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Arte/Artes Visuais – Performance Artística

Esta proposta de atividade de ARTE/ARTES VISUAIS é destinada aos estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental.

Imagem editada no Canva

Performance Artística

Disponível em https://www.flickr.com/photos/midianinja/28612510274/in/photostream/ Acesso em 17, julho, 2024.

Na imagem, observamos um grupo de pessoas com os olhos vendados e os braços na mesma posição. Essa é a performance Cegos, do grupo Desvio Coletivo, realizada em Aracaju, no ano de 2014.

O que esses artistas performers estão representando?

Qual mensagem pretendem passar?

Mas afinal, o que é performance?

Performance, enquanto linguagem da arte, é uma forma de expressão artística que utiliza o corpo e a ação do artista como meio de comunicação. Diferente das artes plásticas tradicionais, como pintura e escultura, a performance é efêmera, ocorrendo em um tempo e espaço determinados e, muitas vezes, sem a possibilidade de reprodução fiel. Essa linguagem artística explora a presença física e emocional do artista, a interação com o público e o contexto no qual é realizada.

Disponível em https://pxhere.com/es/photo/160284 Acesso em 17, julho, 2024.

A origem da performance pode ser rastreada até o início do século XX, com movimentos vanguardistas como o Dadaísmo, o Futurismo e o Surrealismo, que buscavam romper com as convenções artísticas da época. Contudo, foi na década de 1960 que a performance ganhou maior notoriedade e definição, especialmente com o movimento Fluxus e artistas como Yoko Ono, Joseph Beuys e Marina Abramović.

Disponível em https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/c/c0/Marina_Abramovi%C4%87%2C_The_Artist_is_Present%2C_2010.jpg Acesso em 17, julho, 2024.

A performance pode englobar uma vasta gama de práticas, desde ações simples e silenciosas até elaboradas encenações teatrais. Ela pode ser solitária ou coletiva, planejada ou espontânea, durar poucos minutos ou se estender por horas, dias ou até mesmo semanas. O uso do corpo do artista como ferramenta principal permite uma comunicação direta e visceral, muitas vezes abordando temas como identidade, política, sociedade, gênero, e questões existenciais.

Disponível em https://www.flickr.com/photos/tukulti/30583395107 Acesso em 17, julho, 2024.

Muitos performers utilizam elementos do cotidiano, levando a arte para fora dos museus e galerias e aproximando-a do público. Essa integração com o espaço urbano e a vida cotidiana possibilita uma crítica direta e imediata às estruturas sociais e culturais vigentes.

Disponível em https://www.flickr.com/photos/russafaescenica/44943524321/in/photolist-MHAwf2-4ETeaN-LDXxQJ-2btviYn-MapThj-2bLdNmN-o55P5J-2auawm4-2bLdKLY-2bNgeco-297tBnf-2aJHUSY-2avFxTg-ok1B9G-2bLdrpY-2avFy84-fg1mvC-2auab2M-PGyM8d-2bLdue5-295ftXJ-2athRh1-298Yudb-2bU8MPg-2athR21-2bLduD3-2athR5N-fg1mJd-2bLdtp9-298YtU5-2avFy2c-2bQymHZ-2bLdpid-2bQymwX-257fzba-2aNmqRA-PLc3AN-2atioz1-2aJHVaw-2bLdruh-2bLdsAA-N5us3v-2abkVeg-2athRnb-PLc3sb-2bLdsMh-2c5mmMg-28HkmTQ-298Ytco-LDWD2N Acesso em 17, julho, 2024.

A relação com o público é outro componente essencial na performance. O espectador não é apenas um observador passivo, mas muitas vezes se torna parte ativa da obra. A interação pode variar de uma presença contemplativa a uma participação física, modificando a dinâmica da performance e criando uma experiência irrepetível.

Disponível em https://www.flickr.com/photos/ca2m_madrid/40722885252/in/photolist-253xr2f-22mivdy-257fBHp-GYA1fU-253xpzC-23KbYeR-4EThwh-9eKejq-23KbVdF-9eepft-9eG7Yi-2bLdsFq-257fyKv-242x3DW-22mivwQ-9ehsG5-26XZJCx-253xpNd-9ehsqL-9eepkD-253xm1o-28Hk93E-Dg8u71-DHf8iH-2btxaxa-298YtoW-2bNgfuy-2bQxzMB-MrgAjU-LE34gD-4dLR7i-CKRoe8-E9EY4b-DHfd8n-DHfbYD-DyYWHD-Maqx4G-Dg8wSw-Dg8zRY-CKJG2h-DwQt6o-DEVVW3-2bLdswN-ffL96p-2bNggVu-28NJUhf-LE33X2-2bLdtLw-DEVWG1-nw5xeZ Acesso em 17, julho, 2024.

Além disso, a documentação da performance, através de vídeos, fotografias e textos, torna-se uma extensão da obra, permitindo que a experiência efêmera seja registrada e analisada posteriormente. No entanto, essas documentações nunca capturam a totalidade da experiência ao vivo, mantendo a essência transitória e intangível da performance.


QUESTÃO 1

Performance, enquanto linguagem da arte, é uma forma de expressão artística que utiliza o corpo e a ação do artista como meio de comunicação. A principal diferença entre a performance e as artes plásticas tradicionais é que a performance

(A) é mais duradoura, criativa e espontânea.

(B) utiliza tintas, pincéis e suportes diversos.

(C) é efêmera e ocorre num determinado tempo e espaço.

(D) é mais barata de produzir e de fácil acesso.

QUESTÃO 2

Na performance, a relação com o público 

(A) nunca interage diretamente com a performance.

(B) é sempre um observador passivo.

(C) pode se tornar parte ativa da obra.

(D) apenas lê sobre a performance posteriormente.

QUESTÃO 3

O que normalmente os performers utilizam para aproximar a arte do público?

QUESTÃO 4

Quais movimentos vanguardistas contribuíram para a origem da performance?


SAIBA MAIS ARTE

Canal Procesos y técnicas artísticas. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=AqU7XZ5fHSc Acesso em 19, julho, 2024.

AutoriaVeruska Bettiol
Formação Artes Visuais
Componente CurricularArte/Artes Visuais
Habilidade(GO-EF09AR31) Relacionar as práticas artísticas às diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética, trazendo sentidos e significados para as produções artísticas diversas, fazendo conexão às suas histórias de vida, memórias e valores construídos, por meio de vivências e assim criar seus ideais, desejos e perspectivas coletivas e sociais.
ReferênciasCOHEN, Renato. Performance como linguagem: criação de um tempo-espaço de experimentação. São Paulo: Editora Perspectiva, 2002.
GLUSBERG, Jorge. A arte da performance. São Paulo: Editora Perspectiva, 1987.