You are currently viewing Sustentabilidade em Conexão – Áreas verdes: a prática de trekking e a conservação ambiental

Sustentabilidade em Conexão – Áreas verdes: a prática de trekking e a conservação ambiental

O Conexão Escola — “Sustentabilidade em Conexão” é um quadro educativo que aborda temáticas relacionadas ao meio ambiente, e visa sensibilizar, incentivar e auxiliar as unidades educacionais no desenvolvimento de posturas e hábitos com responsabilidade socioambiental, devidamente alinhados aos documentos norteadores em vigência.

ÁREAS VERDES: A PRÁTICA DE TREKKING E A CONSERVAÇÃO AMBIENTAL

No episódio do quadro Sustentabilidade em conexão aborda o tema: “A Prática de Trekking e a conservação ambiental”, onde destaca a conexão entre a prática corporal de aventura na natureza, o “trekking” e a conservação ambiental, apontando os benefícios tanto para a saúde humana em vários aspectos (físicos e mentais), quanto para o meio ambiente. Para ilustrar o programa, tivemos uma entrevista com a coordenadora do projeto “Caminhantes do Cerrado”, a trilheira Rosemar Faria de Oliveira, que apresenta por meio de sua experiência com trilheira, informações e orientações preciosas sobre a importância dessas práticas, ações proativas e cuidados, bem como a promoção da conscientização com a adoção de comportamentos e atitudes responsáveis e conservacionistas para a proteção do ambiente natural, colaborando positivamente para a supressão dos impactos negativos sobre os ecossistemas.

Competência geralCOMPETÊNCIA 8
Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.
HabilidadesCIÊNCIAS DA NATUREZA
(EF09CI12-B/C) Identificar os diferentes tipos de áreas verdes (parques urbanos, unidades de conservação etc.), justificando a importância destas para a preservação da biodiversidade, dos ecossistemas, como patrimônio nacional e para as populações humanas e atividades relacionadas.

EDUCAÇÃO FÍSICA
(GO-EF09EF19) Praticar diferentes práticas corporais de aventura urbana e na natureza, valorizando a própria segurança e integridade física, bem como as dos demais e respeitando o patrimônio natural e minimizando os impactos da degradação ambiental.
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimentoEDUCAÇÃO FÍSICA
(EJAEF0435) Relacionar as práticas corporais de aventura com as questões ambientais, de saúde e lazer.