ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE MATEMÁTICA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 1º PERÍODO (1ª / 2ª SÉRIES) DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA.
OS NÚMEROS – CONTANDO COLEÇÕES
CONTAR É ESSENCIAL NO DIA A DIA. ESTAMOS SEMPRE CONTANDO ALGUMA COISA: CONTAMOS A IDADE, CONTAMOS NOSSOS PERTENCES, CONTAMOS OS ALIMENTOS, OS INGREDIENTES DE UMA RECEITA, CONTAMOS OS DIAS, AS HORAS, A PRODUÇÃO DE UMA FÁBRICA, ENTRE OUTRAS COISAS.
UMA MANEIRA FÁCIL DE CONTAR É JUNTANDO COISAS QUE SÃO PARECIDAS. É O QUE CHAMAMOS DE COLEÇÃO.
COLEÇÃO É UM GRUPO OU UM CONJUNTO DE ITENS COM CARACTERÍSTICAS COMUNS.
VEJA SÓ ESSE EXEMPLO. DONA JÚLIA COMPROU ALGUNS PRODUTOS NO MERCADO. OLHE A IMAGEM.
QUANTAS FRUTAS E QUANTOS LEGUMES DONA JÚLIA COMPROU?
AGRUPANDO OS ITENS, TEREMOS UMA NOÇÃO DOS TIPOS DE PRODUTOS E A QUANTIDADE COMPRADA POR DONA JÚLIA.
AGORA, VEJA OUTRA IMAGEM. QUANTOS ITENS DE SEGURANÇA VOCÊ VÊ?
FONTE: ITENS DE SEGURANÇA INDIVIDUAL – PRODUZIDA NO CANVA.COM
OS ITENS DE SEGURANÇA NA IMAGEM NÃO SÃO IGUAIS E ESTÃO MISTURADOS. PODEMOS CONTAR UM POR UM, MAS SE OS ORGANIZARMOS EM GRUPOS, OU COLEÇÕES, A CONTAGEM FICA MAIS FÁCIL.
CONTAR É UMA HABILIDADE QUE PRECISAMOS DESENVOLVER. EXISTEM ESTRATÉGIAS DIFERENTES PARA CONTAGEM. SABER CONTAR AJUDA NA ORGANIZAÇÃO, PLANEJAMENTO, NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS.
BOM ESTUDO!
QUESTÃO 1
MARTA COMPROU ÁGUA MINERAL NO SUPERMERCADO QUE ESTÃO NA IMAGEM ABAIXO.
AGORA RESPONDA:
A) QUANTAS GARRAFAS DE ÁGUA MINERAL MARTA COMPROU?
B) SE CADA GARRAFA CONTÉM 2 LITROS DE ÁGUA, QUANTOS LITROS DE ÁGUA MARTA COMPROU NO TOTAL?
QUESTÃO 2
NA IMAGEM ABAIXO ENCONTRAMOS ALGUMAS FRUTAS E LEGUMES. OBSERVE!
O TOTAL DE FRUTAS É
(A) 9.
(B) 7.
(C) 5.
(D) 3.
QUESTÃO 3
SENHOR JÚLIO CRIA GALINHAS NO QUINTAL DE CASA. TODA SEMANA, SENHOR JÚLIO COLHE OS OVOS PRODUZIDOS. ESTA SEMANA, OS OVOS COLETADOS ENCHERAM UMA CARTELA COMO ESTA DA IMAGEM A SEGUIR.
QUANTOS OVOS O SENHOR JÚLIO COLETOU?
(A) 18.
(B) 24.
(C) 30.
(D) 36.
QUESTÃO 4
O POEMA ABAIXO FOI CRIADO POR UMA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL. LEIA!
VOLTAR A ESTUDAR UM DIA EU VOLTEI, PARA A ESCOLA FUI. DEPOIS DE TANTOS ANOS, MEU SONHO RESSURGIU. APRENDER É ALEGRIA, LER E ESCREVER TAMBÉM. NA SALA DE AULA, EU SOU UM ALUNO, UM ALGUÉM. O TEMPO PASSOU DEPRESSA, MAS A VONTADE FICOU. AGORA ESTOU AQUI, E MEU FUTURO COMEÇOU. CADA LETRA QUE EU APRENDO, CADA PALAVRA QUE EU SEI, É UM PASSO A MAIS NA VIDA, UM PRESENTE QUE GANHEI. (POEMA CRIADO PELO CHAT GPT - https://chatgpt.com/c/86d7aa12-1ff6-4398-96c2-d5fd21351f0d, 21/06/24)
POEMA É UM TIPO DE TEXTO QUE É FORMADO POR VERSOS E ESTROFES. PODE TER RIMAS TAMBÉM. CADA LINHA DE TEXTO É UM VERSO. A ESTROFE É UM CONJUNTO DE VERSOS, COMO UM BLOCO OU PARÁGRAFO.
A) QUANTOS VERSOS TEM O POEMA ACIMA?
B) QUANTAS ESTROFES TEM NO POEMA ACIMA?
C) REFLITA SOBRE O QUE DIZ O POEMA “VOLTAR A ESTUDAR”. AGORA, COMPARTILHE COM A TURMA O SEU SENTIMENTO SOBRE VOLTAR A ESTUDAR.
AUTORIA | CRISTIANE SOARES DE SOUZA, LICENCIATURA EM MATEMÁTICA. |
COMPONENTES CURRICULARES | MATEMÁTICA E LÍNGUA PORTUGUESA |
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO | (EJAMA0102) Quantificar elementos de uma coleção: estimativas, contagem um a um, pareamento ou outros agrupamentos e comparação, em situações que envolvem esses procedimentos. (EJALP0133) Compreender a tipologia textual os tipos e a estrutura organizacional, sua função e circulação. |
REFERÊNCIAS | GARCIA, Jacqueline. Alfabetização Matemática, 2º ano. 3º edição. São Paulo. Escala Educacional, 2011 (Coleção conhecer e crescer). PASSOS, Marinez Meneghello. É bom aprender: Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia e Artes. Educação de Jovens e Adultos. Volume 1, 1ª edição. São Paulo, FTD, 2009. |