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FONTE: CONTAR - CANVA.COM

MATEMÁTICA – CONTANDO COLEÇÕES

ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE MATEMÁTICA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 1º PERÍODO (1ª / 2ª SÉRIES) DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA.


OS NÚMEROS – CONTANDO COLEÇÕES

CONTAR É ESSENCIAL NO DIA A DIA. ESTAMOS SEMPRE CONTANDO ALGUMA COISA: CONTAMOS A IDADE, CONTAMOS NOSSOS PERTENCES, CONTAMOS OS ALIMENTOS, OS INGREDIENTES DE UMA RECEITA, CONTAMOS OS DIAS, AS HORAS, A PRODUÇÃO DE UMA FÁBRICA, ENTRE OUTRAS COISAS. 

UMA MANEIRA FÁCIL DE CONTAR É JUNTANDO COISAS QUE SÃO PARECIDAS. É O QUE CHAMAMOS DE COLEÇÃO. 

COLEÇÃO É UM GRUPO OU UM CONJUNTO DE ITENS COM CARACTERÍSTICAS COMUNS.

VEJA SÓ ESSE EXEMPLO. DONA JÚLIA COMPROU ALGUNS PRODUTOS NO MERCADO. OLHE A IMAGEM. 

FONTE: COMPRAS NO MERCADO – PRODUZIDO NO CANVA.COM

QUANTAS FRUTAS E QUANTOS LEGUMES DONA JÚLIA COMPROU?

AGRUPANDO OS ITENS, TEREMOS UMA NOÇÃO DOS TIPOS DE PRODUTOS E A QUANTIDADE COMPRADA POR DONA JÚLIA.

FONTE: COMPRAS NO MERCADO 2 – PRODUZIDO NO CANVA.COM

AGORA, VEJA OUTRA IMAGEM. QUANTOS ITENS DE SEGURANÇA VOCÊ VÊ?

FONTE:  ITENS DE SEGURANÇA INDIVIDUAL – PRODUZIDA NO CANVA.COM 

OS ITENS DE SEGURANÇA NA IMAGEM NÃO SÃO IGUAIS E ESTÃO MISTURADOS. PODEMOS CONTAR UM POR UM, MAS SE OS ORGANIZARMOS EM GRUPOS, OU COLEÇÕES, A CONTAGEM FICA MAIS FÁCIL. 

FONTE: ITENS DE SEGURANÇA INDIVIDUAL PARA CONTAR – PRODUZIDA NO CANVA.COM

CONTAR É UMA HABILIDADE QUE PRECISAMOS DESENVOLVER. EXISTEM ESTRATÉGIAS DIFERENTES PARA CONTAGEM. SABER CONTAR AJUDA NA ORGANIZAÇÃO, PLANEJAMENTO, NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS. 

BOM ESTUDO!

QUESTÃO 1

MARTA COMPROU ÁGUA MINERAL NO SUPERMERCADO QUE ESTÃO NA IMAGEM ABAIXO.

FONTE: ACERVO PRÓPRIO – PRODUZIDO NO CANVA.COM

AGORA RESPONDA:

A) QUANTAS GARRAFAS DE ÁGUA MINERAL MARTA COMPROU?

B) SE CADA GARRAFA CONTÉM 2 LITROS DE ÁGUA, QUANTOS LITROS DE ÁGUA MARTA COMPROU NO TOTAL?

QUESTÃO 2

NA IMAGEM ABAIXO ENCONTRAMOS ALGUMAS FRUTAS E LEGUMES. OBSERVE!

FONTE: LEGUMES E FRUTAS – PRODUZIDO NO CANVA.COM

O TOTAL DE FRUTAS É

(A) 9. 

(B) 7.

(C) 5. 

(D) 3.

QUESTÃO 3

SENHOR JÚLIO CRIA GALINHAS NO QUINTAL DE CASA. TODA SEMANA, SENHOR JÚLIO COLHE OS OVOS PRODUZIDOS. ESTA SEMANA, OS OVOS COLETADOS ENCHERAM UMA CARTELA COMO ESTA DA IMAGEM A SEGUIR.

FONTE: CANVA.COM

QUANTOS OVOS O SENHOR JÚLIO COLETOU?

(A) 18.

(B) 24.

(C) 30.

(D) 36.

QUESTÃO 4

O POEMA ABAIXO FOI CRIADO POR UMA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL. LEIA!

VOLTAR A ESTUDAR
UM DIA EU VOLTEI, 
PARA A ESCOLA FUI. 
DEPOIS DE TANTOS ANOS, 
MEU SONHO RESSURGIU.

APRENDER É ALEGRIA, 
LER E ESCREVER TAMBÉM. 
NA SALA DE AULA, 
EU SOU UM ALUNO, UM ALGUÉM.

O TEMPO PASSOU DEPRESSA, 
MAS A VONTADE FICOU. 
AGORA ESTOU AQUI, 
E MEU FUTURO COMEÇOU.

CADA LETRA QUE EU APRENDO, 
CADA PALAVRA QUE EU SEI, 
É UM PASSO A MAIS NA VIDA, 
UM PRESENTE QUE GANHEI.

(POEMA CRIADO PELO CHAT GPT - https://chatgpt.com/c/86d7aa12-1ff6-4398-96c2-d5fd21351f0d, 21/06/24)

POEMA É UM TIPO DE TEXTO QUE É FORMADO POR VERSOS E ESTROFES. PODE TER RIMAS TAMBÉM. CADA LINHA DE TEXTO É UM VERSO. A ESTROFE É UM CONJUNTO DE VERSOS, COMO UM BLOCO OU PARÁGRAFO.

A) QUANTOS VERSOS TEM O POEMA ACIMA?

B) QUANTAS ESTROFES TEM NO POEMA ACIMA?

C) REFLITA SOBRE O QUE DIZ O POEMA “VOLTAR A ESTUDAR”. AGORA, COMPARTILHE COM A TURMA O SEU SENTIMENTO SOBRE VOLTAR A ESTUDAR.

AUTORIACRISTIANE SOARES DE SOUZA, LICENCIATURA EM MATEMÁTICA.
COMPONENTES CURRICULARESMATEMÁTICA E LÍNGUA PORTUGUESA
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO (EJAMA0102) Quantificar elementos de uma coleção: estimativas, contagem um a um, pareamento ou outros agrupamentos e comparação, em situações que envolvem esses procedimentos.
(EJALP0133) Compreender a tipologia textual os tipos e a estrutura organizacional, sua função e circulação.
REFERÊNCIASGARCIA, Jacqueline. Alfabetização Matemática, 2º ano. 3º edição. São Paulo. Escala Educacional, 2011 (Coleção conhecer e crescer). 

PASSOS, Marinez Meneghello. É bom aprender: Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia e Artes. Educação de Jovens e Adultos. Volume 1, 1ª edição. São Paulo, FTD, 2009.