You are currently viewing EDUCAÇÃO FÍSICA – SURDOLIMPÍADAS

EDUCAÇÃO FÍSICA – SURDOLIMPÍADAS

ESTA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA INTEGRADA COM GEOGRAFIA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO SEGUNDO PERÍODO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA.

Fonte: Surdolimpíada 2021. Foto Sérgio Moura/ Min. Cidadania. Ministério do Esporte. Disponível em: DSC00066 | Final do vôlei feminino, com vitória de São Paulo… | Flickr.

SURDOLIMPÍADAS

AS SURDOLIMPÍADAS SÃO EVENTOS ESPORTIVOS INTERNACIONAIS PARA ATLETAS SURDOS E COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA.

OS ESPORTES PRATICADOS NAS SURDOLIMPÍADAS SÃO IGUAIS AOS DOS JOGOS OLÍMPICOS. AS COMPETIÇÕES NÃO SÃO ADAPTADAS ESPECIFICAMENTE PARA ESSE PÚBLICO, EXCETO PELA SUBSTITUIÇÃO DE SINAIS AUDITIVOS POR VISUAIS. APARELHOS AUDITIVOS E IMPLANTES COCLEARES NÃO SÃO PERMITIDOS DURANTE A COMPETIÇÃO, PORTANTO TODOS OS ATLETAS COMPETEM EM IGUALDADE DE CONDIÇÕES.

MAIS DO QUE APENAS UM SIMPLES EVENTO ESPORTIVO, AS SURDOLIMPÍADAS SÃO UM ESPAÇO DE INCLUSÃO, QUE DESAFIA PRECONCEITOS E CELEBRA AS CAPACIDADES E TALENTOS DOS ATLETAS SURDOS E COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA EM UM CENÁRIO GLOBAL.

QUESTÃO 1

EXISTEM TRÊS GRANDES EVENTOS ESPORTIVOS INTERNACIONAIS: OLIMPÍADA, PARALIMPÍADA E SURDOLIMPÍADA. A SURDOLIMPÍADA É

(A) PARA ATLETAS COM DEFICIÊNCIAS DIVERSAS.

(B) DEDICADO À PROMOÇÃO DA LÍNGUA DE SINAIS.

(C) PARA ATLETAS SURDOS E COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA.

(D) PARA ATLETAS COM DEFICIÊNCIAS FÍSICAS E INTELECTUAIS.

QUESTÃO 2

ATLETAS DA SURDOLIMPÍADA NÃO PARTICIPAM DA PARALIMPÍADA PORQUE

(A) NÃO CONVIVEM COM ATLETAS DE DIFERENTES DEFICIÊNCIAS.

(B) DEFICIENTES AUDITIVOS PREFEREM COMPETIR APENAS ENTRE SI.

(C) NÃO POSSUEM DEFICIÊNCIA FÍSICA, VISUAL OU INTELECTUAL.

(D) NÃO POSSUEM TALENTO E FORÇA DE VONTADE.

QUESTÃO 3

IDENTIFIQUE OS SÍMBOLOS DE ACESSIBILIDADE QUE SÃO RELACIONADOS COM A SURDOLIMPÍADA:

QUESTÃO 4

LEIA:

BASEADO NO TÍTULO DA REPORTAGEM, MARQUE (V) PARA AS ALTERNATIVAS VERDADEIRAS E (F) PARA AS FALSAS.

( ) OS ESPORTES NÃO PROPORCIONAM NENHUM BENEFÍCIO SOCIAL, SENDO APENAS UM MERO PASSATEMPO.

( ) OS ESPORTES E A INCLUSÃO SÃO CONCEITOS QUE NÃO SE RELACIONAM NO CONTEXTO DAS SURDOLIMPÍADAS.

( ) AS SURDOLIMPÍADAS DEMONSTRAM COMO O ESPORTE PODE SER UM MEIO DE INCLUSÃO PARA PESSOAS SURDAS E COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA.

( ) AS SURDOLIMPÍADAS AUMENTA OS ESTEREÓTIPOS E PRECONCEITOS SOBRE AS PESSOAS SURDAS E COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA.


AutorJordana Ferreira
FormaçãoEducação Física
Componentes CurricularesEducação Física e Geografia
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento(EJAEF0213) Refletir e dialogar sobre as questões de gênero, preconceitos e violência, inclusão/exclusão presentes nos esportes. 
(EJAGE0211) Reconhecer os símbolos de uso cotidiano (acessibilidade, inclusão, trânsito e outros) como tipos de legendas.
ReferênciasCONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE DESPORTOS DE SURDOS. Disponível em: CBDS – Surdolimpíada Nacional 2023. Acesso em 06 de agosto de 2024.
ABNT. Acessibilidade –– Comunicação na prestação de serviços. ABNT NBR 15599. Disponível em <https://www.abntcolecao.com.br/mpf/pdfview/viewer.aspx?Q=E2868AB70524F59098987DA1BAC22369D59246C4BD3640EA>. Acesso em 06 de agosto de 2024.