You are currently viewing Língua Portuguesa – Pronomes de Tratamento

Língua Portuguesa – Pronomes de Tratamento

Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa é destinada aos estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais.

Imagem disponível em: https://www.canva.com/design/DAF-7medgKQ/C-DPp6WxUzNgNjQ5-OZtUg/edit?utm_content=DAF-7medgKQ&utm_campaign=designshare&utm_medium=link2&utm_source=sharebutton> Acesso em 06/08/2024.

PRONOMES DE TRATAMENTO

VIMOS ANTERIORMENTE, EM NOSSOS ESTUDOS SOBE LINGUAGEM FORMAL E INFORMAL QUE USAMOS PALAVRAS ESPECÍFICAS PARA CADA TIPO DE PESSOA E AMBIENTE.

SE ESTIVERMOS FALANDO COM AMIGOS, FALAMOS DE UMA FORMA. SE ESTIVERMOS NOS COMUNICANDO COM O PROFESSOR OU OUTRA AUTORIDADE FALAMOS DE OUTRA FORMA. 

QUANDO FALAMOS COM PESSOAS IMPORTANTES, COMO PROFESSORES, DIRETORES DE ESCOLA, OU OUTRAS AUTORIDADES, USAMOS PRONOMES DE TRATAMENTO. OS PRONOMES DE TRATAMENTO SÃO PALAVRAS QUE USAMOS PARA MOSTRAR RESPEITO E EDUCAÇÃO.

POR EXEMPLO, QUANDO FALAMOS COM O PROFESSOR, PODEMOS USAR “SENHOR” OU “SENHORA”. ASSIM, AO INVÉS DE DIZER “JOÃO, PODE ME AJUDAR?”, DIZEMOS “SENHOR JOÃO, PODE ME AJUDAR?”. ISSO MOSTRA QUE ESTAMOS SENDO EDUCADOS E RESPEITOSOS.

OUTRO EXEMPLO É QUANDO FALAMOS COM UM JUIZ. DIZEMOS “MERITÍSSIMO”. PARA ALTAS AUTORIDADES, COMO O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, MINISTROS, OU EMBAIXADORES, USAMOS “VOSSA EXCELÊNCIA”.

VEJA NO QUADRO ABAIXO ALGUNS DOS PRONOMES DE TRATAMENTO MAIS USADOS:

Imagem disponível em: https://www.canva.com/design/DAGLAzYDKGk/XZDfyTQwmxvenCEeiAaWvQ/edit?utm_content=DAGLAzYDKGk&utm_campaign=designshare&utm_medium=link2&utm_source=sharebutton > Acesso em 06/08/2024.

LEIA A TIRINHA ABAIXO E RESPONDA ÀS PERGUNTAS A SEGUIR.

QUESTÃO 1

A TIRINHA APRESENTA OS SEGUINTES PRONOMES DE TRATAMENTO

(A) TURMA E ALGUÉM.

(B) RESPEITO E EDUCAÇÃO.

(C) BRUNO E TESTE.  

(D) VOCÊ E SENHOR.

QUESTÃO 2

CONFORME A EXPLICAÇÃO DE BRUNO SOBRE PRONOMES DE TRATAMENTO, ELES SÃO USADOS PARA MOSTRAR

(A) RESPEITO E EDUCAÇÃO.

(B) INFORMAÇÃO E REVERÊNCIA.

(C) FORMALIDADE E OBEDIÊNCIA.

(D) GROSSERIA E RIVALIDADE.

QUESTÃO 3

PENSE EM UM MOMENTO EM QUE VOCÊ USOU UM PRONOME DE TRATAMENTO. COMO ISSO AFETOU A CONVERSA E O RELACIONAMENTO COM A PESSOA COM QUEM VOCÊ ESTAVA FALANDO?

QUESTÃO 4

COMO VOCÊ SE SENTIRIA SE ALGUÉM NÃO USASSE UM PRONOME DE TRATAMENTO ADEQUADO AO FALAR COM UMA PESSOA IMPORTANTE? EXPLIQUE O IMPACTO DISSO.

QUESTÃO 5

AGORA É A SUA VEZ DE ESCREVER UMA TIRINHA E USAR NOS DIÁLOGOS ALGUM PRONOME DE TRATAMENTO. SEJA CRIATIVO E BOM TRABALHO!

HORA DE APRENDER BRINCANDO!

Imagem disponível em: https://www.canva.com/design/DAGLAzYDKGk/XZDfyTQwmxvenCEeiAaWvQ/edit?utm_content=DAGLAzYDKGk&utm_campaign=designshare&utm_medium=link2&utm_source=sharebutton > Acesso em 06/08/2024.

Disponível em: https://wordwall.net/pt/resource/20371101 

Autoria:Andrielly Campos
Formação:Letras: Português / Inglês e Pedagogia
Componente Curricular:Língua Portuguesa
Habilidades:(EF15LP11) Reconhecer características da conversação espontânea presencial, respeitando os turnos de fala, selecionando e utilizando, durante a conversação, formas de tratamento adequadas, de acordo com a situação e a posição do interlocutor.
(EF15LP13) Identificar finalidades da interação oral em diferentes contextos comunicativos (solicitar informações, apresentar opiniões, informar, relatar experiências etc.). 
(GO-EF15LP22) Reconhecer que o uso da linguagem formal ou informal depende da situação de uso: uma conversa entre amigos, aula, entrevista, entre outras. 
(GO-EF15LP23) Explorar as características de registro de uma situação discursiva oral, concebendo-a como linguagem formal e/ou informal, utilizando-se de ferramentas digitais como vídeo e gravador ou pela transcrição oral.  
Referências: GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume II. Ensino Fundamental Anos Finais. CONSED; UNDIME, 2018. 433 p. Disponível em <https://sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais&gt&gt;> Acesso em 15/07/2024.

ROCHA, Regina Braz; FRANCISCO, Carla da Silva; AMANCIO, Isabel Pereira. Mundo de Explorações – Língua Portuguesa: 2º ano anos iniciais do ensino fundamental. São Paulo: Editora Moderna, 2021. Disponível em: https://pnld.moderna.com.br/wp-content/uploads/2022/10/PDMA0000020176P230201010010_CARA_PDF.pdf. Acesso em: 15 jul. 2024.