You are currently viewing Língua Portuguesa – Relato Pessoal

Língua Portuguesa – Relato Pessoal

Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa é destinada aos estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais.

Imagem disponível em: https://www.canva.com/design/DAF-7medgKQ/C-DPp6WxUzNgNjQ5-OZtUg/edit?utm_content=DAF-7medgKQ&utm_campaign=designshare&utm_medium=link2&utm_source=sharebutton> Acesso em 04/07/2024.

Relato Pessoal

Um relato pessoal é um tipo de texto em que uma pessoa narra uma experiência vivida por ela mesma. Pode ser apresentado tanto na forma escrita quanto oral. O relato pessoal busca transmitir não apenas os eventos em si, mas também a perspectiva única e subjetiva do autor, proporcionando aos leitores uma visão íntima e pessoal da história contada.

Você achou o relato pessoal parecido com o diário?

No entanto, são gêneros diferentes. Enquanto o relato pessoal, geralmente, é escrito com a intenção de compartilhar uma experiência específica com um público mais amplo; o diário é um registro mais privado e pessoal, onde as anotações são feitas geralmente sem a intenção de serem compartilhadas.

As características principais contidas no gênero relato pessoal incluem:

1. Primeira pessoa: geralmente escrito na primeira pessoa do singular, permitindo ao autor compartilhar suas experiências, emoções e pensamentos pessoais de maneira direta.
  2. Tempo verbal: pode ser escrito no tempo presente ou em sua maioria no passado.
  3. Estilo narrativo: pode variar conforme o propósito e o contexto, mas em sua maioria é descritivo.
  4. Narrativa autobiográfica: centra-se em eventos, situações ou momentos vividos pelo autor, oferecendo uma perspectiva única e subjetiva da história.
  5. Estrutura narrativa: pode seguir uma estrutura narrativa tradicional, com introdução, desenvolvimento e conclusão, ou adotar formas mais experimentais e não lineares, dependendo da abordagem criativa do autor.
  6. Expressão de emoções: o autor expressa suas emoções, sentimentos e reações diante dos acontecimentos narrados, proporcionando aos leitores uma conexão emocional e empática.
  7. Reflexão pessoal: além de relatar os eventos, o autor também pode incluir reflexões, análises e insights sobre o significado dessas experiências em sua vida.
  8. Detalhes sensoriais: inclui detalhes sensoriais como descrições visuais, sonoras, táteis, gustativas e olfativas para enriquecer a experiência do leitor e tornar a narrativa mais vívida e envolvente.
  9. Autenticidade e veracidade: espera-se que um relato pessoal seja autêntico e verdadeiro, refletindo as experiências reais do autor de forma honesta e sincera.

Leia abaixo um modelo de relato pessoal.

Leia o texto acima e escolha a melhor opção de resposta:

Questão 1

O filho mais velho de Roberta

(A) trabalha como agricultor e é solteiro.

(B) ainda está na escola e é solteiro.

(C) é técnico em Agropecuária e é casado.

(D) trabalha na cidade e é casado.

Questão 2

Nos últimos 3 anos, Roberta e seu esposo decidiram

(A) vender a produção para um revendedor.

(B) mudar para a cidade e trabalhar lá.

(C) deixar de trabalhar com a terra por completo.

(D) comercializar o que produzem e criar animais.

Questão 3

Uma característica importante de um relato pessoal é

(A) uso de linguagem técnica e formal.

(B) foco em fatos objetivos e verificáveis.

(C) expressão de sentimentos e reflexões do autor.

(D) inclusão de gráficos e tabelas informativas.

Questão 4

Como você acha que o relato pessoal pode impactar os leitores? Que tipo de conexão emocional ele pode criar?

Questão 5

Desta vez, gostaria de convidá-los a compartilhar suas próprias histórias em um relato pessoal. Vocês terão a oportunidade de contar uma experiência especial que tenham vivido, seja ela engraçada, emocionante, surpreendente ou significativa para vocês.

SAIBA MAIS!

Imagem disponível em: https://www.canva.com/design/DAGJW38jvJA/hMExIbcKb9gaIoUUlWB8Mg/edit?utm_content=DAGJW38jvJA&utm_campaign=designshare&utm_medium=link2&utm_source=sharebutton> Acesso em 04/07/2024.

Disponível em: https://youtu.be/3In-iooIROY

Autoria:Andrielly Campos
Formação:Letras: Português / Inglês e Pedagogia
Componente Curricular:Língua Portuguesa
Habilidades:(EF15LP05-C) Produzir pequenos textos com roteiros associados a imagens e atentar-se à estrutura textual.
(EF35LP09) Organizar o texto em unidades de sentido, dividindo-o em parágrafos segundo as normas gráficas e de acordo com as características do gênero textual.
(EF04LP11) Planejar e produzir, com autonomia, cartas pessoais de reclamação, entre outros gêneros, de acordo com as convenções do gênero carta e com a estrutura própria desses textos (problema, opinião, argumentos), considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto.
(EF35LP07) Utilizar, ao produzir um texto, conhecimentos linguísticos e gramaticais, tais como ortografia, regras básicas de concordância nominal e verbal, pontuação (ponto final, ponto de exclamação, ponto de interrogação, vírgulas em enumerações) e pontuação do discurso direto, quando for o caso.
(EF35LP08) Utilizar, ao produzir um texto, recursos de referenciação (por substituição lexical ou por pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos), vocabulário apropriado ao gênero, recursos de coesão pronominal (pronomes anafóricos) e articuladores de relações de sentido (tempo, causa, oposição, conclusão, comparação), com nível suficiente de informatividade.
Referências: GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume II. Ensino Fundamental Anos Finais. CONSED; UNDIME, 2018. 433 p. Disponível em <https://sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais&gt&gt;> Acesso em 27/06/2024.

VENANTTI, Lenita; LIMA, Alexandre Ribeiro de. Akpalô: língua portuguesa 4º ano. São Paulo: Editora do Brasil, 202021. 156 p. (4º ano).