onde todos se sentem valorizados e motivados a alcançar seus objetivos de saúde e bem-estar.”

EVENTOS COMUNITÁRIOS E DEMONSTRAÇÕES

Compartilhar histórias de atletas que superaram adversidades, mostrando como as lutas esportivas foram fundamentais em suas vidas.

Realizar eventos abertos ao público, como demonstrações de lutas e dias de portas abertas, pode ajudar a aproximar a comunidade das modalidades esportivas e mostrar, na prática, os valores de respeito, disciplina e autocontrole.

Implementar essas estratégias pode transformar a percepção das lutas esportivas, promovendo uma cultura de respeito e valorização dessas práticas.

Ao educar a sociedade, promover a representatividade, criar ambientes inclusivos e envolver a comunidade, podemos combater preconceitos e estereótipos, tornando as lutas esportivas acessíveis e apreciadas por todos.


QUESTÃO 01

Os benefícios da prática de lutas esportivas são amplos e abrangem aspectos físicos, mentais, emocionais e sociais. Essas modalidades contribuem significativamente para o desenvolvimento integral dos praticantes. Um desses benefícios refere-se

(A) a indisciplina.

(B) a intolerância.

(C) ao respeito.

(D) a exclusão social.

QUESTÃO 02

As lutas esportivas muitas vezes são alvo de preconceitos e estereótipos que podem diminuir sua relevância e afastar possíveis praticantes. Combater esses preconceitos é essencial para

(A) promover a violência.

(B) incentivar a exclusão social.

(C) promover uma cultura de inclusão.

(D) reduzir a prática esportiva.

QUESTÃO 03

Responda:

a) Como campanhas de conscientização e materiais educativos podem contribuir para desmistificar estereótipos sobre as lutas esportivas?

b) Por que é importante destacar histórias de atletas diversificados e bem-sucedidos na luta contra preconceitos?

QUESTÃO 04

Responda:

a) Quais são os benefícios de criar ambientes inclusivos nas academias e centros de treinamento para praticantes de todas as idades, gêneros e origens?

b) Como a realização de eventos comunitários e demonstrações pode ajudar a aproximar a comunidade das lutas esportivas?

AutoriaElaine Faria de Oliveira
FormaçãoEducação Física
Componente CurricularEducação Física
Habilidade(GO-EF07EF17) Reconhecer preconceitos e estereótipos relacionados ao universo das lutas, propondo alternativas para superá-los com base na equidade, na solidariedade, na justiça e no respeito.
ReferênciasDC-GO Ampliado – Base  Nacional  Comum  Curricular  (BNCC)  da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, 2017.

FTD sistema de ensino: educação física – ensino fundamental: anos finais 6º ano – 1.ed. – São Paulo: FTD, 2020.

Práticas corporais: educação física: 6º ao 9º anos: manual do professor/ Suraya Cristina Darido. et AL 1 ed. – São Paulo:: Moderna, 2018.

Campos, Luiz Antônio Silva, 1956-Metodologia do ensino das lutas na educação física escolar / Luiz Antônio Silva Campos. – 1.ed.- Várzea Paulista, SP:Fontoura,2014.

Lutas, capoeira e práticas corporais de aventura / Fernando Jaime González; Suraya Cristina Darido; Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira, org.; prefácio de Ricardo Garcia Cappelli. – Maringá : Eduem, 2014. v. 4 (138 p.) : il. (algumas color); 25,0×17,6 cm.– (Práticas corporais e a organização do conhecimento). 

Dario, Suraya Cristina – Para ensinar educação física:Possibilidade de intervenção na escola / Suraya Cristina Dario, Osmar Moreira de Souza Júnior. – Campinas, SP\: Papirus, 2007.

Se liga na educação física: 6º ano: manual do professor.- São Paulo: Moderna,2022.