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Arte/Artes Visuais – Gravura: Técnicas e Processos de Criação

Esta proposta de atividade de ARTE/ARTES VISUAIS é destinada aos estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental.

Gravura: Técnicas e Processos de Criação

Definição de Gravura

A gravura é uma forma de expressão artística que utiliza diferentes técnicas que permitem a reprodução de imagens em série. Envolve a incisão ou gravação de um desenho em uma superfície rígida chamada matriz, que pode ser de madeira, metal, pedra ou outros materiais.

Disponível em https://www.flickr.com/photos/ivandelcosta/3121146355/ Acesso em 25, jun. 2024.

A imagem gravada na matriz é coberta com tinta e, em seguida, transferida para papel ou outro suporte por meio de pressão, criando múltiplas cópias da mesma imagem.

Disponível em DOURADO, Patrícia Helena Castelo Branco; DE SOUSA, Larissa Nobre; DA SILVA BRAGA, Moema Mesquita. Xilogravura: método de impressão ou expressão cultural? In: Anais do XVII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste. 2015. p. 1-13.

A gravura tem sido usada tanto para fins artísticos quanto para a ilustração de livros e documentos.

Tipos de Gravuras

Existem vários tipos de gravuras, cada um com técnicas e materiais específicos. Os principais tipos incluem:

Xilogravura: Utiliza a madeira como matriz. A imagem é esculpida em relevo na superfície de um bloco de madeira, e a parte não esculpida é entintada e impressa.

Disponível em https://pixabay.com/pt/illustrations/xilogravura-americano-auto-retrato-1178947/ Acesso em 25, jun. 2024.

Calcografia (ou Gravura em Metal): Inclui técnicas como a ponta-seca, a água-forte e a água-tinta. A matriz é uma placa de metal onde o desenho é feito por incisões ou por processos químicos.

Disponível em ALVAREZ, Fernando Gómez. gravura. Vitória: UFES, 2017.

Litografia: Usa uma pedra calcária ou uma placa de metal tratada para criar a imagem. Para essa técnica é importante compreender que água e óleo não se misturam.

Disponível em ALVAREZ, Fernando Gómez. gravura. Vitória: UFES, 2017.

Serigrafia: Conhecida também como silk-screen, utiliza uma tela de seda ou outro material com áreas bloqueadas para criar a imagem. A tinta é forçada através da tela para imprimir no suporte.

Disponível em ALVAREZ, Fernando Gómez. gravura. Vitória: UFES, 2017.

Como se Faz uma Gravura

O processo de criação de uma gravura varia conforme o tipo, mas geralmente envolve os seguintes passos:

Preparação da Matriz: Escolha do material (madeira, metal, pedra, tela) e preparação da superfície.

Criação do Desenho: O artista cria o desenho diretamente na matriz usando ferramentas de corte, ácidos ou outros métodos conforme a técnica escolhida.

Disponível em MAGALHÃES, Gabriela Gomes. Ateliê 8: um curta documentário sobre xilogravura. 2022. Acesso em 25, jun. 2024.

Aplicação da Tinta: A matriz gravada é coberta com tinta. Na xilogravura e calcografia, a tinta é aplicada na superfície ou nas incisões. Na litografia e serigrafia, a aplicação é feita de acordo com o tratamento da superfície.

Disponível em https://www.flickr.com/photos/acaojovem/14742007634/in/photolist-osGDgq-vkXkZf-5rmzxm-b26MKt-2o3C5so-b23HgH-v4UmJb-vmPHVt-b23xtk-b26Xyg-LsqcvN-2kHNbrc-vkXkgG-2kGA5Eq-79MkjP-uptzdb-2nQxUyz-vmtMaD-vkXjkJ-atokQK-v4Ut5q-uptCj1-2b7HzS9-2jXC1pW-6aDiMf-6AtVvb-atoiHX-b27q4M-2nQyZpP-7AF7od-2krNK2K-2kHN5iF-dcJgMa-2jfssFj-6af7qy-6ft8jU-2jM6Bj1-2kpU6hm-MC6oR9-b27gdB-sm2oa3-2jzYiaa-27uHKnU-2jJKbxv-2p8znRJ-28vNvkE-71emhY-icHZMW-2jAekBd-b2774g Acesso em 25, jun. 2024.

Impressão: A matriz entintada é pressionada contra o papel ou outro suporte para transferir a imagem. Isso pode ser feito manualmente ou com o uso de uma prensa.

Disponível em MAGALHÃES, Gabriela Gomes. Ateliê 8: um curta documentário sobre xilogravura. 2022. Acesso em 25, jun. 2024.

Secagem e Acabamento: A impressão é deixada para secar e pode passar por processos adicionais de acabamento.

Disponível em ALVAREZ, Fernando Gómez. gravura. Vitória: UFES, 2017.

Numeração da gravura

A numeração das tiragens da gravura é essencial para identificar e autenticar cada impressão, definindo a quantidade limitada de cópias e conferindo valor à obra. Feita à mão pelo artista ou assistente, a numeração segue o formato “número da cópia / total de cópias”, como por exemplo “1/50”.

Disponível em JESUS, Claudia Oliveira et al. A Construção do imaginário na obra de J. Borges: um estudo sobre a xilogravura no contexto sociocultural de Bezerros-PE. 2023. Acesso em 25, jun. 2024.

Além das cópias numeradas, existem Provas de Artista (A.P.), destinadas ao próprio artista ou promoções, numeradas separadamente. Cada cópia é assinada, datada e, muitas vezes, acompanha um certificado de autenticidade. Essa numeração correta aumenta a originalidade e valor da gravura no mercado de arte.


QUESTÃO 1

A gravura é uma forma de expressão artística definida como uma

(A) técnica de pintura em óleo que permite a criação de imagens exclusivas para impressão no tecido.

(B) forma de expressão artística que envolve a gravação de um desenho em uma superfície rígida para reprodução em série.

(C) técnica de escultura em mármore que permite a criação de cópias idênticas de uma obra de arte.

(D) técnica de fotografia que utiliza filmes de alto contraste e impressas em papel fotográfico.

QUESTÃO 2

No processo de criação de uma gravura, a etapa em que a matriz entintada é pressionada contra o papel ou outro suporte para transferir a imagem é a

(A) preparação da matriz.

(B) criação do desenho.

(C) aplicação da tinta.

(D) impressão do desenho.

QUESTÃO 3

Na xilogravura, qual é o material utilizado como matriz?

QUESTÃO 4

Como geralmente é feita a numeração das tiragens de uma gravura?


AutoriaVeruska Bettiol
FormaçãoArtes Visuais
Componente CurricularArte/Artes Visuais
Habilidade(GO-EF08AR04-C) Reconhecer e explorar suportes, ferramentas, materiais, técnicas tradicionais e alternativas, como componentes fundamentais para a composição da produção artística, valorizar o processo de criação e ampliar o seu repertório estético e visual.
Referências COSTELLA, Antônio. Introdução à Gravura e História da Xilogravura. Campos do Jordão: Mantiqueira, 1984.
FERREIRA, Heloisa Pires. TÁVORA, Maria Luiza Luz. (org). A Gravura Brasileira Hoje. Depoimentos. Rio de Janeiro: SESC/ARRJ, 1995.
MARTINS, ltajahy. Gravura Arte e Técnica. São Paulo: Laserprint/Fundação Nestlé de Cultura, 1987.