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Ciências da Natureza – Substâncias psicoativas

Esta proposta de atividade de CIÊNCIAS DA NATUREZA é destinada aos estudantes da 4º período da Educação de Jovens e Adultos – EJA


Imagem 1. PIXELSHOT. Glass of Whiskey with Cigarettes and Drugs on Dark Background. Canva. Download em 07/08/2024.

SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS

A interação entre os sistemas locomotor, nervoso e sensorial humanos é fundamental para a dinâmica e o funcionamento adequado do corpo. Esses sistemas permitem desde movimentos voluntários e percepção sensorial até uma comunicação complexa entre os neurônios. Porém, o uso de substâncias psicoativas, que são aquelas que afetam o sistema nervoso central, pode perturbar significativamente essa interação, podendo causar uma série de problemas de saúde, assim como impactos nas relações sociais.

Drogas lícitas, como o álcool e o cigarro, são amplamente consumidas – apesar de seus conhecidos efeitos adversos. O álcool, por exemplo, é um depressor do sistema nervoso central. Ao ser ingerido, ele reduz a atividade cerebral, afetando funções motoras e cognitivas. Isso pode resultar em perda de coordenação, reflexos mais lentos e fala arrastada. A longo prazo, o consumo excessivo de álcool pode levar a neuropatias, problemas de memória e até mesmo à síndrome de Wernicke-Korsakoff: uma condição que afeta a memória e outras funções cerebrais.

Já o cigarro contém tabaco, que por sua vez, contém nicotina: um potente estimulante do sistema nervoso central. Ela aumenta a liberação de dopamina, proporcionando uma sensação temporária de prazer e alívio de estresse. No entanto, seu uso prolongado pode levar à dependência e a problemas de saúde como doenças cardiovasculares, câncer de pulmão e outras doenças respiratórias. Além disso, a abstinência da nicotina pode causar ansiedade, irritabilidade e dificuldades de concentração.

Quanto às drogas ilícitas, como a cocaína e heroína, têm efeitos ainda mais devastadores no sistema nervoso. A cocaína, por exemplo, é um poderoso estimulante que aumenta drasticamente a liberação de dopamina. Isso pode causar euforia intensa, mas também pode levar a comportamentos agressivos, paranoia e, em casos extremos, psicose. A exposição prolongada a essa substância pode resultar em danos permanentes na capacidade do cérebro de experimentar prazer de forma natural.

A heroína, um opióide potente, atua nos receptores de opioides no cérebro, produzindo uma intensa sensação de euforia. No entanto, seu uso contínuo leva à tolerância e à dependência física. Os usuários frequentemente experimentam uma redução significativa na função cognitiva e motora, além de um alto risco de overdose fatal. A abstinência é bem desafiadora, e pode incluir sintomas severos como dores musculares, insônia e vômitos.

Os impactos das substâncias ilícitas não se limitam ao sistema nervoso. O uso crônico de álcool, por exemplo, pode levar à neuropatia alcoólica: uma condição que causa fraqueza muscular e problemas de coordenação. As metanfetaminas, conhecidas por seus efeitos estimulantes intensos, podem causar danos musculares e articulares devido ao uso excessivo e movimentos repetitivos. O sistema sensorial, responsável pela percepção dos estímulos externos, também é prejudicado pelo uso de drogas. 

A drogadição também impacta as relações sociais. Usuários de drogas frequentemente enfrentam estigmatização, isolamento e problemas no ambiente familiar e de trabalho. Isso se dá, especialmente, porque a  dependência pode levar a comportamentos impulsivos e irresponsáveis. 

Para prevenção, é muito importante a implementação de programas de educação e conscientização que informem sobre os riscos associados ao uso de substâncias psicoativas. Estratégias devem incluir o fortalecimento de habilidades sociais e emocionais, permitindo que as pessoas resistam à pressão do grupo e façam escolhas saudáveis. Intervenções precoces também são cruciais, assim como o incentivo às estratégias de gerenciamento de estresse, como exercícios físicos e psicoterapia.

QUESTÃO 1

Sobre as substâncias psicoativas, é correta a afirmação de que

(A) as que são lícitas não causam dependência.
(B) as ilícitas são aquelas proibidas por Lei.
(C) somente as ilícitas prejudicam a saúde.
(D) todas podem provocar danos à saúde do usuário.


Leia a seguir uma adaptação da publicação de Yara Aquino, da Agência Brasil, para responder às questões 2 e 3:

Imagem 2. ARAGUAIA, Mariana. Abuso do álcool. Canva. Criado em 06/08/2024.

Fonte: AQUINO, Yara. Alcoolismo e drogas podem ser causa ou consequência na vida dos moradores de rua, diz psicóloga. Agência Brasil. Disponível em <https://encurtador.com.br/BGg6o>. Acesso em 06/08/2024.


QUESTÃO 2

Para você, quais medidas poderiam ser adotadas para prevenção do abuso de álcool?

QUESTÃO 3

E quanto às as causas do abuso do álcool: na sua opinião, são as mesmas que levam uma pessoa ao tabagismo? E as medidas de prevenção: possuem semelhanças ou pontos mais específicos? Explique.

QUESTÃO 4

A dependência química é um problema de saúde pública que impacta não apenas o indivíduo, mas também sua família e comunidade. A dependência física e a abstinência são desafios significativos no caminho para a recuperação. Sobre esse tema, analise as frases a seguir:

I. A dependência química refere-se ao desejo compulsivo de consumir a droga, devido aos efeitos emocionais e psicológicos que ela causa.

II. A dependência física ocorre quando o corpo se adapta ao uso constante da droga e manifesta sintomas de abstinência na sua falta.

III. A dependência física pode ser superada sem sintomas de abstinência se a pessoa tiver força de vontade suficiente.

IV. A dependência química só ocorre com drogas ilícitas, como maconha, cocaína e heroína.

São corretas somente as alternativas

(A) I e II.
(B) II e III.
(C) III e IV.
(D) I e IV.


AutoriaMariana Araguaia
FormaçãoCiências Biológicas
Componente CurricularCiências da Natureza
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento(EJACI0418) Relacionar substâncias psicoativas com seus efeitos no sistema nervoso e os prejuízos para a saúde e para as relações sociais.
ReferênciasCARNEVALLE, Maíra Rosa. Araribá Mais Ciências: 8º ano. 1. ed. São Paulo: Moderna, 2018.

GOIÂNIA. Documento Curricular para a Rede Municipal de Goiânia – EJA. Secretaria Municipal de Educação e Esporte de Goiânia, 2023. 235p. Disponível em <https://sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/24-eja?download=425:documento-curricular-para-a-rme-de-goiania-eja&gt&gt>. Acesso em 16/04/2024.

HIRANAKA, Roberta Aparecida Bueno; HORTENCIO, Thiago Macedo de Abreu. Inspire Ciências: 8º ano. 1. ed. São Paulo: FTD, 2018.