ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DA NATUREZA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.
Explorando representações do planeta Terra
A observação e manipulação de diferentes formas de representação do planeta são essenciais para compreendermos a complexidade e a diversidade do nosso mundo. Mapas, globos e fotografias são ferramentas indispensáveis que oferecem perspectivas variadas sobre a Terra.
Os mapas, por exemplo, apresentam uma visão bidimensional do planeta e podem ser utilizados para mostrar diferentes aspectos, como relevo, clima e divisões políticas.
Os globos, por outro lado, proporcionam uma representação tridimensional e mais próxima da realidade esférica da Terra, permitindo uma visualização mais intuitiva das distâncias e da disposição dos continentes e oceanos.
Já as fotografias, sejam elas tiradas do espaço ou da superfície terrestre, oferecem imagens detalhadas que ajudam a observar características específicas e mudanças no ambiente.
Cada uma dessas representações possui vantagens e limitações. Mapas podem simplificar informações e distorcer áreas, globos podem ser volumosos e menos práticos para detalhes minuciosos, e fotografias podem capturar momentos específicos, mas não fornecem uma visão abrangente. Comparar essas representações nos ajuda a entender melhor a relação entre elas e a desenvolver uma percepção mais completa do planeta.
OBSERVE A SEGUINTE IMAGEM PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES:
QUESTÃO 1
O globo tem várias vantagens em comparação com um mapa porque eles
(A) fornecem mais detalhes sobre divisões políticas.
(B) apresentam uma visão tridimensional que reflete melhor a forma esférica da Terra.
(C) são mais fáceis de armazenar do que mapas.
(D) mostram informações climáticas detalhadas.
QUESTÃO 2
Segundo o texto, uma das limitações dos mapas em relação aos globos e fotografias é que eles
(A) não fornecem uma visão detalhada de características específicas.
(B) podem distorcer áreas e simplificar informações.
(C) são volumosos e difíceis de armazenar.
(D) não capturam mudanças no ambiente ao longo do tempo.
QUESTÃO 3
Imagine que você é um explorador em uma aventura pelo mundo! Você tem três ferramentas mágicas para te ajudar:
Um mapa que mostra as cores de todos os continentes e onde os animais vivem.
Um globo que brilha e mostra como a Terra gira.
Uma fotografia tirada do espaço que mostra a Terra como uma bola azul.
Qual dessas ferramentas mágicas você usaria para descobrir onde os ursos polares vivem? Sublinhe a alternativa correta. Após, desenhe uma mapa temático sobre ursos polares.
a) O mapa, porque ele mostra onde os animais vivem.
b) O globo, porque ele mostra como a Terra gira.
c) A fotografia, porque ela mostra a Terra como uma bola azul.
QUESTÃO 4
Explore diferentes tipos de mapas e escolha um de cada tipo (climático, político, físico e temático). Depois, cole cada um dos mapas no espaço abaixo e escreva o que você observa em cada um deles.
Autoria: | Prof.ª Danielle Assis Borges Fantini |
Formação: | Graduada em: Pedagogia e Jornalismo Graduanda em: Nutrição Pós-graduada em: MBA em Gestão das Tecnologias da Informação e da Comunicação – Educação; Docência Universitária; Psicopedagogia Institucional e Clínica e Neuropedagogia Aplicada à Educação |
Componente Curricular: | CIÊNCIAS DA NATUREZA |
Habilidade (s): | (EF03CI07-A) Observar, manipular e comparar diferentes formas de representação do planeta, utilizando mapas, globos, fotografias etc |
Referência (s): | APRENDER JUNTOS CIÊNCIAS, 3º ano: ensino fundamental. Organizadora SM Educação. 7ª ed. São Paulo: Edições SM, 2021. GLOBO TERRESTRE, Unesp, 2024. Disponível em <https://acervodigital.unesp.br/bitstream/123456789/47191/1/u1_d22_v9_tc03.pdf>. Acesso em: 24, jul. 2024. LICO, Maria Aparecida e SOARES, TRIVELLATO, José. Aquarela, Ciências – 3º ano. Ensino Fundamental. São Paulo: Kit’s Editora, 2021. MAPAS E GRÁFICOS. Brasil Escola, UOL, 2024. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/geografia/os-mapas-os-graficos.htm>. Acesso em: 24, jul. 2024. PESSOA, Karina e FAVALLI, Leonel. Novo Pitanguá Ciências. 3º Ano. Ensino Fundamental Anos Iniciais. Editora Moderna. 1 ed. São Paulo: Moderna, 2021. |
Documento norteador: | DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO (DC-GO AMPLIADO) |