Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 6ª ANO do Ensino fundamental – Anos finais.
CONCEITO
O Jiu-Jitsu Brasileiro também conhecido como BJJ (Brazilian jiu-jitsu) é uma arte marcial e esporte de combate focado em técnicas de luta no chão, submissão e controle do oponente.
ORIGEM
Ao chegar no Brasil, no século XX, Mestre Mitsuyo Maeda, um judoca japonês, demonstrou e ensinou técnicas de luta que incluíam elementos do Jiu-Jitsu e do Judô, concebendo em solo brasileiro, uma nova arte marcial e esporte de combate.
Em 1917, Maeda conheceu Gastão Gracie, que se tornou um patrocinador e facilitador para a disseminação do Jiu-Jitsu no Brasil.
PIONEIROS – FAMÍLIA GRACE
Carlos Gracie, filho de Gastão, foi um dos primeiros alunos de Maeda.
Carlos aprendeu e adaptou as técnicas de Maeda, ensinando-as a seus irmãos, incluindo Hélio Gracie.
Hélio Gracie, em particular, modificou as técnicas para compensar sua constituição física menor, criando um estilo de luta mais focado em alavancas e eficiência.
DESENVOLVIMENTO E POPULARIZAÇÃO
Os irmãos Gracie começaram a desafiar e derrotar praticantes de outras artes marciais e lutadores em lutas públicas, demonstrando a eficácia do BJJ.
Eles abriram academias e começaram a ensinar o que agora é conhecido como Gracie Jiu-Jitsu.
COMPETIÇÃO E DIFUSÃO INTERNACIONAL
O BJJ ganhou notoriedade internacional nos anos 1990, com a criação do Ultimate Fighting Championship (UFC) nos EUA.
Royce Gracie, um membro da família Gracie, competiu e venceu vários torneios do UFC, provando a eficácia do BJJ em combates de vale-tudo.
Isso levou a uma explosão de interesse e ao estabelecimento de academias de BJJ em todo o mundo.
ORGANIZAÇÕES E TORNEIOS
O BJJ se organizou em federações e associações, como a International Brazilian Jiu-Jitsu Federation (IBJJF), que organiza campeonatos mundiais e outras competições importantes.
Hoje, o BJJ é praticado globalmente, com uma comunidade vibrante de praticantes e competidores.
IMPORTÂNCIA E INFLUÊNCIA
O Jiu-Jitsu Brasileiro não só se estabeleceu como uma arte marcial independente e eficaz, mas também influenciou outras modalidades de combate e a prática de artes marciais mistas (MMA).
Seu enfoque em técnicas de luta no chão e submissão trouxe uma nova dimensão ao treinamento e às competições de combate, mudando para sempre o panorama das artes marciais.
QUESTÃO 01
O Jiu-Jitsu Brasileiro, frequentemente referido como BJJ (Brazilian Jiu-Jitsu), é uma arte marcial e modalidade esportiva de combate caracterizada por
(A) golpes em pé com socos e chutes.
(B) técnicas de chão com submissão.
(C) combinação de dança e acrobacias.
(D) defesa pessoal com ou sem armas.
QUESTÃO 02
O BJJ começou a ganhar reconhecimento e notoriedade na década de 1980. O patrocinador e facilitador responsável pela a disseminação do Jiu-Jitsu no Brasil foi
(A) Mitsuyo Maeda.
(B) Carlos Gracie.
(C) Gastão Gracie.
(D) Hélio Gracie.
QUESTÃO 03
Responda:
Quais foram as principais modificações feitas por Hélio Gracie nas técnicas do Jiu-Jitsu brasileiro?
QUESTÃO 04
Responda:
Como as vitórias dos Gracie em competições e desafios públicos ajudaram a popularizar o Jiu-Jitsu Brasileiro?
Autoria | Elaine Faria de Oliveira. |
Formação | Licenciatura em Educação física. |
Componente Curricular | Educação Física |
Habilidade | (EF67EF14) Experimentar e fruir diferentes lutas do Brasil, valorizando a própria segurança e integridade física, bem como as dos demais. |
Referências | DC-GO Ampliado – Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, 2017. FTD sistema de ensino: educação física – ensino fundamental: anos finais 6º ano – 1.ed. – São Paulo: FTD, 2020. Práticas corporais: educação física: 6º ao 9º anos: manual do professor/ Suraya Cristina Darido. et AL 1 ed. – São Paulo:: Moderna, 2018. Se liga na educação física: 6º ano: manual do professor.- São Paulo: Moderna, 2022. Campos, Luiz Antônio Silva, 1956 – Metodologia do ensino das lutas na educação física escolar / Luiz Antônio Silva Campos. – 1.ed.- Várzea paulista, SP:Fontoura,2014. |