You are currently viewing Educação Física – Torcidas Organizadas

Educação Física – Torcidas Organizadas

ESTA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA INTEGRADA COM LÍNGUA PORTUGUESA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO TERCEIRO PERÍODO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA.

Fonte: Torcida organizada. Canva. Disponível em: Soccer fans at stadium – Fotos do Canva.

TORCIDAS ORGANIZADAS

Torcida organizada é o termo utilizado para designar a associação de torcedores de uma determinada organização esportiva. Essas associações têm como objetivo torcer e apoiar uma equipe de qualquer modalidade esportiva. O apoio se manifesta através de diversos gêneros textuais, que são meios pelos quais os membros das torcidas se comunicam, expressam suas opiniões, organizam suas atividades e interagem entre si e com o público em geral. Alguns dos gêneros textuais mais comuns são cartazes, faixas, hinos e cantos.

No entanto, algumas torcidas passaram a ser associadas à violência, comprometendo seu objetivo original de apoio positivo. A violência entre torcidas não apenas mancha o esporte, mas também coloca em risco a segurança dos torcedores e da sociedade. Em resposta, o Estatuto do Torcedor e a Lei 12.299/2010 implementaram medidas para controlar e reduzir esses atos violentos no Brasil.

É necessário que ações preventivas e educativas sejam constantemente promovidas para resgatar a verdadeira essência das torcidas organizadas. Promover uma cultura de paz e respeito, campanhas de conscientização e programas de educação cívica entre torcedores são caminhos eficazes. Colaborações entre clubes, autoridades e torcidas organizadas são essenciais para garantir a segurança e o espírito esportivo nos eventos.

QUESTÃO 1

Existem diversas torcidas organizadas no Brasil, principalmente no futebol. Essas torcidas são grupos de

(A) torcedores de uma determinada organização esportiva.

(B) jogadores profissionais de diversas modalidades esportivas.

(C) jornalistas que organizam eventos esportivos mundiais.

(D) árbitros que cobrem eventos esportivos locais e regionais.

QUESTÃO 2

O principal objetivo de uma torcida organizada é

(A) organizar e promover eventos esportivos.

(B) gerenciar e impulsionar equipes esportivas.

(C) apoiar e incentivar o time que representa.

(D) criticar e atacar fisicamente o time adversário.

QUESTÃO 3

As torcidas organizadas utilizam uma variedade de formas de comunicação, como cartazes/faixas e cantos/hinos. Identifique a característica de cada um deles:

( ) cartaz/faixa ( ) canto/hino

Texto curto e impactante, geralmente acompanhado de imagens ou símbolos. Mensagens de apoio, protesto, ou críticas relacionadas ao time ou aos adversários.

( ) cartaz/faixa ( ) canto/hino

Geralmente possuem versos e refrão, com rimas e métricas que facilitam a memorização e o canto em coro. Letras exaltando o time, os jogadores, a cidade ou estado, e muitas vezes incluem provocações aos adversários.

QUESTÃO 4

Leia:

Algumas torcidas organizadas de futebol no Brasil começaram a ser associadas à violência. Uma das razões para isso é o abuso de bebidas alcoólicas, o fanatismo extremo e os comportamentos antidesportivos.

Baseado nesse texto marque (V) para as alternativas verdadeiras e (F) para as falsas:

( ) Uma das principais causas da violência entre torcidas organizadas no futebol são os treinamentos rigorosos dos jogadores.

( ) O fanatismo pode contribuir para a violência entre torcidas organizadas pois pode favorecer rivalidades extremas.

( ) O que pode ser feito para reduzir a violência entre torcidas organizadas é permitir e incentivar o consumo livre de álcool nos estádios.

( ) Jogadas honestas e com espírito esportivo favorecem a briga entre torcidas organizadas pois gera controvérsias e descontentamento.

AutorJordana Ferreira
FormaçãoEducação Física
Componentes CurricularesEducação Física e Língua Portuguesa
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento(EJAEF0313) Refletir e dialogar sobre as questões de gênero, preconceitos e violência, inclusão/exclusão presentes nos esportes.
(EJALP0347) Analisar os aspectos composicionais dos gêneros relacionados aos campos da Vida Cotidiana.
ReferênciasBRASIL. Dispõe sobre o Estatuto de Defesa do Torcedor e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.671.htm. Acessado em: 15/07/2022.
CAVALCANTI, Everton Albuquerque; SOUZA, Juliano de; CAPRARO, André Mandes. O fenômeno das torcidas organizadas de futebol no Brasil–elementos teóricos e bibliográficos. ALESDE, Curitiba, v. 3, n. 1, p. 39-51, 2013.
SENADO FEDERAL, Especial Cidadania. Brasil dá resposta insuficiente à violência de torcidas. Disponível em: https://www12.senado.leg.br/noticias/especiais/especial-cidadania/brasil-daresposta-insuficiente-a-violencia-de-torcidas. Acessado em: 17/07/2022.