Esta atividade de Língua Portuguesa tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental.
A língua portuguesa possui quatro formas diferentes de escrever “porque”, cada uma com uma função específica. Vamos analisar cada uma delas com exemplos.
1. Por que (separado e sem acento)
Usado no início ou no meio de frases interrogativas e quando pode ser substituído por “por qual razão” ou “por qual motivo”.
Exemplos:
Por que você não veio à festa ontem?
Não sei por que ele fez isso.
Gostaria de entender por que ela está tão triste.
2. Por quê (separado e com acento)
Utilizado no final de frases interrogativas, antes de uma pausa ou pontuação, mantendo o sentido de “por qual razão” ou “por qual motivo”.
Exemplos:
Ele não terminou o trabalho, sabe por quê?
Estava triste ontem, sabe por quê?
3. Porque (junto e sem acento)
Usado em respostas, explicações ou causas, podendo ser substituído por “pois”, “uma vez que” ou “já que”.
Exemplos:
Não fui à festa porque estava chovendo.
Ela está feliz porque conseguiu um novo emprego.
Não pude vir antes porque o trânsito estava horrível.
4. Porquê (junto e com acento)
Usado como substantivo, sempre precedido de artigo, pronome, adjetivo ou numeral. Significa “o motivo” ou “a razão”.
Exemplos:
O porquê de sua ausência não foi explicado.
Não entendo o porquê de tanto barulho.
Os porquês daquela decisão ainda são desconhecidos.
Responda às questões a seguir.
Leia o texto a seguir para responder às questões 1 e 2.
— O menino – disse o assoalho. — Aposto que vai sair de meias e escorregar em mim.
— E, se tropeçar, eu é que vou segurar ele – falou a mesa.
— Ele deve estar feliz ___________ o dia está lindo – disse a janela.
— Ou talvez porque hoje é o primeiro dia de férias – disse a folhinha na parede.
— Acho que ele está feliz por outro motivo – disse a caneta.
— Eu também – disse o bloco de papel.
[…]
CARRASCOZA, João Anzanello. Coisas de menino. In:_______. Vendedor de sustos. São Paulo: FTD, 2014, p. 12 e 13.
QUESTÃO 1
No fragmento do conto de João Anzanello Carrascoza, a palavra que preenche adequadamente a lacuna é
(A) porque.
(B) porquê.
(C) por quê.
(D) por que.
QUESTÃO 2
Uma outra forma de escrever adequadamente o trecho “— Acho que ele está feliz por outro motivo – disse a caneta” é
(A) “A caneta achava que sabia o por quê dele estar feliz.”
(B) “A caneta achava que sabia o porquê dele estar feliz.”
(C) “A caneta achava que sabia o porque dele estar feliz.”
(D) “A caneta achava que sabia o por que dele estar feliz.”
QUESTÃO 3
Preencha as lacunas com a grafia adequada: por que, por quê, porque ou porquê.
A) ______________ você não atende minhas ligações?
B) Fabiana, você estava chateada ontem ____________?
C) Carol não foi para a escola ____________ estava com febre.
D) Não entendo o ___________ de tanta conversa na hora de fazer a lição.
QUESTÃO 4
Reflita sobre a importância do ensino dos “porquês” na escola. Como essa parte da gramática contribui para a formação de bons escritores e comunicadores?
Autoria: | Marlon Santos |
Formação: | Letras – Português |
Componente curricular: | Língua Portuguesa |
Habilidades estruturantes: | (EF67LP32) Escrever palavras com correção ortográfica, obedecendo às convenções da língua escrita. |
Referências: | Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: <https://cee.go.gov.br> Acesso em: 01, set. 2023 GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender Sempre. 6° ao 9º ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa; 2° Bimestre; Goiânia, 2024. Imagem 1:Criada no site <https://www.bing.com> para fins didáticos. Acesso em: 12, abr. 2024 |