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CIÊNCIAS DA NATUREZA – Explorando representações do planeta Terra

ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DA NATUREZA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.


Explorando representações do planeta Terra

A observação e manipulação de diferentes formas de representação do planeta são essenciais para compreendermos a complexidade e a diversidade do nosso mundo. Mapas, globos e fotografias são ferramentas indispensáveis que oferecem perspectivas variadas sobre a Terra.

Os mapas, por exemplo, apresentam uma visão bidimensional do planeta e podem ser utilizados para mostrar diferentes aspectos, como relevo, clima e divisões políticas.

Os globos, por outro lado, proporcionam uma representação tridimensional e mais próxima da realidade esférica da Terra, permitindo uma visualização mais intuitiva das distâncias e da disposição dos continentes e oceanos.

Já as fotografias, sejam elas tiradas do espaço ou da superfície terrestre, oferecem imagens detalhadas que ajudam a observar características específicas e mudanças no ambiente.

Cada uma dessas representações possui vantagens e limitações. Mapas podem simplificar informações e distorcer áreas, globos podem ser volumosos e menos práticos para detalhes minuciosos, e fotografias podem capturar momentos específicos, mas não fornecem uma visão abrangente. Comparar essas representações nos ajuda a entender melhor a relação entre elas e a desenvolver uma percepção mais completa do planeta.

OBSERVE A SEGUINTE IMAGEM PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES:

Imagem produzida em: www.canva.com

QUESTÃO 1

O globo tem várias vantagens em comparação com um mapa porque eles

(A) fornecem mais detalhes sobre divisões políticas.

(B) apresentam uma visão tridimensional que reflete melhor a forma esférica da Terra.

(C) são mais fáceis de armazenar do que mapas.

(D) mostram informações climáticas detalhadas.

QUESTÃO 2

Segundo o texto, uma das limitações dos mapas em relação aos globos e fotografias é que eles

(A) não fornecem uma visão detalhada de características específicas.

(B) podem distorcer áreas e simplificar informações.

(C) são volumosos e difíceis de armazenar.

(D) não capturam mudanças no ambiente ao longo do tempo.   

QUESTÃO 3

Imagine que você é um explorador em uma aventura pelo mundo! Você tem três ferramentas mágicas para te ajudar:

Um mapa que mostra as cores de todos os continentes e onde os animais vivem.

Um globo que brilha e mostra como a Terra gira.

Uma fotografia tirada do espaço que mostra a Terra como uma bola azul.

Qual dessas ferramentas mágicas você usaria para descobrir onde os ursos polares vivem? Sublinhe a alternativa correta. Após, desenhe uma mapa temático sobre  ursos polares.

a) O mapa, porque ele mostra onde os animais vivem.

b) O globo, porque ele mostra como a Terra gira.

c) A fotografia, porque ela mostra a Terra como uma bola azul.

QUESTÃO 4

Explore diferentes tipos de mapas e escolha um de cada tipo (climático, político, físico e temático). Depois, cole cada um dos mapas no espaço abaixo e escreva o que você observa em cada um deles.


Autoria:Prof.ª Danielle Assis Borges Fantini
Formação:Graduada em: Pedagogia e Jornalismo  
Graduanda em: Nutrição  
Pós-graduada em: MBA em Gestão das Tecnologias da Informação e da Comunicação – Educação; Docência Universitária; Psicopedagogia Institucional e Clínica e Neuropedagogia Aplicada à Educação
Componente Curricular:CIÊNCIAS DA NATUREZA
Habilidade (s):(EF03CI07-A) Observar, manipular e comparar diferentes formas de representação do planeta, utilizando mapas, globos, fotografias etc
Referência (s):APRENDER JUNTOS CIÊNCIAS, 3º ano: ensino fundamental. Organizadora SM Educação. 7ª ed. São Paulo: Edições SM, 2021.  

GLOBO TERRESTRE, Unesp, 2024. Disponível em <https://acervodigital.unesp.br/bitstream/123456789/47191/1/u1_d22_v9_tc03.pdf>. Acesso em: 24, jul. 2024.  

LICO, Maria Aparecida e SOARES, TRIVELLATO, José. Aquarela, Ciências – 3º ano. Ensino Fundamental. São Paulo: Kit’s Editora, 2021.  

MAPAS E GRÁFICOS. Brasil Escola, UOL, 2024. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/geografia/os-mapas-os-graficos.htm>. Acesso em: 24, jul. 2024.  

PESSOA, Karina e FAVALLI, Leonel. Novo Pitanguá Ciências. 3º Ano. Ensino Fundamental Anos Iniciais. Editora Moderna. 1 ed. São Paulo: Moderna, 2021.  
Documento norteador:DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO (DC-GO AMPLIADO)