You are currently viewing Língua Portuguesa – Sinais de Pontuação em diferentes tipos de texto

Língua Portuguesa – Sinais de Pontuação em diferentes tipos de texto

Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa é destinada aos estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais.

Imagem disponível em: https://www.canva.com/design/DAF-7medgKQ/C-DPp6WxUzNgNjQ5-OZtUg/edit?utm_content=DAF-7medgKQ&utm_campaign=designshare&utm_medium=link2&utm_source=sharebutton > Acesso em 27/06/2024.

SINAIS DE PONTUAÇÃO EM DIFERENTES TIPOS DE TEXTO

Estudamos anteriormente o gênero textual “Recado”. Podemos perceber que para a escrita de um recado ou qualquer outro tipo de texto é necessário fazer uso de sinais de pontuação.

Os sinais de pontuação nos auxiliam na compreensão adequada do texto. Cada um desses sinais tem um papel essencial na construção de um texto claro e bem estruturado. 

O uso correto da pontuação permite que o leitor compreenda melhor as nuances e a intenção por trás das palavras do autor. Além disso, uma boa pontuação ajuda a evitar ambiguidades e equívocos na interpretação do texto.

Imagem disponível em: https://www.canva.com/p/templates/EAF-15JAGb0-punctuation-marks-flashcards-in-blue-red-and-green-cartoon-style/ >  Acesso em 20, jun. 2024.

Questão 1

Os sinais de pontuação são importantes porque

(A) deixam o texto desorganizado e confuso. 

(B) ajudam a organizar as ideias no texto. 

(C) ajudam o texto a ficar menos claro. 

(D) servem para deixar o texto bonito.

Questão 2

Um texto bem pontuado

(A) cansa o leitor rapidamente. 

(B) ajuda a transmitir emoções e sentimentos. 

(C) fica sem sentido, desorganizado e incoerente. 

(D) é difícil de entender, pois é muito objetivo.

Questão 3

Observe o recado abaixo e marque a opção que mostra os sinais de pontuação que aparecem nele:

(A) Ponto de interrogação, ponto de exclamação e vírgula.

(B) Ponto de exclamação, travessão e dois pontos.

(C) Vírgula, dois pontos, ponto final e ponto de exclamação.

(D) Ponto de exclamação, ponto final e ponto de exclamação.

Imagem disponível em: https://www.canva.com/design/DAGIst3pXck/vCu-AdU0J-_aKfG3RMH-9Q/edit?utm_content=DAGIst3pXck&utm_campaign=designshare&utm_medium=link2&utm_source=sharebutton >Acesso em 27/06/2024.

Questão 4

O que pode acontecer se não usarmos os sinais de pontuação corretamente em uma história ou recado?

Questão 5

Agora é a sua vez de praticar e escrever frases usando os sinais de pontuação abaixo:

Imagem disponível em: https://www.canva.com/p/templates/EAF-15JAGb0-punctuation-marks-flashcards-in-blue-red-and-green-cartoon-style/ >  Acesso em 20, jun. 2024.

Hora de aprender brincando!

Imagem disponível em: https://www.canva.com/design/DAGIst3pXck/vCu-AdU0J-_aKfG3RMH-9Q/edit?utm_content=DAGIst3pXck&utm_campaign=designshare&utm_medium=link2&utm_source=sharebutton > Acesso em 27/06/2024.

Disponível em: https://wordwall.net/pt/resource/3606212 > Acesso em 27/06/2024.

Autoria:Andrielly Campos
Formação:Letras: Português / Inglês e Pedagogia
Componente Curricular:Língua Portuguesa
Habilidades:(EF02LP09) Usar adequadamente ponto final, ponto de interrogação e ponto de exclamação(Matriz de habilidades essenciais para o Ensino Fundamental Anos Iniciais  – 3° Ano – 2024/ 2º bimestre)
(EF15LP06) Reler e revisar o texto produzido com a ajuda do professor e a colaboração dos colegas, para corrigi-lo e aprimorá-lo, fazendo cortes, acréscimos, reformulações, correções de ortografia e pontuação (Matriz de habilidades essenciais para o Ensino Fundamental Anos Iniciais  – 3° Ano – 2024/ 2º bimestre)
(EF35LP07) Utilizar, ao produzir um texto, conhecimentos linguísticos e gramaticais, tais como ortografia, regras básicas de concordância nominal e verbal, pontuação (ponto final, ponto de exclamação, ponto de interrogação, vírgulas em enumerações) e pontuação do discurso direto, quando for o caso. (Matriz de habilidades essenciais para o Ensino Fundamental Anos Iniciais  – 3° Ano – 2024/ 2º bimestre)
(EF03LP07) Identificar a função na leitura e usar na escrita ponto final, ponto de interrogação, ponto de exclamação e, em diálogos (discurso direto), dois-pontos e travessão. 
Referências: GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume II. Ensino Fundamental Anos Finais. CONSED; UNDIME, 2018. 433 p. Disponível em <https://sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais&gt&gt;> Acesso em 29/04/2024.

GOIÁS. Matriz de habilidades essenciais para o Ensino Fundamental – Língua Portuguesa, 2º bimestre. SME- SUPPED, 2024. 17 p. 

CARPANEDA, Isabella Pessôa de Melo. A conquista (livro eletrônico): língua portuguesa: 3º ano: ensino fundamental: anos iniciais / Isabella Pessôa de Melo Carpaneda. – 1. ed. – São Paulo: FTD. 2021.

DIANA, Daniela. Sinais de Pontuação. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/sinais-de-pontuacao/. Acesso em: 21 jun. 2024.