Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa é destinada aos estudantes do 4º Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
PRONOMES E SINÔNIMOS COMO MECANISMO DE SUBSTITUIÇÃO
Ao escrever algumas ações são imprescindíveis, dentre elas a adequação do vocabulário, o zelo ortográfico e conhecer os recursos de coesão textual, dentre eles ressaltamos o uso de pronomes e sinônimos que são vistos como mecanismos fundamentais na construção de um texto. Vamos explorar como os pronomes e os sinônimos funcionam:
Os pronomes
Os pronomes são palavras que substituem os substantivos para evitar sua repetição contínua. Eles evitam a ambiguidade e promovem clareza ao texto. Eles são divididos em várias categorias:
1.Pronomes pessoais
Em boa parte dos casos apresentam a função de sujeito: eu, tu, ele, nós, vós, eles. Exemplo: “Maria foi ao mercado. Ela comprou frutas.”
2.Pronomes possessivos
Reconhecidos por indicar propriedade ou posse: meu, teu, seu, nosso, vosso, seu. Exemplo: “Este é o meu livro. Onde está o seu?”
3.Pronomes demonstrativos
Considerados como indicativos para apontar algo ou alguém: este, esse, aquele, esta, essa, aquela. Exemplo: “Gostei deste quadro. Aquele também é bonito.”
4.Pronomes relativos
Em grande maioria dos casos estabelecem uma relação: que, quem, onde, cujo. Exemplo: “O livro que você me emprestou é ótimo.”
5.Pronomes indefinidos
Especialmente usados para casos de imprecisão: algum, nenhum, todo, muito, pouco, certo, vários, alguém, ninguém. Exemplo: “Alguém deixou uma mensagem para você.”
6.Pronomes interrogativos
Colocados como caráter de indagação: quem, que, qual, quanto. Exemplo: “Quem chegou agora?”
Os sinônimos
Os sinônimos são palavras que têm significados semelhantes e podem substituir outras para evitar repetições e enriquecer o texto. O uso de sinônimos deve ser cuidadoso, pois nem sempre deve-se levar em conta o contexto frasal.
Exemplos de uso de sinônimos:
Frase original – “O aluno estava feliz. O aluno tinha tirado uma nota alta.”
Frase com sinônimo – “O aluno estava feliz. O estudante tinha tirado uma nota alta.”
Frase original – “Ela comprou um carro. O carro é novo.”
Frase com sinônimo – “Ela comprou um carro. O veículo é novo.”
Frase original – “Ângela precisa de remédio. Na farmácia ela descobriu que o remédio estava em falta.”
Frase com sinônimo – “Ângela precisa de remédio. Na farmácia ela descobriu que o medicamento estava em falta.”
A prática constante ajuda a identificar as melhores substituições e a aplicar esses mecanismos de forma natural. É importante lembrar que a repetição constante de palavras ou frases pode tornar um texto monótono e cansativo, com a utilização correta dos pronomes e dos sinônimos, o autor pode variar a linguagem e tornar a leitura mais agradável.
RESPONDA AS QUESTÕES
QUESTÃO 1
Substitua os substantivos sublinhados pelos pronomes apropriados.
a) Maria foi ao mercado. Maria comprou frutas frescas.
b) O carro de João está quebrado. João vai levá-lo ao mecânico.
c) Os alunos estudaram muito para a prova. Os alunos esperam obter boas notas.
d) Pedro e Ana viajaram para a praia. Pedro e Ana aproveitaram muito a viagem.
e) O livro está na mesa. O livro é muito interessante.
e) A reunião foi pouco produtiva. A reunião acabou cedo.
QUESTÃO 2
Reescreva as frases substituindo as palavras sublinhadas por sinônimos.
a) A cidade estava cheia de turistas.
b) O trabalho foi muito difícil.
c) Ela usava um vestido bonito.
d) O carro novo é muito rápido.
e) Ele estava cansado depois do exercício.
f) Estava com medo das avaliações.
QUESTÃO 3
Complete as frases usando pronomes relativos (que, quem, cujo, onde).
a) O livro _____ você me deu é muito interessante.
b) A casa _____ moro é muito antiga.
c) A pessoa _____ ganharmos a competição foi muito simpática.
d) A cidade _____ nasci é muito bonita.
e) O professor _____ nos ensinou matemática era muito paciente.
f) A estudante ______viajou para Anápolis foi promovida.
QUESTÃO 4
Eles evitam a ambiguidade e promovem clareza ao texto, pois os pronomes substituem os
(A) artigos.
(B) advérbios.
(C) verbos.
(D) substantivos.
QUESTÃO 5
O uso de pronomes e sinônimos que são vistos como mecanismos fundamentais
(A) na reescrita de palavras.
(B) na elaboração de textos.
(C) na produção de poemas.
(D) na conjugação de verbos.
Autoria: | Regina Cácia |
Formação: | Letras – Língua Portuguesa |
Componente Curricular: | Língua Portuguesa |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento: | (EJALP0424) Reconhecer as relações de sentido estabelecidas pelos conectores lógico-sequenciais |
Referências: | KOCH, Ingedore Grunfeld Villaça. ELIAS, Vanda Maria. Ler e compreender os sentidos do texto. São Paulo, Contexto: 2012. MARCUSCHI, Luis Antonio. Fenômenos da Linguagem, reflexões semânticas e Discursivas. Rio de Janeiro: Lucerna, 2007. TRAVAGLIA, Luis Carlos. Gramática e interação: uma proposta para o ensino de gramática. 11 ed. São Paulo: Cortez, 2006. |